A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Se você se tratar e se conseguir o controle do transtorno, sua vida terá muito poucas diferenças em relação à de pessoas que não tenham este diagnóstico: deve tomar seus remédios, adotar certas…

Não há teste laboratorial que diagnostique o transtorno bipolar. Mas, uma entrevista psiquiátrica bem feita com o(a) paciente e, eventualmente, sua família (caso o/a paciente não saiba dar todas…

O transtorno afetivo bipolar (TAB) se caracteriza pela presença de episódios de mania ou hipomania. A mania, em Psiquiatria, é um quadro de um humor intensamente polarizado, geralmente na forma…

 Maisa Guimarães Andrade
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Querido anônimo ou anônima, o diagnóstico do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é um processo que demanda muita atenção e sensibilidade, pois envolve observar e compreender as intensas oscilações…

 Maisa Guimarães Andrade
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Querido anõnimo ou anônima, a principal diferença entre o transtorno afetivo bipolar e uma oscilação de humor normal está na intensidade, duração e impacto dessas mudanças de humor na vida da…

 Giovanna Ramos
Psicólogo, Psicanalista
Santana de Parnaíba
Sim, é possível identificar sinais precoces do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) em crianças e adolescentes, embora seja desafiador, pois esses sinais podem ser confundidos com outras questões…

Dra. Eloína Alésia Crenite do Rego Barros
Médico clínico geral, Psiquiatra
São Paulo
Olá, o que trouxe para mim foram duas classes de medicamentos, um não dependerá do outro em relação á eficácia.
Sugiro que procure o médico especializado e compreenda melhor o seu caso…

Dr. Heitor Bortoluzzi
Psiquiatra
Maringá
Olá, diagnosticar o Transtorno Afetivo Bipolar é muito importante porque além de devolver qualidade de vida para o paciente, o tratamento evita o processo de envelhecimento cerebral ao longo…

Olá!
O transtorno da dupla personalidade, hoje classificado como transtorno dissociativo de identidade se caracteriza pela presença de duas ou mais identidades distintas ou estados de personalidade.…

As medicações podem trazer algum risco, sim, porém cabe ao psiquiatra pesar os riscos de uma recaída (por não usar suas medicações) em relação aos riscos para o embrião. Há algumas outras questões…