Eu posso sentir que não amo mais uma pessoa, mas querer tentar amá-la novamente? Estou casada há 4

18 respostas
Eu posso sentir que não amo mais uma pessoa, mas querer tentar amá-la novamente?
Estou casada há 4 anos, mas sinto que não amo mais meu esposo, nos distanciamos sexualmente e eu me apaixonei por outra pessoa. Mas além de todos os medos que eu tenho de deixar meu parceiro (medo de machucá-lo e também medo de me arrepender), também acho que ele é uma pessoa que vale a pena, vejo coisas boas nele, gostaria de amá-lo novamente, isso é possível ou só estou me enganando?
Olá. Em quais aspectos acredita que irá se arrepender? O quanto que estar com alguém para protegê-la do luto causado pelo fim de um relacionamento também não traz sofrimento para ambas as partes? Em que momento começou a perceber o distanciamento emocional e sexual? O amor por vezes se transforma, você não parece ter deixado de amá-lo, em seu relato me parece que houve uma mudança no lugar que ele ocupa emocionalmente em sua vida. Aconselho que busque um psicólogo/psicanalista para que possa avaliar essas questões e trabalhar o luto que você pode estar vivenciando devido às mudanças que houverem no relacionamento e nos sentimentos. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

É normal experimentar mudanças nos sentimentos ao longo do tempo em um relacionamento, e a dinâmica pode ser complexa. Sentir que não ama mais uma pessoa, especialmente quando há distanciamento emocional e atração por outra pessoa, pode ser desafiador. No entanto, o desejo de tentar amar novamente e ver o valor em seu parceiro indica uma disposição para trabalhar no relacionamento.

Aqui estão algumas considerações importantes:

Comunicação Aberta: Tente ter uma comunicação aberta e honesta com seu esposo. Discuta seus sentimentos, preocupações e desejos para o relacionamento. A compreensão mútua é fundamental para qualquer tentativa de reconstruir a conexão.

Busca por Ajuda Profissional: Um terapeuta pode ser uma fonte valiosa de apoio. A terapia pode fornecer um espaço seguro para explorar os desafios do relacionamento, entender as dinâmicas subjacentes e desenvolver estratégias para reconectar emocionalmente.

Autoconhecimento: Reflita sobre suas próprias necessidades, expectativas e desejos. Entender a si mesma mais profundamente pode ajudar a tomar decisões informadas sobre o relacionamento.

Respeito e Empatia: Lembre-se do respeito e da empatia ao abordar essas questões. Tanto você quanto seu parceiro merecem ser tratados com consideração e respeito.

Tempo e Esforço: Reconstruir a conexão leva tempo e esforço de ambas as partes. Esteja preparada para investir energia positiva no relacionamento, focando em atividades que unam vocês e promovam uma comunicação saudável.

É possível reconstruir o amor e a intimidade em um relacionamento, mas isso requer comprometimento, esforço e a participação ativa de ambas as partes. Se, após tentar, você ainda sentir que a conexão é insustentável ou prejudicial para ambas as partes, pode ser necessário considerar outras opções.

Lembre-se de que é normal sentir medo e incerteza ao enfrentar decisões difíceis. Se possível, busque orientação profissional para ajudá-la a navegar por esses sentimentos e tomar decisões informadas sobre o seu relacionamento.

Fico a disposição, caso desejes embarcar nessa trajetória de autoconhecimento comigo. Grande abraço!

Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Olá! Espero que esteja tudo bem!
Sinto muito por esta situação, não é fácil passar por este momento.
É possível reconstruir a conexão emocional em um relacionamento, mas isso requer esforço mútuo, comunicação aberta e, muitas vezes, a busca de ajuda profissional. Se você deseja tentar reacender o amor no seu casamento, sugiro que vocês conversem sobre seus sentimentos de maneira honesta e aberta. Explique suas preocupações e a vontade que você tem de trabalhar a relação, e veja se ele também está disposto a isso.
Durante a conversa é importante entender as razões pelas quais vocês se distanciaram emocionalmente e sexualmente. Isso pode envolver questões individuais, mudanças na dinâmica do relacionamento ou outros fatores.
Recomendo a procura de uma terapeuta de casais, pois pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar ambos a explorar suas emoções, melhorar a comunicação e encontrar maneiras de reconstruir a intimidade.
Outra maneira interessante de se reconectarem é fazer atividades que costumavam trazer alegria ao relacionamento. Isso pode incluir passatempos compartilhados, viagens ou simplesmente passar mais tempo juntos.
Porém, o principal é a paciência. A reconstrução do amor leva tempo. Esteja preparada para enfrentar desafios e altos e baixos durante o processo.
Além de trabalhar no relacionamento, também é importante avaliar suas próprias expectativas e necessidades. Às vezes, a reconstrução do amor começa com o entendimento de si mesma, se ele não topar a terapia de casal, é pertinente que você comece uma psicoterapia pessoal.
Lembre-se, no entanto, que infelizmente nem todos os relacionamentos podem ser salvos, e é crucial priorizar o bem-estar emocional de ambas as partes. Se, após esforços honestos, você ainda sentir que a relação não está funcionando, é importante considerar todas as opções e decidir o que é melhor para o seu futuro e felicidade.
Caso opte pela psicoterapia individual, estou à disposição!
Forte abraço!
Olá! Pelo que você relata você precisa de uma terapia para encontrar-se e ver seus conceitos sobre amor, amar, reciprocidade, diálogo, gestão de conflitos, relacionamento aberto ou fechado? O relacionamento conjugal é consequência do seu relacionamento com você mesma, o que você está em uma crise profunda há tempos e desencadeou a fuga ou ilusão numa terceira pessoa. Importante não magoar ninguém nem magoar-se mais. Eu sugiro buscar uma terapia para você entender-se e lidar com sabedoria em novas decisões. Concordo com sua intuição do auto engano em seu dizer apaixonada. Sempre é tempo de buscar ajuda individual ou terapia de casal.
O desejo implica em uma escolha. Isso quer dizer que há sempre uma iminência de perder do tipo: ou isso ou aquilo, mas nao os dois. No seu caso é uma vida estruturada e sem sentimento ou um novo relacionamento ainda indeterminado. Em todo caso, deseja demanda uma contrapartida. Pode ser difícil quando se tributa a felicidade e a segurança a outra pessoa. Por vc ser mulher, o preço é ainda maior. Em todo caso, é importante um espaço aonde vc possa se escutar para melhor lidar com os impasses do seu desejo...
Olá! É comum experimentar flutuações nos sentimentos ao longo de um relacionamento, e a dinâmica emocional pode ser complexa. O fato de reconhecer que deseja tentar amar seu esposo novamente e perceber suas qualidades positivas sugere uma abertura para a mudança e o crescimento na relação. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode oferecer um ambiente seguro para explorar esses sentimentos, compreender as razões por trás da distância emocional e desenvolver estratégias para reconstruir a intimidade emocional e sexual. A comunicação aberta com seu parceiro é fundamental nesse processo, compartilhando honestamente suas experiências e desejos. A exploração desses sentimentos pode fornecer insights valiosos e estratégias práticas para avançar na busca de uma relação mais satisfatória. Vamos juntas?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, tudo bom?
Amar alguém é muito subjetivo, existem vários tipos de amor e a língua portuguesa não faz distinções claras, como os gregos, por exemplo. Mas você pode pensar em algumas reflexões: o que você ama de verdade? Será que é o que o seu marido lhe oferece (objetos, confortos, prazer, segurança…); ou ama algumas características que ele tem (inteligência, afetuosidade, cuidado, desprendimento…); ou ama a forma física dele (beleza e etc). Muitas das vezes encontramos várias pessoas em uma só e somos capazes de hora odiar ou amar aquele mesmo sujeito. De qualquer forma, amar de verdade é amar plenamente, integralmente. Veja se o que sente verdadeiramente e busque a relação ideal com ele (marido, amigo…). Se necessário, me disponho a atender individualmente ou casal. Abraços
Pelo que disse UMA DAS coisas que você tenta cuidar quando você quer sentir o amor novamente é do arrependimento (para não sentir você não se separa). Cuidar para que você não sinta e tenha que lidar com o arrependimento.
Isso (arrependimento) faria com que você olhasse para você de que forma? Existem outros discursos maiores por trás disso?
Acho um bom começo para pensar...Terapia é fundamental.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 400
Um ambiente psicoterápico é indicado para suas questões sendo importante também a consulta com médico para investigar situação hormonal.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 135
Olá! A resposta para sua pergunta é sim. É possível não sentir mais esse afeto, mas ter interesse em recuperá-lo. Somos seres ambíguos e ambivalentes e é esperado que tenhamos emoções conflitantes, mas não excludentes, entre si – muitas vezes desencadeando algum sofrimento. Talvez seja importante olhar mais demoradamente para essa área da sua vida, inclusive tendo em vista que em alguns momentos o mais complexo para nós não é a escolha, mas a tomada de consciência de que renunciamos a algumas possibilidades, situações ou pessoas importantes ao fazer isso. Nesse sentido, possivelmente uma análise pessoal poderia auxiliar a compreender melhor seus desejos mais profundos. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Olá, respondendo a sua pergunta, você pode tentar amá-lo novamente sim, mas você já parou para refletir mais profundamente sobre o que provocou o seu afastamento emocional e sexual do seu marido? Quais os aspectos que mais vieram a lhe incomodar e afetar na relação? Distanciamentos afetivos não ocorrem geralmente do nada, por acaso, é um processo que muitas vezes já vinha ocorrendo há algum tempo. Concordo com o que os colegas pontuaram sobre a comunicação aberta e honesta, penso ser importante conversar sobre seus sentimentos com seu marido e ouvir o que se passa com ele também se você ainda deseja investir nessa relação.
É comum que em algumas relações o amor e desejo sexual diminuam ou até se esgotem. Percebo que ao falar do seu marido você usa o termo "amor" e quando se refere à outra pessoa você usa "paixão". Sugiro que antes de tudo reflita sobre o que você entende por amor. A paixão é algo muito efêmero, ou seja, passageiro. Não se sustenta por muito tempo, pois está ligada ao novo, ao desconhecido, às emoções avassaladoras. Eu perguntaria se o que acabou foi realmente o amor por seu marido ou a paixão. É preciso avaliar como você se sente na sua relação. Um diálogo aberto e franco com seu marido pode ajudar. Muitos casais se mantém juntos mesmo sem a paixão inicial e sem desejo sexual. Mas isso precisa estar muito bem resolvido para ambos. Não pode haver sofrimento nem culpa. O importante é você estar onde se sente bem e confortável. Seja qual for sua decisão, que seja para que fique bem. Um profissional pode te ajudar a encontrar essas respostas.
Olá. Se você está sentindo, então é possível. É comum ter sentimentos que mudam e até se contradizem. É possível voltar a amar alguém, porém para saber se é possível no seu caso, penso que é preciso uma investigação pessoal, investir em autoconhecimento. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
Olá! Psi Adriano Galocha aqui.
Minha sugestão para você é ingressar na psicoterapia, você precisa se descobrir, se conhecer melhor para tomar estas decisões que podem lhe causar frustrações e/ou muitas alegrias, no fundo ninguém tem garantias da vida, tudo é experiência, tudo é vida.
Mas o estado emocional que se encontra parece ser muito confuso, e por isto acredito que a psicoterapia lhe ajudará muito, ela promove autoconhecimento, organização emocional, equilíbrio e condições favoráveis para tomar suas decisões entre outros benefícios.
Espero que tenha lhe ajudado, espero ter despertado em você bons motivos para se cuidar.
Fico a sua disposição.
@adrianogalocha
É uma situação bastante delicada e precisa ser avaliada de várias formas. Muitas pessoas buscam resposta pra essa mesma pergunta e a resposta infelizmente é sempre muito individual. Você realmente nao o ama mais? Ainda existe algo, além desse grande carinho demonstrado na sua fala? Quais foram os caminhos que você percebeu que fizeram vocês se distanciar? O que você ja tentou para reconstruir o seu sentimento?

São muitas considerações para se ponderar, e a resposta nem sempre é simples como a gente gostaria que fosse. Mas, com toda certeza, trabalhar essas questões para que vocês dois fiquem bem, é uma grande certeza.
Boa sorte na sua busca por respostas.
Olá, quantas dúvidas ai dentro, não? Parece-me que está com medo da mudança, de trocar o certo pelo duvidoso (se é mesmo que existe esse "certo"), mas está bem insegura para assumir uma nova escolha. Todos os seus questionamentos são importantes e que podem te ajudar a tomar uma decisão: insistir ou desistir? Insistir em um amor que já existiu mas não existe mais? ou desistir de insistir no que não faz mais sentido e partir para algo que sinta desejo e faça mais sentido no momento atual para você. Lembre-se que não precisa ficar sozinha diante de tantas questões internas, a psicoterapia pode te ajudar nesse momento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, como tem passado?
Existem algumas questões interessantes aí em suas perguntas, mas é possível amar alguém novamente, contudo existem várias circunstâncias nesses pontos que contou para a gente. Não sei se deseja continuar no casamento de quatro anos que não sente paixão ou amor mais e aparece um conflito com os sentimentos por outra pessoa. Em algum momento conseguirá fazer a escolha que está mais próxima do seu desejo, amor e sentimentos e poderá perceber que alguns receios citados são mais imaginários e fantasiosos que reais, cuidado com o que vale a pena, pois esse ato geralmente envolve sofrimento.
Espero ter ajudado, até mais.
Vocês já pensaram em fazer terapia de casal? Pode ser uma boa alternativa para resolver possíveis conflitos, ajustar as formas que vocês tem se comunicado e reaver o relacionamento como um todo. E é importante que você faça um acompanhamento para olhar um pouco mais para você, seus desejos dentro de uma relação e se faz sentido que você continue ou não nesse relação.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 200