O que é gota?

Gota é uma doença reumática devido à deposição de ácido úrico nas articulações. É caracterizada por inchaço das articulações com dor severa. A pele da região é vermelha e muito sensível ao toque.

É mais comum em homens que em mulheres. Prevalece entre as idades de 40 e 60. É uma doença conhecida desde os tempos antigos e também era conhecida como a doença da riqueza, porque ela está associada com obesidade e inatividade física.

Qual é a causa da gota?

Esta doença é causada por níveis elevados de ácido úrico no sangue e sua subseqüente deposição nas articulações. O ácido úrico é um resíduo que normalmente é expelido na urina. Deve-se notar que nem todas as pessoas com ácido úrico elevado no sangue vai ter ataques de gota.

Como a doença é?

Existem duas formas conhecidas de gota:

Gota primária

É o mais comum, ocorrendo porque o corpo produz mais ácido úrico ou porque é eliminado um pequeno número. Pode ser herdado.

Gota secundária

É devido a outras doenças ou consumo de certas drogas que diminuem a sua remoção pelos rins (diuréticos, salicilatos, incluindo a aspirina).

Quais são os sinais e sintomas?

O período inicial é caracterizado por níveis elevados de ácido úrico ou hiperuricemia assintomática. Mais frequentemente do que nas pessoas que sofrem não de gota.

A primeira articulação do dedo do pé é geralmente a mais afetada e é chamado de "gota". É caracterizada por dor intensa, inchaço e vermelhidão com o calor. O ataque agudo geralmente dura uma semana sem tratamento. O ataque pode ser isolado, mas em geral há recurso.

Nem sempre a inflamação do dedo do pé é devido a um ataque de gota.

SE esta doença não for tratada a tempo, o ácido úrico pode ser depositado também na pele em depósitos na forma de "tofos" nódulos que são freqüentemente encontrados nas orelhas e nos cotovelos. Às vezes, eles podem romper e ir para fora um material esbranquiçado que é ácido úrico. Também pode ser depositada nos rins e formar pedras nos rins.

Quais são os fatores de risco?

Ataques de Gota estão relacionados a fatores como:

  • O consumo de álcool. É muito importante saber que um dos fatores mais prejudiciais é o consumo de cerveja, incluindo cerveja sem álcool.
  • Obesidade
  • A história familiar da doença
  • Alimentos que têm um alto teor de proteína ou purinas (porque eles quebram em ácido úrico), como carnes, carne de caça, sardinha e do marisco.
  • Diabetes
  • Grande cirurgia ou trauma importante
  • Renal
  • Doenças de pele como psoríase.

Dicas importantes para evitar a gota

  • Evitar o consumo de álcool
  • Perder peso
  • Beber líquidos em abundância. É aconselhável beber 3 litros de água por dia para ajudar a lavar o ácido úrico na urina e impedir a formação de pedras nos rins. Os ataques de gota e cólica renal são freqüentes no verão, devido à perda de água através do suor, por isso aumente a ingestão de líquidos durante os períodos quentes.
  • Evite alimentos ricos em proteínas e purinas.

Como o médico faz o diagnóstico de gota?

  • O diagnóstico geralmente é feito pela observação dos sintomas.
  • A análise dos níveis de ácido úrico no sangue tende a ajudar, e radiografias das articulações afectadas.
  • A confirmação é feita com a observação microscópica de cristais de ácido úrico no conteúdo líquido da articulação.

Evolução

A maioria das pessoas sofrem recaídas. O segundo ataque pode ocorrer após vários anos e, posteriormente, vão se tornando mais freqüentes, duram mais e afetam mais as articulações.

A doença não tratada pode estar associada com pedras nos rins e cólica renal, assim como a hipertensão renal. O tratamento dos sintomas iniciais geralmente controla a doença.

Como é tratada?

Na ausência de gota ou ácido úrico nos rins pedras, hiperuricemia é assintomática e não requer tratamento.

Tratamento para a gota pode ser dividida nos seguintes pontos:

O controle da crise aguda

Eles usam não-esteróides anti-inflamatórios (exceto salicilatos, incluindo a aspirina), que são muito eficazes na remoção da dor e inflamação. Colchicina também comumente usado, o que também reduz o número e a intensidade dos ataques.

Controle dos níveis elevados de ácido úrico

As drogas usadas são alopurinol e medicamentos que ajudam a eliminar o ácido úrico na urina (uricosúricos). Estes tratamentos são geralmente mais longos, às vezes para a vida, como com hipertensão ou diabetes.

É importante perceber que você deve mudar a dieta, perder peso, beber muito líquido e evitar álcool.

Prognóstico

A grande maioria das pessoas com gota e hiperuricemia não sofrem não precisam tomar qualquer medicamento para tratá-la. No entanto, devemos lembrar que com o tratamento adequado a doença é curável.

Finalmente, devemos lembrar que o objetivo do tratamento é controlar a crise aguda e prevenir a cronicidade da doença e suas complicações.

Associações espanholas

  • Espanhol Reumatologia League (Lire)
  • Sociedade Espanhola de Reumatologia (SER)

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Cassia Lira Cavalcanti
Nutricionista
Recife
Abacate e goiaba são frutas permissíveis para quem tem Gota. Como já foi citado acima, existem alguns alimentos que devem ser evitados, pois elevam o ácido úrico do sangue. Quem sofre com essa…

Dra. Larissa Vieira
Nutricionista, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
A Gota ocorre quando o excesso de ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamação das articulações. Os principais alimentos a serem evitados, são em especial as carnes e os feijões. Porém,…

Dr. Jairo Maia
Cardiologista, Médico clínico geral
Santo André, SP
Deve-se evitar peixes de uma maneira geral. Principalmente peixes de água gelada: bacalhau, manjuba, arenque, salmão, sardinha, agulhinha.
Outros alimentos a se evitar: mariscos, lentilhas,…

Dr. Gustavo Trindade de Queiroz
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Isso é esperado no quadro clínico de gota pela deposição cristais ácido úrico nas articulações. Marque consulta com seu cardiologista, reumatologista para melhor avaliação do seu quadro clínico…

Dra. Karina Dubeux
Reumatologista
Jaboatão Dos Guararapes
Com certeza precisa procurar um Reumatologista e iniciar medicação para crises mas principalmente para prevenção de crises . Orientação nutricional adequada também é importante.

Prof. Ricardo Azêdo de Luca Montes
Médico clínico geral, Reumatologista
Rio de Janeiro
O alopurinol não deve ser iniciado durante as crises e nem usado em concomitância com substâncias inibidoras da mesma via de atuação.

Discuta a estratégia terapêutica cuidadosamente…

Dra. Viviane Batlle
Reumatologista
Belo Horizonte
qualquer medicação pode interferir no controle do RNI. A melhor conduta neste caso é ter o acompanhamento próximo do seu médico para lhe orientar em caso de crise. Lembro que pacientes anti-coagulados…

Dr. Dorio Elman
Reumatologista
São Paulo
Olá
Se o seu nódulo for um TOFO Gotoso, poderá haver uma regressão com o tratamento clínico da doença de base (Gota). Concordo que caso haja necessidade de
cirurgia, talvez o Ortopedista…

Dra. Karina Dubeux
Reumatologista
Jaboatão Dos Guararapes
Seu Reumatologista orientará medicamentos para crises de gota , para prevenção de crise e para diminuição do ácido úrico nos devidos momentos . Além de orientar uma dieta pobre em ácido úrico.…

Dr. Hugo Rossoni
Reumatologista
Palmas
Olá.
Pode sim meu amigo. A gota em seu início geralmente acomete apenas uma articulação, em crises, porém, se o tratamento for irregular ou ineficaz a doença pode se tornar pouco mais destrutiva…