Prof. Patricia Napolitano

Psicóloga · Mais

Número de registro: CRP 06/183964

59 opiniões

Experiência

Psicóloga Clínica há mais de 30 anos, atendimentos, Individual, Casal e Família.
Associei a docência e o atendimento clínico por 28 anos.
No momento privilegio a clínica. Realizo palestras e aulas em pós-graduação.

Luto , tema sempre presente no atendimento e nas palestras.

Um pouco sobre minha experiência profissional.

Graduada pela UEL- Universidade Estadual de Londrina há 34 anos, fui privilegiada atuando sempre na Psicologia. Iniciei no CRP 08/sub sede Londrina como fiscal Psicóloga. Aprendi muito sobre Orientação; fiscalização e questões ético-profissionais. Em Londrina e região éramos, se não me falha a memória, mais de 400 profissionais, agendávamos visitas rotineiras, além de diligências e conheci pessoalmente muitos de meus colegas. Foi um período de aproximadamente 5 anos, muito importante para os próximos passos profissionais.

Iniciei a carreira docente na UniFil - Londrina, antigo CESULON, na disciplina Ética Profissional. Docente Adjunta do Curso de Psicologia entre 1991 a 2004, ministrei outras disciplinas; Chefe de Departamento por 2 anos e Coordenadora da Clínica -Escola durante 8 anos. Muitos colegas, muitos queridos alunos e muito aprendizado. Sou grata pelo tempo que lá estive.

Ainda em Londrina tive uma experiência incrível como aluna e posteriormente Coordenadora do Curso de Aconselhamento Familiar de 1999 a 2000 no ISBL - Instituto Bíblico de Londrina. Um curso sensacional, multiprofissional, com docentes estrangeiros e nacionais, vinculado ao Instituto de Família de Chicago; ocorre aqui uma mudança de paradigma e família e casal frequentam incessantemente minha mente e minha prática.

Questões pessoais nos trouxeram para Curitiba em Janeiro de 2005 e me tornei Docente Adjunta Curso de Psicologia FEPAR – Faculdade Evangélica do Paraná, Curitiba, até 2014; trabalhei com profissionais que já acompanhava pelas publicações. Foi um tempo único em minha vida. Trabalhar com ídolos é desafiador, excepcional.
Na FEPAR desenvolvi com mais 2 parceiros, um psicólogo e uma pedagoga, um atendimento aos alunos no GAMA, nossa menina dos olhos por mais de 10 anos. Alunos, pais de alunos, colaboradores, todos passavam pelo setor com suas, dúvidas, dores, necessidades, das mais simples as mais complexas, e nós acompanhávamos cada processo de mudança. Palestras; cursos de atualização de docentes, semana acadêmica, participação em eventos faziam parte da atmosfera de competência profissional e compromisso com o próximo, neste inigualável grupo GAMA.

A FEPAR deixou de ter o curso de Psicologia e participei de um processo seletivo para Docente da PUC- Paraná onde permaneci entre Fevereiro a Julho 2015; Com muita tristeza , mas com o desejo de aceitar novo desafio,
durante Julho de 2015 a Junho 2016, permaneci em Moçambique , na África - vivi uma experiência enriquecedora sobre crenças, mitos, cultura.

Quando retornei, participei de uma seleção para docente de Medicina da FPP- Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, onde permaneci entre Junho 2016 a Julho 2017; estar tão junto da formação de médicos novamente, foi mágico. Trabalhei também com a formação de Psicologia e encerrei minha carreira docente na graduação. Após 30 anos estando semanalmente em salas de aula, com misto de tristeza e alegria, optei exclusivamente pelo atendimento clínico.

Em 2018, fui convidada para colocar em prática um projeto PAP - com atendimento de alunos , no ILAPEO- Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino de Odontologia; foi gratificante elaborar e executar o projeto, que segue hoje sendo realizado por colegas. A experiência junto aos dentistas e radiologistas foi ótima, mas eu realmente privilegiei a clinica.

Durante 25 anos fui Supervisora Acadêmica de Estágio de Formação em Psicologia; Especialistas em Aconselhamento familiar; continuo como supervisora de profissionais de Psicologia.

Atuo como Docente de Pós Graduação desde 1994, especialmente nas áreas de Educação e Saúde : Psicoterapias e suas diversas possibilidades; Envelhecimento; Perdas e Luto; Metodologia de Pesquisa; Terapia Familiar; Perda e luto; Comunicação Humana; Doença e Terminalidade; Aprender é fácil; Gerenciamento do tempo; entre outros.

Realizo palestras em diversos locais do Brasil, alguns temas trabalhados : Envelhecimento; Perdas e Luto; Como lidar com a perda; Trabalho e Família :nosso desfaio; Perda de animais de estimação; Como lidar com má noticia : o doente e a doença; Comunicação: complexidade das relações; Aprendizagem significativa; entre outros.

Amo ser psicóloga. Amo o que faço. Agradeço à todos que contribuíram e contribuem com minha formação, modificação constante, pessoal e profissionalmente.

Todos vocês deixaram uma parte em mim. Obrigada
mais Sobre mim

Abordagem terapêutica

Terapia de casal
Psicoterapia individual

Experiência em:

  • Transtornos de ansiedade
  • Terapia familiar

Pacientes que trato

Adultos

Serviços e preços

  • Consulta Psicologia


  • Desenvolvimento de controle de emoções

    A partir de R$ 0

  • Tratamento da ansiedade


  • Psicoterapia para pacientes em fase de luto

    Consultar valores

  • Psicoterapia adulto


Consultórios (3)

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consulta Online - Curitiba.

Bigorrilho, Bigorrilho, Curitiba 80730-000

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador
Consulta Online - Piraju

Piraju, Piraju 18800-000

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

59 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • T

    Excelente profissional, muito atenciosa e eficaz em seu tratamento .

     • Consulta Online - Curitiba. Consulta Psicologia  • 

  • P

    Estamos no início , porém tem nos ajudado bastante .

     • Consulta Online - Curitiba. Consulta Psicologia  • 

  • B

    Excelente profissional, venho me conhecendo melhor a cada sessão, a Patrícia é excepcional.

     • Atendimento Online. Outro  • 

  • T

    Ao meu ver Não tem o que melhorar . o que mais posso dizer ...

     • Consulta Online - Curitiba. Consulta Psicologia  • 

  • F

    Excelente profissional. Já na primeira sessão obtive melhora e pude me compreender melhor.
    Assertiva!

     • Atendimento Online. Psicoterapia  • 

    Prof. Patricia Napolitano

    Obrigada, como disse 50/50. Abraço


  • C

    Ela sempre é maravilhosa, atenciosa, ela faz a gente pensar e se questionar sobre nossas atitudes, faz a gente pensar na gente e faz sairmos da nossa zona de conforto

     • Atendimento Online. Psicoterapia  • 

    Prof. Patricia Napolitano

    Bom receber sua avaliação. Vamos em frente, juntas na melhora. Abraço


  • Patricia é uma excelente profissional que voce sente que realmente se importa com sua recuperação. Super indico!

     • Atendimento Online. Psicoterapia  • 

    Prof. Patricia Napolitano

    Obrigada pelas palavras. Sua melhora é meu maior desafio. Abraço


  • J

    Quando precisei de uma supervisão psicológica, a Patrícia foi a primeira profissional que me veio a mente! Indico seus serviços de olhos fechados.Consultório em ótima localização.

     • Consulta Online - Curitiba. Consulta Psicologia  • 

    Prof. Patricia Napolitano

    Obrigada minha querida. Sempre um prazer aprender com você. Grande abraço.


  • A

    A Dra Patricia me passou muita confiança e segurança em nossa primeira conversa. Tenho certeza que me ajudará nas questões que preciso serem trabalhadas.

     • Atendimento Online. Psicoterapia  • 

    Prof. Patricia Napolitano

    Bom te ouvir, saber que sentiu-se bem. Passaremos juntas pelo caminho. Abraço carinhoso


  • A

    O grande aprendizendo para mim esse ano foi conhecer de fato o quão importante é o acompanhamento psicológico quando você identifica uma depressão por qualquer motivo que seja. A Patricia é uma excelente profissional por ter empatia com a dor do paciente e direcioná-lo para a solução dos seus conflitos internos com sensibilidade e clareza. Com ela consegui definir metas e cumpri-las, aumentei o meu senso de auto responsabilidade e fiz a gestão dos meus papéis pessoais e profissionais. Recomendo fortemente a Patricia por estar sendo orientado por alguém que tem propriedade e domínio do assunto além de um tato social fora da curva.

     • Atendimento Online. Psicoterapia  • 

    Prof. Patricia Napolitano

    Meu querido André, como sempre digo, 50x50, você é espetacular por enfrentar as dores e realizar tudo que está ao seu alcance em busca da melhora constante. Parabéns pelas vitórias, obrigada pelas palavras. Abraço carinhoso


Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

9 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Geralmente me sinto muito insegura com o meu namorado e suas amizades entre mulheres, pois toda vez que digo que me sinto insegura com alguma delas, ele sempre aparece se aproximando mais dela logo após (não sei se pode ser coincidência, mas acontece todas as vezes). Sempre fui uma pessoa que internaliza sentimentos e reprimo até não aguentar e explodir (o que é errado), mas estou tentando ser mais transparente com ele sobre essas coisas, pois o mesmo já relatou incômodo quando não digo o que sinto. Hoje mesmo estava conversando com ele, logo após irmos no cinema com os seus amigos... Uma amiga em específico dele, nem me comprimentou, olhou no meu olho apenas uma vez, e mesmo eu estando ao lado dele, ela direcionava a atenção para o mesmo como se eu não estivesse presente no momento. Quando chegamos, eu perguntei se ele tinha muita proximidade com a amiga dele, ou se eram apenas colegas de trabalho, se conversavam coisas a mais no WhatsApp. Ele disse que mal falava com ela no WhatsApp, mas toda vez que tem oportunidade fala como ela é adorada por ele. Ele questionou o porquê da pergunta e eu disse sobre minha insegurança, fui totalmente aberta com ele, e ele respondeu "ah sim, entendi. Sinto muita pena de vc :(" e não falou mais nada. Não sei o que pode ter significado, se ele vai se aproximar dela como fez com as outras, se vai me taxar de louca... O que fazer?

Olá, bom dia.
Aprender a olhar para você é o melhor caminho.
Buscar caminhos saudáveis, onde respeito por você mesma deve estar em primeiro lugar é um passo fundamental para mudança.
Será difícil no inicio, mas a persistência levará a excelência, dê o primeiro passo e não desista.
A psicoterapia pode ajudar.
Abraço

Prof. Patricia Napolitano

Boa noite.
Meu noivo tem uma filha de 9 anos, que fica com ele a cada 15 dias... Estamos juntos a 3 anos, até a gte se conhecer ele tratava ela como uma namorada, usava o tempo deles juntos para ficarem grudados, fazia dela a mulher da vida dele, até aí acho q é assim mesmo, mas desde q ficamos juntos, até hoje ele me afasta da relação quando ela chega, chegou até a pedir pra eu dormir no sofá pra ela poder dormir na cama com ele, quando estamos juntos, anda de mão dada com ela e não dá a mão pra mim, e hoje eu coloquei um colchão ao lado da nossa cama para ela dormir,e quando ele chegou do trabalho quase infartou dizendo que ela tem q dormir na cama abraçada com ele.
No início achava q ela tinha ataque de ciúmes comigo pq eu cheguei depois na vida deles,e pensava q ela como criança não entendia e fazia birra, mas hoje eu percebo q as birras dela são alimentadas por como ele a trata, no nosso convívio ele faz questão de mostrar pra ela que eu estou em segundo plano.
Preciso muito de ajuda, tenho medo de estar errada na minha opinião.
Já até conversamos c ela sobre o pai dela ter eu como namorada,e ela entendeu, e longe dele ela é um amor,mas quando ele está perto ele faz questão de se isolar c ela a ponto de deixar ela realmente pensando que ela é a namorada dele. Agora já começo a crer q ele é quem tá tomando atitude errada em tratá-la como a namorada ee excluir na frente dela.as ele não percebe, e me acusa de estar c ciúmes.
Por favor,o que eu faço???
Não tenho ciúmes, acho certo ele tratar bem a filha, mas colocá-la no lugar de namorada tratá-la romanticamente e me excluir da vida dele toda vez q ela vem, acho q não tá certo. Não sei como convencê-lo de estar errado.
Afinal quem está errando?

Conforme os colegas disseram, em um relacionamento cada um tem um papel a cumprir. O espaço do casal precisa ser preservado, assim como o da relação paternal. Concordo que a confusão de papéis pode gerar danos emocionais e realmente a ajuda profissional é necessária, especialmente quando envolve uma criança.
Caso ele não concorde, cuide de você.

Prof. Patricia Napolitano
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes