O que é?

A síndrome da apneia do sono é também chamada de apneia noturna ou síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). Trata-se da obstrução parcial ou total das vias respiratórias durante o sono. O paciente para de respirar por dez segundos ou mais. Estudos mostram que mais de 10% das pessoas com idade igual ou superior a 65 apresentam a SAOS. Crianças também podem apresentar a doença. No caso infantil, é considerado um episódio de apneia quando a respiração é interrompida por três segundos ou mais.

Qual é a causa?

A apneia ocorre pelo fechamento das vias aéreas superiores. Isso pode ocorrer por uma série de fatores. O envelhecimento é o mais comum uma vez que as paredes da faringe vão perdendo sua elasticidade com o passar dos anos. A obstrução nasal pode ser ainda causada pelo aumento do volume das secreções, desvio do septo nasal, rinites, sinusites, pólipos nasais, hiperplasia das amígdalas e adenoides, ganho de massa gordurosa no pescoço e alterações nas vias aéreas superiores. São considerados fatores de risco: pescoço naturalmente mais grosso ou curto, obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de remédios para dormir, dormir de costas, comer demais antes de dormir, refluxo e hábito de fumar.

Quais os sintomas?

O ronco é o sintoma mais comum. Ele funciona como sinal de alerta para uma investigação mais profunda da condição. Os pacientes costumam acordar com a sensação de sufocamento. Refluxo esofágico, boca seca, espasmo da laringe, aumento do número de idas ao banheiro para urinar, irritabilidade, depressão, redução da libido, impotência sexual e cefaleia matinal são outros sintomas apresentados.

Como fazer o diagnóstico?

O número de episódios de parada respiratória noturna é que determina o diagnóstico. Pessoas com mais de cinco episódios desse tipo são consideradas portadoras da síndrome da apneia do sono. Para se chegar a esse diagnóstico há a possibilidade de se utilizar de um exame chamado polissonografia. O paciente passa a noite com eletrodos ligados ao corpo que emite informações para um computador. Cada parada respiratória é registrada fornecendo dados importantes para o médico. A técnica alternativa é uma entrevista com a pessoa que dorme junto com o portador da apneia do sono.

Qual o tratamento?

Nos casos mais simples de ronco e apneia, a simples mudança de posição na hora de dormir pode ser suficiente. Um aparelho chamado retrator de língua também pode ser usado para ajudar a manter a boca fechada. Em casos mais graves, até a cirurgia pode ser recomendada.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Tiago Felipe Vasconcelos Gonçalves
Otorrino, Médico do sono
Belo Horizonte
A congestão nasal pode sim causar apneia do sono, mas geralmente ela é um agravante, e não a causa principal. Um exame físico cuidadoso pode revelar outros locais que estejam contribuindo com…

Dr. Marco Verlangieri
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
São Paulo
Olá
Algumas perguntas importantes:
Qual é a idade do seu filho?
Qual foi, extremamente, a cirugia proposta para ele?
Normalmente os resultados são satisfatórios, mas depende…

Dr. Heli Samuel Pinto Souza
Pneumologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá Rosineia,
Temos sim que pensar que pode ser SAHOS (Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono).

Para uma melhor avaliação, existem alguns outros critérios que avaliamos:…

Dr. Heli Samuel Pinto Souza
Pneumologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá!
Seus sintomas fazem pensar no diagnóstico de Apneia Obstrutiva do Sono, que é uma doença muito comum.

O tratamento dos casos mais graves é feito com aparelho de CPAP.…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado/a paciente-internauta,

Embora o mais comum seja de fato a ocorrência de roncos como um dos principais comemorativos associados à Síndrome da Apnéia/Hipopnéia do Sono, esta…

Dr. Eduardo Bogaz
Otorrino, Médico do sono
São Paulo
Olá, o tratamento do ronco e apneia do sono compreende varias modalidades entre cpap, cirurgias, perda de peso (se for o caso) e também aparelhos intra-orais, dentre outras. Pelo que entendi…

Dr. Eduardo Bogaz
Otorrino, Médico do sono
São Paulo
Devem ser avaliados em conjunto, mas não isoladamente.
Outros parâmetros são importantes no exame como queda saturação de oxigênio e seu tempo, porcentagem das fases do sono, existência…

Dr. Alexandre Cometto
Otorrino
Belo Horizonte
A apneia do sono leve nao e muito preocupante quando consideramos a classificaçao das apneias . O que incomoda muito as mulheres e o ronco . O que seria interessante fazer uma avaliaçao mais…

Os dois sintomas estão muito relacionados. A apnéia costuma ser mais grave, pois, se o número de ocorrências durante uma noite de sono for elevado, ela pode estar associada à uma síndrome de…

Estes sintomas são de Apneia Obstrtdo Sono que pode ser amenizada pelo uso de um dispositivo intra-oral de fácil adaptação. Mas para isto se faz necessário avaliação clínica e dos exames de polissonografia.