O que são as varizes?

A veia varicosa é uma veia dilatada permanentemente. Embora possam aparecer em qualquer parte do corpo, geralmente são mais comuns nas extremidades inferiores. As pernas ou coxas têm veias mais ou menos espessas sob a pele, naturalmente apertadas e sinuosas, muitas vezes interligadas. Elas são muito comuns, especialmente em mulheres com 30 anos. Embora geralmente não perigoso, causam desconforto nas pernas e problemas estéticos.

Como você desenvolve as varizes?

O sangue das pernas volta ao coração por veias profundas e superficiais. Veias têm válvulas para impedir o fluxo de sangue para trás para os pés, ajudando a fluir contra a gravidade e para o interior do abdômen. Quando estas válvulas se deterioram por várias razões, o sangue das pernas não flui corretamente no abdômen e dentro das veias. A pressão aumentau, as veias se dilatam e a tensão faz com que apareçam varizes sob a pele das pernas e coxas.

As válvulas das veias dos membros inferiores são prejudicadas por:

  • O envelhecimento
  • Pessoa de pé o dia todo
  • Episódios de trombose venosa profunda ou tromboflebite
  • A dificuldade de retorno do sangue venoso ao coração causado pela gravidez.

Quem está em risco de desenvolver varizes?

  • Pessoas com história familiar de varizes
  • Pessoas que trabalham em pé
  • Mulheres grávidas
  • Pacientes que tenham tido uma trombose venosa nas pernas.

Quais os sintomas das varizes?

  • Cólicas, inchaço e cansaço nas pernas, pés e especialmente no final do dia. Geralmente esses sintomas são piores no calor do verão. Eles também podem piorar à noite na cama, causando ansiedade e inquietação.
  • Aparecimento progressivo de cordões de veias dilatadas, azuis, torcidas e deformadas sob a pele.
  • Eles são mais comuns do lado de dentro da perna e coxa.
  • As pernas vêm a inchar e a pele do tornozelo torna-se muito fina e frágil e marrom (como papelão).
  • Ocasionalmente, uma veia varicosa pode romper nessas áreas de pele fina e causar sangramento muito pesado.
  • Você também pode ulcerar a pele, geralmente no interior dos tornozelos. São úlceras que cicatrizam com dificuldade e requerem atenção médica para prevenir a infecção e progressão.
  • Trombose de  superfície pode ocorrer em coágulo de sangue dentro da veia. A veia é dura e a pele fica vermelha e dolorida. Estes trombose superficial é muito menos grave do que as complicações profundas e sérias embora causem desconforto por 7-15 dias.

Como você previne as varizes?

Para evitar o desenvolvimento de varizes, ou impedir o progresso, recomendamos:

  • Evite passar muito tempo parado.
  • Exercícios para ativar a circulação da perna.
  • Use meia de compressão elástica, especialmente se você trabalha em pé ou durante a gravidez.
  • Evitar a obesidade.

Quando deve tratar varizes?

Varizes não requerem outro tratamento a não ser impedir a progressão através das medidas recomendadas acima. Necessitam de cuidados e tratamento, nos seguintes horários:

  • Dor intensa
  • Tromboflebite de repetição
  • Ulcerações
  • Ruptura de varizes e sangramento
  • O desconforto estético

Como cuidar das varizes?

A variedade de medicação por via oral com um efeito muito leve no alívio dos sintomas (peso e cansaço nas pernas). Eles fazem as varizes desaparecem.

Veias varicosas muito pequena (vasinhos) pode desaparecer pela injeção de substâncias esclerosantes neles (esclerose de varizes).

Se as varizes são grossas ou há quaisquer complicações como ulceração ou trombose repetidamente, a melhor solução é a cirurgia.

O que é a cirurgia para varizes?

É necessário remover dilatações varicosas e  veias superficiais doentes dos membros inferiores. Geralmente remove a veia safena (que vai do tornozelo até a virilha), e através de pequenas incisões, as outras veias dilatadas que possam existir. Anestesia geralmente é regional (peridural ou raquidiana). Regime pode ser realizado em cirurgia de ambulatório ou internamento de curta duração (24-48 horas).

A extremidade inferior deve permanecer com um curativo compressivo elástico até que os pontos são retirados no dia 10/07. Durante este tempo você pode andar, mas você deve evitar em pé por longos períodos.

Qual é o resultado da cirurgia?

A dilatação de varizes e os sintomas geralmente parecem melhorar, mas às vezes ainda há algum grau de peso e cansaço. A perna mostra pequenas cicatrizes onde uma veia varicosa é removido. As complicações são raras. Pode desenvolver hematomas na virilha ou na perna, o que se resolve espontaneamente. Raramente há sintomas pela anestesia das regiões da pele ou sensação de formigamento, especialmente no tornozelo. Metade dos pacientes tem a necessidade de compressão elástica durante os dois meses após a intervenção, e é aconselhável usá-la continuamente.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Felipe Skupien
Angiologista, Cirurgião vascular
Ponta Grossa
Existem várias alterações da cor da pele que podem ser notadas após a cirurgia.
Algumas são secundárias a hematoma ou leve sangramento da própria cirurgia e normalmente desaparecem;

Prof. Alexandre Campos Moraes Amato
Cirurgião vascular
São Paulo
Existem 2 causas principais, as varizes primarias, tambem chamadas de essenciais, que tem um aspecto hereditário; e as varizes secundárias, que ocorrem devido a alguma outra doença, como uma…

Prof. João Francisco Junior
Angiologista
São Paulo
A mancha provocada pela melanina (explicada acima) pode ser parcialmente prevenida, evitando-se a exposição ao sol nos dias seguintes ao da escleroterapia. Se não puder evitar, use filtros solares…

Dr. Felipe Coelho Neto
Angiologista, Cirurgião vascular
Londrina
A prevenção do surgimento de varizes consiste em exercícios físicos regulares, controle do peso corporal, evitar longos períodos sentada ou em pé e a utilização das meias elásticas para as pessoas…

Dr. Felipe Coelho Neto
Angiologista, Cirurgião vascular
Londrina
Como descrito, são tratamentos com propósitos distintos. A utilização de espuma tem conquistado um espaço valioso quando há alguma restrição à realização da cirurgia, como por exemplo um risco…

Dr. Rodrigo Macedo
Angiologista, Cirurgião vascular
Curitiba
Não existe técnica não invasiva, apenas menos invasivas como a Espuma de polidocanol e endolaser e radiofrequencia. Mas existem indicações precisas para cada caso de acordo com o paciente e seus…

Dr. Luis Carlos Rodrigues
Angiologista, Cirurgião vascular, Cirurgião geral
São Carlos
Em primeiro lugar é preciso saber a origem de sua dor nas pernas, consulte seu médico e descubra qual o melhor tratamento.

Prof. Alexandre Campos Moraes Amato
Cirurgião vascular
São Paulo
A glicose não costuma ser agressiva. Sugiro acompanhar com o médico que realizou o precedimento (foi médico não foi?) e questionar outras possibilidades terapeuticas, como o laser e a microcirurgia.…

Dr. Almar de Assumpcao Bastos
Angiologista, Cirurgião vascular
Rio de Janeiro
Exatamente como respondido acima .O gelo é usado para processos inflamatorios agudizados .Para disturbios venosos recomendamos o uso de venotonicos ,meias elasticas e atividade fisica aerobia.

Dr. Felipe Coelho Neto
Angiologista, Cirurgião vascular
Londrina
Após a sessão de escleroterapia é recomendado evitar esforços físicos vigorosos e a exposição solar. Não há impedimento para se realizar as atividades habituais, como dirigir, trabalhar e as…