Dr. Francisco de Lucca Junior

Neurocirurgião mais

Belo Horizonte 1 endereço

Número de registro: 24929 MG/RQE15469

37 opiniões

Experiência

"Oferecer o melhor em tratamento minimamente invasivo endovascular  e o melhor em diagnóstico por imagem para uma extensa gama de doenças envolvendo o cérebro, cabeça, pescoço, coluna e medula espinhal."
  • Reconhecimento pela performance e engajamento na Doctoralia, tornando a experiência em saúde mais humana.

Experiência em:

  • Cirurgia vascular cerebral de emergência
  • Neurorradiologia intervencionista
  • Neurocirurgia endovascular

Planos de saúde aceitos

Os planos de saúde são aceitos, mas a cobertura varia de acordo com o local e o serviço. Confirme durante a etapa de agendamento!

Consultório

Ampliar o mapa abre num novo separador
Hospital Socor

Rua dos Tupis, 1612, Barro Preto, Belo Horizonte 30190-062

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Serviços e preços

  • Consulta neurocirurgia


  • Primeira consulta neurocirurgia


  • Angioplastia com colocação de stent nas artérias carótidas e vertebrais


  • Embolizacao De Aferentes Malformacoes Vasculares Aneurismas


  • Embolizacao De Aneurismas Cerebrais Com Espirais Destacaveis


Artigos

Malformações Arteriovenosas

As malformações arteriovenosas são anormalidades das artérias e veias nas quais existe um enovelado anormal de vasos com comunicações diretas entre artérias e veias. Elas podem acorrer em diversas localizações no cérebro e medula. A maioria é congênita, o que significa que os pacientes nasceram com essa alteração. Os sintomas relacionados podem variar: desde dores de cabeça e crises convulsivas até coma secundário ao sangramento da malformação. Esses vasos anormais podem ser bloqueados por diferentes materiais injetados através dos cateteres dentro dos vasos da malfomação arteriovenosa. Outros tratamentos podem ser associados como a ressecção cirúrgica e a radiocirurgia (radioterapia).


Aneurisma cerebral

Aneurismas são dilatações das paredes dos vasos que podem romper se não forem tratados. Um rompimento de aneurisma pode ser fatal ou levar a várias sequelas neurológicas. Uma grande variedade de opções de tratamento estão disponíveis: micromolas de platina, micromolas de platina com gel, diversores de fluxo, etc... A definição da técnica utilizada varia com o tamanho e localização do aneurisma. Algumas vezes balões e stents são utilizados para manter as micromolas no lugar, para que elas não mudem de posição e saiam de dentro do aneurisma.


Estenose Das Carótidas

É o estreitamento das artérias causado por deposição de gordura e cálcio (doença aterosclerótica) determinando diminuição do fluxo sanguíneo nestas artérias que pode causar desde acidente vascular cerebral (“derrame”, AVC) e ataques isquêmicos transitórios (AIT´s) até desmaios e confusão mental. O tratamento é feito por uso de um microtubo metálico chamado stent que dilata o interior da artéria recuperando o fluxo sanguíneo dentro do vaso


Fístula arteriovenosa

São comunicações diretas de artérias e veias sem a presença de enovelados de vasos. Habitualmente são adquiridas durante a vida podendo estar associadas a: traumas na cabeça, infecções ou trombose de veias cerebrais. Os principais sintomas estão relacionados aos sangramentos das fístulas e sua localização, podendo causar dores de cabeça, crises convulsivas, vermelhidão no olho, protrusão do olho, entre outros. O tratamento primário da fístula é feito por oclusão da conexão entre a artéria e a veia.


Trombose Dos Seios Intracranianos

As veias de drenagem (escoamento) do sangue cerebral deságuam em grandes canais chamados seios durais que se localizam geralmente na superfície do cérebro. O sangue no interior dessa veia de drenagem pode coagular sendo denominado trombose de seio dural. Esse fenômeno vai levar a um represamento de sangue nas veias do cérebro podendo acarretar edema (inchaço) ou hemorragias cerebrais. O sintoma inicial é geralmente cefaléia (dor de cabeça) persistente e intensa. Seu tratamento é habitualmente realizado com anticoagulantes mas em alguns casos pode ser necessário intervenção endovascular através de cateteres.


Acidente vascular cerebral (AVC)

O acidente vascular cerebral ou AVC, como é popularmente conhecido, é causado pela oclusão, geralmente por coágulos (trombos), de pequenas ou grandes artérias cerebrais ou cervicais. Essa oclusão leva a sintomas como boca torta, fraqueza de um lado do corpo, fala embolada, confusão mental, perda visual, entre outros. Hoje a oclusão pode ser tratada com medicamentos para dissolver o coágulo, chamados de trombolíticos, associados à sua extração mecânica por via endovascular. Mas fique atento, esse tratamento deve ser feito o mais rápido possível para que a recuperação seja boa. Se você está suspeitando de AVC, vá ao pronto-atendimento mais próximo.

Veja todos os artigos

37 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • D

    Gostaria de expressar minha profunda gratidão e satisfação com o Dr. Francisco.
    Ele foi absolutamente fundamental no tratamento da minha MAV. Desde o diagnóstico, demonstrou um conhecimento incrível e teve um planejamento de tratamento extremamente eficaz além de um cuidado excepcional, comigo. Sua atenção e interesse genuíno no bem-estar do paciente são grandes diferenciais, ele vai muito além do que se espera de um profissional. Eu Minha família e eu somos imensamente gratos por tudo o que ele fez por mim no meu tratamento.

     • outro lugar Outro  • 

  • P

    Ótimo médico! Muito conhecimento na área de embolização, salvou minha mãe de 3 aneurisma. Minha mãe obteve uma recuperação incrível, sem pós cirúrgico complicado como da última vez que fez de cabeça aberta. Toda nossa família é grata por você Dr!

     • outro lugar Outro  • 

  • S

    Excelente neuro cirurgião
    Preciso e atencioso, diagnóstico com acuracidade e tratamento humano.
    Salvou minha vida em uma cirurgia de embolizacao de um aneurisma no hospital Socor em 2020.
    Desde então fazemos acompanhamento com sucesso.

     • Hospital Socor Embolizacao De Aneurismas Cerebrais Com Espirais Destacaveis  • 

  • L

    Super competente , resolutivo , passa confiança , alto astral, .Desde a primeira consulta me passou total segurança , foi muito bem recomendado por meu filho que é médico , e já fiz 2 arteriografia , 1 para o diagnóstico , depois a embolização e agora outra arteriografia para ver se está tudo bem . Super indico .

     • Neuroradio Embolizacao De Aneurismas Cerebrais Com Espirais Destacaveis  • 

  • H

    Excelente.Médico a quem chamamos de anjo.Salvou a vida de minha vó que teve dois aneurismas cerebrais no hospital biocor em novembro de 1999. Está sempre em nossas orações. GRATIDÃO.Deus o abençoe!

     • outro lugar Outro  • 

  • M

    Dr Francisco de Lucca é um médico, maravilhoso,ele fez cirurgia de embolização de neurisma celebral em mim. Eu endico ele pra pessoas que tem problemas com neurismas celebrais .Eu peço a Deus que dê saúde e proteção a esse médico e todos da equipe eles merecem. ❤️

     • Neuroradio Consulta neurocirurgia  • 

  • G

    Médico super atencioso, esclarecedor, tranquilo... Letícia a sec muito eficiente e simpática. Consultorio lindissimo incrivelmente agradavel.

     • Neuroradio Consulta neurocirurgia  • 

  • N

    Otimo medico atencioso muito dedicado aos paciente indico pra todos . Ele descobriu uma veia entupida na minha cabeça eu vinha fazendo exames com outros medicos a anos mais so ele descobriu meu problema . Deus abençoe muito sua vida Dr Francisco

     • Neuroradio Consulta neurocirurgia  • 

  • T

    Quem consultou foi meu filho Matheus. Cheguei ao consultório aflita, preocupada com os exames de ressonâncias, tendo em vista que já foi encaminhado por outro profissional da minha cidade. Porém ao entrar no consultório, me deparei com a tranquilidade e profissionalismo do Dr. Francisco. Me senti mais segura e graças a Deus e ao conhecimento dele, o exame estava dentro da normalidade. Tenho a dizer que a receptividade do profissional, e com certeza, a transparência, foram fundamentais para me sentir tranquila e feliz. Super recomendo esse exímio profissional.

     • Neuroradio Consulta neurocirurgia  • 

  • M

    Ele é um anjo que deus colocou em minha vida que deus continue te abençoado muito hoje é sempre felicidades.

     • Neuroradio Angioplastia com colocação de stent nas artérias carótidas e vertebrais  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Quais são as atividades cerebrais que se encontram na parte frontal do cérebro, descobri uma MAV nesta região e gostaria de saber se os ricos de Sangramentos são Grandes?

Os lobos frontais são responsáveis por várias funções cognitivas, fala, memoria , personalidade e movimentação. Porém é uma região muito ampla e por isso é preciso saber a localização exata da malformação para saber qual é função específica relacionada. O risco de ruptura anual de uma malformação arteriovenosa cerebral é de 1 a 3%. Existem algumas características da malformação que podem estar relacionadas a um risco maior de sangramento como por exemplo, presença de aneurismas no interior e obstrução das veias de drenagem

Dr. Francisco de Lucca Junior

Pergunta sobre Hemangioma

Minha filha tem hemangioma no couro cabeludo, eu e a pediatra suspeitamos que esteja aumentando. Existe algum exame diagnóstico que possa avaliar melhor a extensão e profundidade desse hemangioma?

Sim! Existem dois principais exames que devem ser avaliados pelo médico: ressonância magnética e a angiografia com subtração digital. Estes exames são complementares no diagnóstico e acompanhamento. Ambos são importantes na definição do melhor tratamento.

Dr. Francisco de Lucca Junior

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes