O luto pode gerar ansiedade, especialmente quando a perda abala a sensação de segurança, continuidade ou sentido da vida. Pensamentos acelerados, medo do futuro, insônia e sensação de aperto…
O luto pode sim ser um gatilho para transtornos de ansiedade — e isso não significa fraqueza ou exagero.
Quando perdemos alguém que amamos, nosso mundo muda. A dor da ausência, a quebra…
Olá, tudo bem?
Durante o luto, é importante não ignorar ou reprimir o que se sente. Tentar “ser forte o tempo todo”, se isolar completamente ou apressar o processo pode aumentar o sofrimento.…
Sim, o luto é um processo, não ocorre de maneira linear, a maneira de lidar/passar por ele pode varias de pessoa para pessoa. O tipo de relacionamento e a qualidade do vínculo estabelecido influenciarão…
Muitas vezes o silêncio é o melhor conforto,um abraço e está ali presente com uma esculta sem julgamentos e evitar frases e perguntas que invalidem o sentimento daquela pessoa.
Olá! Como vai? Certamente é possível superar o luto. O luto é faz parte da vida e ele se dá por inúmeros motivos: a perda de uma pessoa querida, a demissão de um trabalho, o término de um relacionamento…
Olá!
A vivência a respeito do luto é algo subjetivo, entretanto, a perda de alguém ou de alguma coisa pode ser extremanente dificil em muitos casos. Os sinais possíveis para isso podem…
Oi, talvez neuroplasticidade não seja o conceito que você estar buscando. Mas há uma relação entre a integração de várias regiões do cérebro responsáveis pela dor, emoções, memorias e regulação.
A neuroplasticidade ocorre quando o cérebro cria novas configurações, que te permitem pensar e agir de modo novo, para se organizar e se adaptar diante de uma experiência. Do ponto de vista psicanalítico,…
Assim como ocorre em qualquer outra abordagem, inicialmente a melhor estratégia é a escuta ativa, o acolhimento da dor desse paciente.
Em seguida é importante psicoeducar sobre as fases…