Rua Padre Elias Gorayeb 15, Rio de Janeiro 20520-140
Novo endereço disponível para agendamento: Rua Padre Elías Gorayeb, 15 - Tijuca - Rio de Janeiro.
Referência: Esquina com rua Conde de Bonfim, próximo ao Tijuca Tênis Clube.
16/09/2025
Rio de Janeiro 2 endereços
Número de registro: CRP RJ 39346
63 opiniõesPacientes deste especialista retornam para outras consultas.
Rua Padre Elias Gorayeb 15, Rio de Janeiro 20520-140
Novo endereço disponível para agendamento: Rua Padre Elías Gorayeb, 15 - Tijuca - Rio de Janeiro.
Referência: Esquina com rua Conde de Bonfim, próximo ao Tijuca Tênis Clube.
16/09/2025
Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.
63 opiniões
Michelle é atenciosa, empática e acolhedora. Tem me ajudado muito!
Excelente profissional! Gostei muito da condução da sessão
Sinto melhora significativa na minha vida, principalmente na forma de me enxergar e de me relacionar.
Melhor Pscicologa de todaaaaas , obrigada por sempre me ouvir kkk
Profissional super comprometida. Muito atenciosa aos detalhes.
Michelle ajudou mt em minha recuperação, sempre atenta e com bastante conteúdo. Excelente profissional recomendo
Excelente profissional. É atenciosa e acolhedora.
Dra Michelle é uma profissional incrível, ética e muito humana. Ótima experiência!
Michelle Novello
Fico muito feliz com suas palavras. Agradeço por compartilhar sua experiência e por confiar no meu trabalho. Estarei sempre à disposição para acompanhá-la no seu processo com cuidado e ética.
Profissional séria e deidicada, me ajudou bastante, recomendo.
Michelle Novello
Obrigada pela sua confiança e generosidade em deixar seu feedback. É muito valioso saber que o processo tem sido significativo para você. Continuo à disposição para caminharmos juntas com responsabilidade e acolhimento.
Michelle foi super profissional, pontual e muito humana no atendimento, vou sempre continuar com ela.
Michelle Novello
Agradeço imensamente sua avaliação e sua confiança.
242 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Tenho dificuldade em diferenciar quando algo é um problema real que preciso resolver com uma ação e quando é só um problema mental que fico tentando resolver na minha cabeça.
Essa dúvida começou quando, durante uma seleção de pós, passei a me questionar muito sobre minha capacidade intelectual e tentei “resolver” isso pensando, como se o próprio ato de pensar eventualmente calasse o pensamento e a dúvida, mas isso só me manteve em um loop mental.
A partir dessa experiência, desenvolvi um medo de perder o controle sobre meus próprios pensamentos. Comecei a pensar e se eu tivesse x y pensamento?
Reconheço que confundo descontrole com entrar em ruminação ao tentar resolver algo que é puramente mental.
Mas sinto dificuldade de parar de ficar analisando pensamentos e sensações. Desconfio que isso se deve a um desejo de retorno, como se eu precisasse "voltar" a um momento anterior, antes de ter engatilhado aquele primeiro lool.
Minha dúvida é: como saber, na prática, quando devo agir de forma concreta e quando estou apenas preso em um ciclo de pensamento que não tem solução? E, nesses casos, como lidar melhor com isso?
O que você descreve parece menos ligado ao conteúdo dos pensamentos e mais à necessidade de encontrar, por meio deles, uma certeza absoluta. Quando existe uma ação concreta possível, trata-se de algo da realidade. Mas, quando a questão gira em torno de “e se eu perder o controle?” ou “o que isso diz sobre mim?”, geralmente já estamos no campo da angústia e da ruminação.
Nesses casos, quanto mais se tenta eliminar a dúvida, mais ela retorna. Talvez o caminho não seja buscar uma resposta definitiva, mas aprender a sustentar alguma incerteza sem se deixar capturar inteiramente por ela.
Ao chegar no meu trabalho,sinto um pouco de angustia, sencacao de estar no piloto automatico, tenho medo constante de perde o controle da minha vida, sinto estagnado, nao tenho prazer em estar no meu trabalho, tenho medo de perder minha sanidade, meu homor oscila bastante, sinto como se estivesse sem saida . o que issso pode ser ? quando não estou no trabalho sinto isso diminuir, porém de uns tempos pra cá, tenho enxergado tudo como se fosse obrigação porque isso acontece ?
O que você relata pode indicar que existe um sofrimento emocional importante ligado ao trabalho e à forma como você tem vivido suas obrigações. Na psicanálise, quando tudo começa a parecer pesado, automático e sem prazer, muitas vezes isso mostra que algo interno está em conflito e não está encontrando espaço para ser elaborado.
Esse medo de perder o controle, a sensação de estar sem saída e a oscilação de humor podem surgir quando a pessoa permanece por muito tempo sustentando algo que já não faz sentido ou que produz sofrimento. O fato de isso diminuir fora do trabalho sugere que o ambiente profissional pode estar funcionando como um gatilho para questões emocionais mais profundas.
Buscar ajuda psicológica pode ser importante para compreender melhor o que esse sofrimento está tentando comunicar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.