Perguntas do paciente (7)

  • Me sinto uma fraude na frente das pessoas, pois elas me veem com alguém incrível ou inteligente, amb

    Me sinto uma fraude na frente das pessoas, pois elas me veem com alguém incrível ou inteligente, ambicioso ou dedicado, disciplinado e educado.
    Mas que não sinto que sou isso, quando não há ninguém me vendo, sinto uma exaustão física e mental, como se eu pudesse ser eu mesmo. Como se eu tivesse criado um alter-ego e criado máscaras e mudá-lo de acordo com a situação.... ou como tivesse em alertar máximo até quando eu fecha a porta do quarto ( meu refúgio, "tenho 17anos, não sei como os adolescentes veem o próprio quarto, acredito que seja o Mundo de cada um) e posso ser eu mesmo.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Ariadne Suzuki de Lima

    Olá! que importante você pensar como se pensa e se percebe no mundo. Quando pensamos em quem somos e o que as pessoas pensam que somos, algumas vezes podemos nos deparar com a inconsistência ou diferença entre o que pensamos de nós e o que dizem ou pensam de nós. Alguns pontos são importantes de serem analisados. Cada pessoa constrói a perspectiva do outro dentro da relação que ela estabele com esse outro, por exemplo, um amigo que te pede ajuda no colégio de coisas que ele tem muita dificuldade, pode te achar muito inteligente, e um parente que te vê brincando com os primos mais jovens deve achar que você goste muito de crianças. São muitas possibilidades que também vai envolver o que o outro "quer/consegue" ver de você. Outro ponto muito importante é se existe uma discrepância na forma que você se enxerga. Será que você te uma perspectiva de disciplinado/educado/inteligente maior do que as pessoas tem? Outra coisa é se você apresenta comportamentos na frente deles que fazem eles lerem isso, mas como você disse está sendo exaustivo, dai a sensação é que você não é aquilo. Temos uma crença de que para sermos aquilo, aquilo não deveria ser custoso, é quando o é deve significar que "não somos aquilo". enfim. Tem tantas questões pra analisar na questão que você trouxe, que eu tentei colocar as que me veem a mente primeiro, mas acredito que você possa buscar ajuda para trabalhar e entender melhor todas essas questões. Boa sorte!!


  • Eu posso sentir que não amo mais uma pessoa, mas querer tentar amá-la novamente? Estou casada há 4

    Eu posso sentir que não amo mais uma pessoa, mas querer tentar amá-la novamente?
    Estou casada há 4 anos, mas sinto que não amo mais meu esposo, nos distanciamos sexualmente e eu me apaixonei por outra pessoa. Mas além de todos os medos que eu tenho de deixar meu parceiro (medo de machucá-lo e também medo de me arrepender), também acho que ele é uma pessoa que vale a pena, vejo coisas boas nele, gostaria de amá-lo novamente, isso é possível ou só estou me enganando?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Ariadne Suzuki de Lima

    É uma situação bastante delicada e precisa ser avaliada de várias formas. Muitas pessoas buscam resposta pra essa mesma pergunta e a resposta infelizmente é sempre muito individual. Você realmente nao o ama mais? Ainda existe algo, além desse grande carinho demonstrado na sua fala? Quais foram os caminhos que você percebeu que fizeram vocês se distanciar? O que você ja tentou para reconstruir o seu sentimento?

    São muitas considerações para se ponderar, e a resposta nem sempre é simples como a gente gostaria que fosse. Mas, com toda certeza, trabalhar essas questões para que vocês dois fiquem bem, é uma grande certeza.
    Boa sorte na sua busca por respostas.


  • Nunca fiz sexo, mas sinto muita vontade de transar. É normal?

    Nunca fiz sexo, mas sinto muita vontade de transar. É normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Ariadne Suzuki de Lima

    Olá! A primeira pergunta que muitos colegas fizeram é essencial: qual a sua idade?
    É normal sentir desejo sexual em muitas épocas da vida, mas em algumas delas não sera entendida como um "desejo sexual"

    O sexo é considerado um tabu em nossa sociedade, muito se tem dúvida, muito se fala, mas pouco de fato se conversa de forma franca, profissional e científica.

    Que legal que você começou a buscar respostas. Acredito que muitas outras dúvidas possam surgir, então é bastante interessante ter um profissional credenciado paraque você possa discutir questões como essas e outras que surigirem.
    Boa sorte!


  • Meu filho de 4 anos e meio esta com um comportamento frequente de negar as suas atitudes, principalm

    Meu filho de 4 anos e meio esta com um comportamento frequente de negar as suas atitudes, principalmente quando o corrigimos. Essa negação da parte dele é fora da realidade comum, segue exemplo. Fato: ele bateu na irmã menor, em nossas vistas. Ao corrigirmos, ele diz que não bateu, mesmo sendo nós, os pais como testemunhas do que ele fez. Isso é uma espécie de transtorno psíquico ou é normal da fase, da idade que ele se encontra?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Ariadne Suzuki de Lima

    Olá!
    É normal que nessa idade possa buscar refúgio na mentira algumas vezes. A conduta e o desenvolvimento neurológica da criança ainda está em formação, por isso uma atenção especial a esse comportamento é bastante importante. Tome cuidado com atitudes muito rígidas, ou excesso de rigidez (pois isso pode aumentar a chance dessa criança mentir). Estabeleça uma relação em que a criança tenha consequências (compatível com a idade) pelos seus comportamentos. De forma branda, a criança pode ir aprendendo aos poucos a assumir seus erros.


  • Preciso ligar pra uma clinica médica de outra cidade pois preciso entrar em contato com o médico pra

    Preciso ligar pra uma clinica médica de outra cidade pois preciso entrar em contato com o médico pra tirar dúvidas sobre exames e meu problema de saúde mas tenho um bloqueio me da muita ansiedade por telefone fico com medo de ligar pro médico,sinto medo da reação dele, isso me da pânico e ansiedade pois não sei verbalizar assuntos complexos sem dificuldade por telefone,sinto vontade de chorar e de não ligar....isso é sintoma de transtorno?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Ariadne Suzuki de Lima

    Olá!
    Parece que tem sido bastante difícil pra você resolver alguns problemas do cotidiano. Como os amigos já disseram, com essas informações é complicado diagnosticar, mas com toda certeza, o seu sofrimento (que fica implícito na sua escrita) é um grande motivo pra você buscar uma ajuda profissional!
    Boa caminhada e bom processo


  • Fui diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada a mais de 1 ano, faça tratamento mas tem

    Fui diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada a mais de 1 ano, faça tratamento mas tem uns dias que tenho sentido muito medo de perder o contato com a realidade, isso é um sintoma? Não sei da onde vem isso.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Ariadne Suzuki de Lima

    Olá!
    É muito provável que esse seja um sintoma da ansiedade. Os sintomas relacionados a quadros ansiosos, em geral, envolvem medos relacionados a "coisas que poderão acontecer", como no seu caso "medo de vir a perder o contato com a realidade".
    É interessante que seu tratamento esteja combinando terapia e medicação. Se isso já estiver acontecendo, passe esses dados para esses profissionais, pois como toda certeza eles poderão te ajudar. Boa sorte!


  • Tenho uma filha de 2 anos e 5 meses que não come nenhuma comida. Já tentamos de tudo. Feijão de várias

    Tenho uma filha de 2 anos e 5 meses que não come nenhuma comida. Já tentamos de tudo. Feijão de várias cores. Legumes amassados, cortados, ralados. A carne sempre bem desfiada. Parece que só de olhar ela já não quer. Ela só come geleia de mocoto, pao, leite de soja. O que fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Ariadne Suzuki de Lima

    Excluir causas orgânicas é o primeiro passo, por isso, uma investigação junto ao pediatra é fundamental.
    Descartadas problemas orgânicos, deve-se investigar as relações que a criança e sua familia estabelecem com as refeições. O primeiro passo é realizar registro de rotina alimentar da família, para uma possível análise dos possíveis eventos relacionados, bem como os eventos mantenedores do comportamento problema.


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.