Síncope - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é o desmaio ou síncope?

Desmaios podem ser causados ??por vários fatores relacionados ao coração, à pressão arterial, circulação sangüínea e à respiração de uma pessoa. O tipo de desmaio é descrito nesta página é o mais comum e pode ocorrer a qualquer momento, até mesmo em pessoas saudáveis.

O que provoca desmaio ou síncope?

Síncope pode ser causada por estresse, ansiedade e dor.

Por exemplo, pode acontecer de visitar um médico para um exame de sangue ou estar numa sala muito quente e lotado. O desmaio ocorre frequentemente em relação a um estresse físico e mental, especialmente se a pessoa não se sente bem desde o início.

Síncope pode ocorrer de repente e inesperadamente. Muitas vezes, tudo fica escuro, a pessoa fica pálida, começa a suar frio e fica tonto. Pode acontecer em pé, sentado ou mesmo se você levantar muito rápido.

E se alguém se sente tonto?

Normalmente, quando uma pessoa se sente fraca avise às pessoas ao redor. Se você conhece alguém que vai desmaiar ou suspeita de que isso vai acontecer, temos de ajudar a pessoa a deitar-se, de preferência com a cabeça para baixo e as pernas levantadas acima do nível do mesmo. Isso ajuda a manter o sangue fluindo para o cérebro.

Se você perder a consciência, muitas vezes, completamente estará recuperado em poucos minutos, mas pode continuar a sentir fraqueza nos braços e pernas. Se uma pessoa tenta se levantar muito rápido, pode sentir tonturas e até desmaiar mais uma vez.

Se uma pessoa se sente fraca e não pode fazer a posição de morcego, deve sentar-se e colocar sua cabeça entre os joelhos. Alguém deve segurar sua mão atrás da cabeça e puxe para baixo. Ao mesmo tempo, a pessoa que se sente fraca deve empurrar a cabeça para cima. Esta manobra faz com que o fluxo sanguíneo aumente no cérebro e reduza os sintomas e o risco de desmaio.

Como evitar o desmaio?

Pessoas que facilmente ficam fracas devem prestar atenção para desencadear situações que ocorrem em desmaio. Se uma pessoa pensa que vai desmaiar, deve informar aqueles que estão perto para se prepararem para o que pode acontecer.

Desmaios geralmente são curtos. Se uma pessoa está inconsciente por mais de um ou dois minutos sem nenhum sinal de recobrar a consciência, pode ser necessário o uso de procedimentos de primeiros socorros.

Especialistas em síncope

Encontre um especialista em Síncope na sua cidade:
Jobelena Stumpf Soares Cuquejo

Jobelena Stumpf Soares Cuquejo

Especialista em administração em saúde, Enfermeiro

Adriano Brandão

Adriano Brandão

Médico de família

Londrina

Agendar uma visita
Odimea Araujo Costa Reis Demes

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Médico de família

Samambaia

Francisco Bernardo Evangelista

Francisco Bernardo Evangelista

Médico de família

Serrita

Perguntas sobre Síncope

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Síncope

Dra. Laura Alice Boaventura Lima
Dra. Laura Alice Boaventura Lima
Médico clínico geral, Generalista
Belo Horizonte
Bom dia,

Somente com esses sintomas que informou é difícil o diagnóstico de alguma doença.
O correto é que você procure um médico para que mais seja explorado sendo possível…
1 respostas

 José Umbelino de Morais
José Umbelino de Morais
Médico clínico geral
Uberlândia
Isso é normal, precisa saber se você toma algum remédio.
1 respostas

Entao...
Esses sintomas nao costumam acontecer em pacientes com problemas do coração.
Essa parte dos sonhos precisa ser compartilhado com um psicologo ou psiquiatra.
2 respostas

Especialistas falam sobre Síncope

A síncope é o nome dado para descrever uma perda transitória da consciência, popularmente conhecida como desmaio. Além de ser um evento muito comum, pode estar relacionada a muitas causas e algumas vezes exige uma investigação ampla e detalhada através de uma série de exames e avaliações especializadas. As arritmias cardíacas são uma das principais causas de síncopes e devem ser investigadas quando outras causas mais comuns são afastadas ou quando o paciente apresenta algum problema cardíaco que predispõe ao desencadeamento desse tipo de sintoma.

Acácio Fernandes Cardoso

Cardiologista

São Paulo


Síncope ou Desmaio é uma condição frequente na população geral. Apesar de existirem várias causas benignas para este fenômeno, a avaliação por um profissional especialista é imperiosa afim de afastar doenças graves potencialmente geradoras de morte súbita.

Vinícius Gago

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita

Síncope ou desmaio é uma apresentação clínica que precisa de investigação cardiovascular por ser uma manifestação grave de diversas doenças que podem levar à óbito (taquiarritmias, bradiarritmias, doenças valvares, coronariopatia, cardiomiopatia hipertrófica, dentre outras). Mas não se assuste, na grande maioria das vezes é benigna. Procure um cardiologista para que ele faça esta avaliação.

Diogo Da Luz

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Quais profissionais tratam Síncope?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.