Doença hemolítica do recém-nascido que se caracteriza por presença de eritroblastos no sangue, icterícia intensa, destruição das hemácias (anemia hemolítica) e outras conseqüências que dependem do grau de destruição das hemácias. A eritroblastose fetal ocorre apenas num tipo de situação: mãe Rh-, filho Rh+. Na placenta ocorrem trocas de passagem de hemácias do embrião Rh+ para a mãe Rh-. Isto tem como consequência a produção de anticorpos anti-Rh+, cujo feto não nasce afetado pela doença. Numa segunda gravidez, se o feto for Rh+, os anticorpos anti-Rh+ da mãe passam para ele, onde, atingindo uma certa concentração, destróem as suas hemácias. 

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Suzana Mayume Massuda Araujo
Generalista
Recanto Das Emas
O tipo sanguíneo é determinado pela combinação de genes da mãe e do pai. Sendo que os tipos A e B são dominantes, ou seja, basta um dos genes para que o filho expresse a proteína que caracterize…

Dra. Hellen Branquinho
Pediatra, Hematologista pediátrico
Brasília
Ola. Recomendo repetirem o exame. Informe ao local os resultados já previamente encontrados e eles farão com outra técnica pra definir o resultado. Pode ter tido algum equívoco de interpretação…

Bom dia; se o pai e a mãe for O ; o filho também será O

Dra. Nathalia Correia Krause Santos
Geneticista, Pediatra
Rio de Janeiro
Mas a imuniglobulina não é de aplicação em posto de saúde. Se os partos foram hospitalares , na própria maternidade é aplicado após constatar que o RH do bebe é positivo e a mãe Rh negativo.…

Dra. Fernanda Valeriano Zamora
Médico de família, Médico clínico geral, Cardiologista
Belo Horizonte
Olá,
O sangue tipo O é recessivo, logo você necessariamente tem que ser heterozigotica para A, ou seja, você é portadora do sangue tipo A e tem um alelo O, logo você é AO.
Como o…

Pouquíssimo provável. Incompatibilidade ABO tende a ser bem mais leve do que a de Rh. Crianças nascem prematuras por vários motivos, provavelmente foi outra coisa no seu caso.

nenhum... se seus filhos tbm sao negativos nao tem risco nenhum. mas procure um obstetra, pois existem exames que podemos avalair a incompatibilidade rh.

É pouco provável mas não é impossível. Existem condições que mascaram o verdadeiro tipo sanguíneo (pode ser que vocês não sejam O de verdade) e por esse motivo sempre frisamos que tipagem sanguínea…

É pouco provável mas não é impossível. Existem condições que mascaram o verdadeiro tipo sanguíneo (pode ser que vocês não sejam O de verdade) e por esse motivo sempre frisamos que tipagem sanguínea…

É extremamente improvável, mas ainda requer confirmação. Existem condições que mascaram o verdadeiro tipo sanguíneo e por esse motivo sempre frisamos que tipagem sanguínea NÃO confirma ou descarta…