A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Apesar de haver estudos associando alterações no esperma em usuários de litio, não se trata de um efeito comprovado (i.e., os achados podem ter tido outras causas e não o lítio).

 Juliana Stávale Cunha
Psicólogo
São Paulo
Não necessariamente... se a pessoa está em um episódio de mania ou hipomania, provavelmente não verá problema no que está fazendo e portanto não sentirá esse arrependimento logo em seguida. Depende…

Dra. Marina Luiza Pimenta
Neurologista
São Paulo
Boa tarde! A lamotrigina é um potente fármaco anti-crises e tem como efeitos colaterais mais comuns a tontura, dor de cabeça, sonolência, náusea e vômito, entretanto tais sintomas ainda são raros…

Parar uma medicação é algo que só deve ser feito por orientação médica e sob supervisão médica. Se não foi seu médico que orientou parar, não pare. Se foi ele que orientou, a pessoa melhor para…

Primeiramente, se houver diagnóstico de um único episódio maníaco que seja, já cabe o rótulo de "transtorno bipolar". Em segundo lugar, se até os 72 anos ela nunca tiver tido (isto…

Alterações do sono são esperadas tanto na fase depressiva quanto na fase de ativação (mania/hipomania) do transtorno bipolar. A diferença é que na fase depressiva é esperado que haja a dificuldade…

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação com os sintomas que sua filha de 9 anos está apresentando após um mês de uso do Aristab (aripiprazol). É sempre angustiante ver nossos filhos enfrentando efeitos colaterais,…

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Sim, o Aristab (aripiprazol) e o Ragione (cloridrato de metilfenidato de liberação prolongada) podem ser tomados no mesmo período do dia, seguindo a orientação de um médico. Geralmente, é recomendado…

Dr. Saint'Clair Augusto Magalhães Borges
Médico do sono, Otorrino
São Paulo
Olá! É preciso compreender se você já estava em uso de lítio, se tomou por conta, se alterou a dose... Situações de estresse e ansiedade atrapalham o sono e isso leva a uma espiral de problemas…