O que é o desmaio ou síncope?

Desmaios podem ser causados ??por vários fatores relacionados ao coração, à pressão arterial, circulação sangüínea e à respiração de uma pessoa. O tipo de desmaio é descrito nesta página é o mais comum e pode ocorrer a qualquer momento, até mesmo em pessoas saudáveis.

O que provoca desmaio ou síncope?

Síncope pode ser causada por estresse, ansiedade e dor.

Por exemplo, pode acontecer de visitar um médico para um exame de sangue ou estar numa sala muito quente e lotado. O desmaio ocorre frequentemente em relação a um estresse físico e mental, especialmente se a pessoa não se sente bem desde o início.

Síncope pode ocorrer de repente e inesperadamente. Muitas vezes, tudo fica escuro, a pessoa fica pálida, começa a suar frio e fica tonto. Pode acontecer em pé, sentado ou mesmo se você levantar muito rápido.

E se alguém se sente tonto?

Normalmente, quando uma pessoa se sente fraca avise às pessoas ao redor. Se você conhece alguém que vai desmaiar ou suspeita de que isso vai acontecer, temos de ajudar a pessoa a deitar-se, de preferência com a cabeça para baixo e as pernas levantadas acima do nível do mesmo. Isso ajuda a manter o sangue fluindo para o cérebro.

Se você perder a consciência, muitas vezes, completamente estará recuperado em poucos minutos, mas pode continuar a sentir fraqueza nos braços e pernas. Se uma pessoa tenta se levantar muito rápido, pode sentir tonturas e até desmaiar mais uma vez.

Se uma pessoa se sente fraca e não pode fazer a posição de morcego, deve sentar-se e colocar sua cabeça entre os joelhos. Alguém deve segurar sua mão atrás da cabeça e puxe para baixo. Ao mesmo tempo, a pessoa que se sente fraca deve empurrar a cabeça para cima. Esta manobra faz com que o fluxo sanguíneo aumente no cérebro e reduza os sintomas e o risco de desmaio.

Como evitar o desmaio?

Pessoas que facilmente ficam fracas devem prestar atenção para desencadear situações que ocorrem em desmaio. Se uma pessoa pensa que vai desmaiar, deve informar aqueles que estão perto para se prepararem para o que pode acontecer.

Desmaios geralmente são curtos. Se uma pessoa está inconsciente por mais de um ou dois minutos sem nenhum sinal de recobrar a consciência, pode ser necessário o uso de procedimentos de primeiros socorros.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá!
Você merece uma investigação, pois pode ser portador de alguma comorbidade que induza estes sintomas, como doenças gastrointestinais ou hipoglicemia reativa.

Olá! Boa tarde!
Essa é uma clássica reação vaso vagal a dor, que pode provocar queda de pressão, palidez, sudorese, e perda de consciência em alguns casos. Isso não é grave, e geralmente…

Olá, seria interessante agendar uma consulta com o especialista para averiguar melhor os seus sintomas com exame fisico e exames complementares! Abraços!

Pela sua história você tem tido episódios de perda de consciência transitórios, que a depender do tempo e outras características pode ser síncope/desmaio de origem cardiológica ou não. De inicio…

São necessários muito mais dados clínicos sobre você e sobre o ocorrido para melhor orientação. Busque a avaliação de um cardiologista de confiança, preferencialmente um arritmologista se disponível…

Dependente a localização do seu aneurisma, pode ter relação sim. Acho interessante agendar uma avaliação neurológica para melhor esclarecimento destes sintomas.

"Tive um sonho no qual meus braços e lábios ficavam dormentes. Logo após, eu desmaiei"
"Quando acordei..."
Quando acordou de verdade? Ou, quando acordou do desmaio…

Não é possível fazermos um diagnóstico apartir do seu relato. Você precisa procurar o seu médico, para receber um acolhimento adequado ao seu caso. Pelo histórico de uso de anticonvulsivantes…

Bom dia,

Somente com esses sintomas que informou é difícil o diagnóstico de alguma doença.
O correto é que você procure um médico para que mais seja explorado sendo possível…