Eritroblastose fetal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Doença hemolítica do recém-nascido que se caracteriza por presença de eritroblastos no sangue, icterícia intensa, destruição das hemácias (anemia hemolítica) e outras conseqüências que dependem do grau de destruição das hemácias. A eritroblastose fetal ocorre apenas num tipo de situação: mãe Rh-, filho Rh+. Na placenta ocorrem trocas de passagem de hemácias do embrião Rh+ para a mãe Rh-. Isto tem como consequência a produção de anticorpos anti-Rh+, cujo feto não nasce afetado pela doença. Numa segunda gravidez, se o feto for Rh+, os anticorpos anti-Rh+ da mãe passam para ele, onde, atingindo uma certa concentração, destróem as suas hemácias. 

Especialistas em eritroblastose fetal

Encontre um especialista em Eritroblastose Fetal na sua cidade:
Thays Clarindo

Thays Clarindo

Ginecologista

Rio de Janeiro

Alexandre Lobel

Alexandre Lobel

Ginecologista

São Paulo

Flávia do Vale

Flávia do Vale

Ginecologista

Niterói

Márcio do Nascimento Ribeiro

Márcio do Nascimento Ribeiro

Ginecologista

Teresina

Perguntas sobre Eritroblastose fetal

Nossos especialistas responderam a 95 perguntas sobre Eritroblastose fetal

A eritroblastose está relacionada ao fator RH negativo da mãe com o RH positivo do filho. A melhor forma de prevenção é uso de Rhogan. Caso a mãe já seja sensibilizada deve-se ter um cuidado…
1 respostas

Você precisa urgente procurar um hematologista. Se vc é RH+ e vc tomou transfusão de sangue,tipo Rh+ , você não poderia ter criado anticorpos contra as suas hemáceas. Pode ser que vc tenha uma…
2 respostas

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A "vacina", Matergam ou imunoglobulina anti-D deve ser feita se a…
1 respostas

Quais profissionais tratam Eritroblastose fetal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.