Perguntas do paciente (73)

  • É normal pós endoscopia sentir a língua dormente? E ter um acúmulo de secreção no peito, como se

    É normal pós endoscopia sentir a língua dormente? E ter um acúmulo de secreção no peito, como se fosse um catarro que chega doer na hora que é expelido?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa noite, durante a realização da endoscopia é utilizado um spray de anestésico local para diminuir o desconforto na passagem do aparelho. Esse anestésico pode deixar a língua um pouco dormente.…


  • Lonium pode causar ou piorar a dor no estômago?

    Lonium pode causar ou piorar a dor no estômago?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa tarde.
    O lonium é uma medicação usada para o tratamento da síndrome do intestino irritável.
    Sua principal ação é modular e diminuir as dores abdominais típicas da síndrome.


  • Sou intolerante a lactose e tenho enxaqueca desde criança constantemente. Tenho 49 anos. Não corto

    Sou intolerante a lactose e tenho enxaqueca desde criança constantemente. Tenho 49 anos. Não corto a lactose em 100% mas infelizmente ainda como alimentos com essa substancia. Principalmente massas. Gostaria de saber se essas crises de enxaqueca esta relacionado a ingestão de lactose.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa tarde!
    As causas de enxaqueca são muito variadas. A intolerância à lactose pode estar associada sim a crises de enxaqueca, sendo uma condição a ser considerada nos casos de enxaqueca…


  • Tenho 26 anos e retirei um polipo no intestino medindo 1,8 x 1,0 cm. O resultado da biópsia diz: Adenoma

    Tenho 26 anos e retirei um polipo no intestino medindo 1,8 x 1,0 cm. O resultado da biópsia diz: Adenoma tubulo-viloso com displasia de alto grau, margem de ressecção comprometida pela lesão. O que significa?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa noite. Os adenomas do intestino são lesões benignas inicialmente e algumas delas permanecem benignas ao longo de toda a vida. Outros adenomas porém podem sofrer mutações que variam de estágio.…


  • Tenho esofagite erosiva e estou tratando. Ja tomei Dexilant por 40 dias e parei por causa dos efeitos

    Tenho esofagite erosiva e estou tratando. Ja tomei Dexilant por 40 dias e parei por causa dos efeitos colaterais. O médico passou Esomex 40mg, e também não estou tendo melhora. Continuo com dores fortes no esôfago que parece que estou infartando. O que devo fazer p me curar dessa dessa doença?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa tarde!
    A doenca do refluxo não tem uma cura definitiva. O tratamento com medicação serve para amenizar as inflamações e Tirar você da crise aguda do momento;
    Se a medicação…


  • Tenho 27 anos de idade, 1,62m de altura e 95kg! Sempre lutei para perder peso, tomei muitos remédios

    Tenho 27 anos de idade, 1,62m de altura e 95kg! Sempre lutei para perder peso, tomei muitos remédios e algumas vezes até obtive sucesso, mas engordava tudo de novo ao parar com as medicações! Gostaria de saber se o tratamento com balão Intragástrico seria indicado, e que profissional devo procurar

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa noite! O balão foi designado inicialmente para ser posto nos pacientes muito obesos com a intenção de eles perderem peso e terem condições de ser submetidos a cirurgia. Após algum tempo o…


  • Fiz uma endoscopia Alta. O diagnóstico foi esofagite Grau B. Sinto dores no peito do lado esquerdo,

    Fiz uma endoscopia Alta. O diagnóstico foi esofagite Grau B. Sinto dores no peito do lado esquerdo, fiz o tratamento com Lansoprazol e Dimeticona, mas nao tive melhora. Agora estou com dores de cabeça, o que posso fazer continuo com os remédios?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa noite! A esofagite erosiva é uma consequência do refluxo que causa feridas no esôfago. Essa ferida pode ser responsável por queixas como azia, dor no estômago e até no peito como você tem.…


  • Preciso fazer endoscopia gostaria de saber se tenho q suspender o anticoncepcional estando em jejum completo

    Preciso fazer endoscopia gostaria de saber se tenho q suspender o anticoncepcional estando em jejum completo de 12h pois tomo a noite? Como devo proceder?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa tarde.

    De forma alguma.
    Alguns grupos de medicações devem ser tomados normalmente com pequenos goles de água e não devem ser suspensos por conta da endoscopia.
    São…


  • E possivel em um exame de endoscopia não detectar a inflamação do estômago ou uma úlcera causada

    E possivel em um exame de endoscopia não detectar a inflamação do estômago ou uma úlcera causada pela bactéria H pylori?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Em alguns casos, a infecção pelo hpylori na biópsia pode ser constatada, sem que haja um processo inflamatório ou úlcera visíveis ao exame.
    Em alguns casos a bactéria do hpylori é detectado…


  • Já faz mais de 3 dias que estou sentindo pontadas no estômago, no lado direito acima do umbigo. Porém

    Já faz mais de 3 dias que estou sentindo pontadas no estômago, no lado direito acima do umbigo. Porém as pontadas só aparecem durante a noite, quando me deito. As vezes quando como algo até doi um pouquinho, mas quase nada. A pontada mesmo é à noite quando deito. O que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa tarde. Uma dor no lado superior direito do abdome pode representar varios problemas. Sem o adequado exame fica difícil de dizer.

    Pode ser uma dor na vesícula biliar; pode ser uma…


  • Tenho intestino preso e d e uns 6 meses venho sentindo dor apos evacuar proximo ao anus do lado esquerdo

    Tenho intestino preso e d e uns 6 meses venho sentindo dor apos evacuar proximo ao anus do lado esquerdo se estendendo a regiao glutea. Dor intensa e aguda q se estende por um longo periodo, passando com uso antiflamatorio. O q seria e q devo fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa noite. Normalmente o paciente que apresenta constipação (prisão de ventre) costuma fazer muito esforço para evacuar e as fezes costumam ser muito ressecadas. Devido ao ressecamento das fezes…


  • Boa tarde! Fui diagnostica com gastrite e esofagite e me faço o uso do Esomeprazol, porém tenho crise

    Boa tarde!
    Fui diagnostica com gastrite e esofagite e me faço o uso do Esomeprazol, porém tenho crise de ansiedade e tomo Alprazolam. Tem uma alguma contra indicação tomar os 2 medicamentos? O alprazolam pode me desencadear uma crise?
    Desde já agradeço!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Bom dia. Não há problema algum.
    O alprazolam não vai desencadear uma crise de gastrite ou refluxo.
    O controle da ansiedade pode inclusive melhorar alguns sintomas de má digestão.


  • Posso tomar Fluoxetina ou Paroxetina para síndrome de intestino irritável?

    Posso tomar Fluoxetina ou Paroxetina para síndrome de intestino irritável?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Sim. Algumas medicações da classe dos anti-depressivos podem ser utilizadas no tratamento da síndrome do intestino irritável. Normalmente são medicações utilizadas para casos mais refratários,…


  • Faz 1 ano que eu e minha filha 7 anos sofremos com oxiúros. Deixo as roupas, toalhas e lençóis de mo

    Faz 1 ano que eu e minha filha 7 anos sofremos com oxiúros. Deixo as roupas, toalhas e lençóis de molho no pinho sol e lavo com água quente. Tomo todos os cuidados higiênicos, mas não cura. Como basta 1verme pra por milhares de ovos, então todo dia tem verme nascendo...não sei mais o que fazer.…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa tarde! O ideal seria você tomar o albendazol e repetir o tratamento após 21 dias. Um estratégia importante é que TODAS as pessoas da sua casa e que convivam mais próximas de você também façam…


  • Olá, tomei omeprazol durante quatro anos, parei, me sinto muito mal, posso mudar para ranitidina ou

    Olá, tomei omeprazol durante quatro anos, parei, me sinto muito mal, posso mudar para ranitidina ou faz tanto mal quanto omeprazol?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa tarde!
    Quando você toma medicações da classe do omeprazol por um período prolongado, a cessação da medicação deve ser feita preferencialmente devagar, com desmame. Deve ser diminuída…


  • Bom dia! Posso dar o remédio de verme Annita depois de quanto tempo após a vacina da febre amarela?

    Bom dia! Posso dar o remédio de verme Annita depois de quanto tempo após a vacina da febre amarela?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa tarde!
    Não existe uma determinação muito clara a respeito do tempo. Mas, levando em consideração os eventos adversos que podem ocorrer após o uso da vacina, como alergias, náusea e até…


  • Qual a diferença do Omeprazol,esomeprazol , mylanta plus e domperidona?

    Qual a diferença do Omeprazol,esomeprazol , mylanta plus e domperidona?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    O omeprazol e esomeprazol são a mesma classe de remédios: ambos bloqueiam a acidez do estômago;
    O mylanta é uma substância mais básica que serve pra combater a acidez;
    A domperidona…


  • Tenho refluxo tem vezes que vou comer ou beber algo me afogo fico com dor no peito e nas costas ao r

    Tenho refluxo tem vezes que vou comer ou beber algo me afogo fico com dor no peito e nas costas ao respirar dói o que devo fazer para melhorar ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Esses sintomas são um sinal de que provavelmente você está apresentando uma crise de refluxo. O retorno ácido pelo esôfago é nocivo e pode gerar feridas no esôfago. É preciso procurar um gastro,…


  • Esofagite moderada pode ocasionar bolhinhas bem no fundo da garganta, na laringe? Pode também ocorre

    Esofagite moderada pode ocasionar bolhinhas bem no fundo da garganta, na laringe? Pode também ocorrer Irritação e garganta seca?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa noite!
    O retorno do ácido pode atingir a região da garganta e gerar irritação, inflamação, tosse seca, pigarro, entre outros sintomas respiratórios.
    Muitas vezes precisamos da…


  • O nitazoxanida dissolve os vermes ? Estou com medo de tomar e não dissover

    O nitazoxanida dissolve os vermes ? Estou com medo de tomar e não dissover

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Carlos Gantois Filho

    Boa noite, normalmente o Annita paralisa e desintegra os parasitas. Não se costuma eliminar vermes com seu uso.
    O que você irá perceber é uma alteração na colocação da urina (amarelo-esverdeada),…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.