A pessoa com transtorno bipolar é caracterizada por sofrer muitas mudanças de humor e de níveis de atividade. Especificamente, são produzidas oscilações exagerada e periódicas de três estados de espírito: deprimido, eufórico e maníaco (aceleração). Estudos indicam que o transtorno bipolar pode ser congênito pela falta de estabilidade na transmissão dos impulsos nervosos no cérebro. A alteração cerebral alterada traz mais vulnerabilidade quando confrontada com eventos de vida estressantes que desencadeiam episódios maníaco-depressivos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Os estabilizadores de humor, teoricamente, previnem essas fases da bipolaridade, como também a possibilidade de virada eufórica. No entanto, somente o remédio não garante qualidade de vida ao…

Dra. Tatiana Corinaldesi
Psicólogo
Peruíbe
É importante neste caso sempre ter acompanhamento psiquiátrico para esta família, o inicio de uma psicoterapia pode ajudar, seja atendimento familiar ou individual, para melhorar a qualidade…

Dra. Tatiana Corinaldesi
Psicólogo
Peruíbe
Concordo com os profissionais psiquiatras que aqui responderam a pergunta, estão mais preparados para lhe orientar sobre os efeitos de cada medicamento proposto. O inicio de uma psicoterapia…

 Dirk Albrecht Dieter Belau
Psicanalista
São Paulo
Imagino que você pergunta por ser difícil conviver com a pessoa. Com ou sem diagnóstico. Ele muda nada.

Pelo contrário, o diagnóstico pode diminuir a vontade dos familiares entender…

Dr. Douglas Motta Calderoni
Psiquiatra
São Paulo
Não. O carbonato de lítio é um dos melhores estabilizadores de humor e seu uso não está associado a calvice.

 Mariana Marques de Oliveira Moita
Psicólogo
Rio de Janeiro
É preciso avaliar até que ponto são mentiras ou se são delírios. Ele pode acreditar que o que está narrando realmente aconteceu e confrontá-lo gera uma situação delicada pois por mais que você…

 Renata Rebello
Psicólogo
Rio de Janeiro
Não existem dados significativos que determinem uma causa específica. Sabemos que inicia-se no começo da vida adulta e pode estar presente em vários contextos. Podemos considerar fatores genéticos,…

Procure um Psicólogo, o diagnóstico levará em conta o preenchimento de critérios específicos que permitam confirmar a ocorrência deste transtorno e, o mais importante, caso seja confirmado, o…

Dr. Fábio Fonseca
Psiquiatra
Campinas
Não, tanto a bebida alcoolica, quanto energéticos devem ser evitados nessa situação.
O álcool pode interagir com o depakene, pode predispor à intoxicação por lítio, pode potencializar o…

 Cleunice Paez Borges
Psicólogo
São Paulo
Olá, se está se referindo ao Transtorno Bipolar é bem comum que largue o medicamento, isso porque consideram que não precisam, que já estão bem ou por não levar a sério o tratamento. Com certeza…