Perguntas do paciente (189)

  • Quando tinha 11 anos perfurei o olho esquecendo , não enxergo dele , seria possível fazer transplant

    Quando tinha 11 anos perfurei o olho esquecendo , não enxergo dele , seria possível fazer transplante de córnea nesse caso ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Pode ser possível, mas depende das condições internas do olho (retina, nervo óptico etc.). É necessária avaliação com oftalmologista especialista em córnea para saber se há chance de melhora da…


  • Meu bebê nasceu com microftalmia no olho direito e catarata. Com 2 meses foi feito cirurgia de cat

    Meu bebê nasceu com microftalmia no olho direito e catarata.
    Com 2 meses foi feito cirurgia de catarata
    E com 4 meses para abrir a pupila (ela ja era pequena quase não passava luz.e apos a primeira cirurgia ela ficou só um risco).
    Com 6 meses iniciou o uso do óculos

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Na microftalmia, a visão pode ser limitada, mas cirurgias precoces e o uso de óculos ajudam a estimular o olho. A visão final varia de caso para caso. Pode haver diferença de tamanho entre os olhos…


  • Confundi acetona com soro fisiológico e coloquei no olho, lavei imediatamente com água e soro fisiol

    Confundi acetona com soro fisiológico e coloquei no olho, lavei imediatamente com água e soro fisiológico, o que fazer pra não ficar com sequelas? Estou sem condições financeiras para pagar um oftalmologista. O que faço estou em desespero, tenho de ficar grave

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Você lavou na hora — isso já reduz muito o risco

    Agora:
    • Lave por até 20 min no total.
    • Não esfregue.
    • Use só soro ou lágrima artificial simples.


  • Minha filha tem 8 anos e dois meses descuprir agora que ela tem Ambliopia , o médico oftalmologista

    Minha filha tem 8 anos e dois meses descuprir agora que ela tem Ambliopia , o médico oftalmologista passou o uso de óculos de grau, será que só com uso de óculos vai melhorar a visão do olho preguiçoso? até que ponto pode melhorar será que melhora 100% na idade que ela está que é 8 anos e dois…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    O uso dos óculos é o primeiro passo no tratamento da ambliopia e pode melhorar a visão. Em alguns casos também é necessário tampão no olho mais forte. Aos 8 anos ainda há chance de melhora com…


  • Tive calázio, há uns 3 meses atrás, sarou com maxiflox e colírio,mas depois de uma semana na praia v

    Tive calázio, há uns 3 meses atrás, sarou com maxiflox e colírio,mas depois de uma semana na praia voltou com força total, e a pomada não resolve mais, o que fazer

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.

    Calázio pode voltar e, nessa fase, pomada costuma não resolver.

    Faça compressa morna e higiene.
    Se não melhorar, pode precisar de injeção ou drenagem.


  • Olá fiz cirurgia no olho vitrectomia a 16 dias , a 4 dias comecei enxergar uma mancha bem escura na

    Olá fiz cirurgia no olho vitrectomia a 16 dias , a 4 dias comecei enxergar uma mancha bem escura na parte superior do olho fixa e um ponto preto tipo vulto de sombra qdo mexo o olho ela corre e parece q sinto ela mexendo no olho é normal tenho retorno só final do mês q vem e a clínica não me…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Após vitrectomia, novas manchas escuras ou sombras devem ser avaliadas. Pode ser do pós-operatório, mas o ideal é procurar seu oftalmologista o quanto antes, sem esperar até o final do mês.


  • Minha esposa fritando carne caiu uma gota de gordura no olho dela há um ano e formou uma pequena bol

    Minha esposa fritando carne caiu uma gota de gordura no olho dela há um ano e formou uma pequena bolha que agora vem afetando ela,a oftalmologista falou que é caso de cirurgia e precisa de biopsia,corre o risco de Deus me livre sem alguma coisa maligna?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.

    Pelo histórico de queimadura, a lesão é provavelmente benigna.

    A cirurgia com biópsia é, na maioria das vezes, para remover e confirmar o diagnóstico com segurança,…


  • Uso pilocarpina para fechar a pupila tenho cone .. Qual o risco a longo prazo ..corro o risco de ce

    Uso pilocarpina para fechar a pupila tenho cone ..
    Qual o risco a longo prazo ..corro o risco de cegueira? Coloquei o anel de ferrary e a noite tenho muita reflexo

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    A pilocarpina pode ajudar a reduzir reflexos no ceratocone e, com acompanhamento oftalmológico, geralmente não causa cegueira. No uso prolongado pode dar efeitos como dor de cabeça, visão mais…


  • Boa tarde e normal usar flutinol por 7 dias a oftalmologista me receitou usar por esse tempo. Queria

    Boa tarde e normal usar flutinol por 7 dias a oftalmologista me receitou usar por esse tempo. Queria saber se é normal??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Sim, é normal. O Flutinol é um colírio anti-inflamatório e pode ser prescrito por alguns dias, como 7 dias, conforme orientação do oftalmologista. Use apenas pelo tempo indicado pelo médico que…


  • Tenho sentido meu olho estranho ultimamente: às vezes fica meio sem nitidez, parece embaçado, com se

    Tenho sentido meu olho estranho ultimamente: às vezes fica meio sem nitidez, parece embaçado, com sensação de que está úmido e quente.
    Queria saber se isso pode ter relação com a sertralina, que estou tomando há cerca de 2 meses.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.

    Sim, pode ser da sertralina, geralmente por causar olho seco, levando a embaçamento e sensação estranha.

    Vc já usa lubrificante ocular?
    Há possibilidade também…


  • Fiz a cirurgia de pterigio, nas primeiras 24h nao doeu. Trabalho sentada e no computador, posso reto

    Fiz a cirurgia de pterigio, nas primeiras 24h nao doeu. Trabalho sentada e no computador, posso retornar a trabalhar? Preciso usar oculoa eacuros?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Se estiver sem dor, geralmente é possível voltar a trabalhar no computador após 24–48h, fazendo pausas e usando os colírios prescritos. Óculos escuros são recomendados ao sair, pois protegem do…


  • Se um paciente quem nunca fez cirurgia de catarata fizer capsulotomia Yang a laser ela pode ficar ce

    Se um paciente quem nunca fez cirurgia de catarata fizer capsulotomia Yang a laser ela pode ficar cega ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    A capsulotomia com YAG laser é indicada apenas para opacificação da cápsula posterior após cirurgia de catarata. Seria a pergunta relacionada a algum outro procedimento com yag laser?


  • Foi me receitado passar flutinol por 10 dias a cada 6 hrs. Sem querer passei por 11 dias pq errei as

    Foi me receitado passar flutinol por 10 dias a cada 6 hrs. Sem querer passei por 11 dias pq errei as contas tem problema?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá. Em geral, usar por 1 dia a mais não costuma causar problema.

    Pode apenas suspender agora conforme orientação inicial.

    Se notar dor, vermelhidão ou piora, vale avisar…


  • Boa tarde, a poucos meses venho percebendo uma fotofobia mais forte (sol da manha/tarde se tiver nub

    Boa tarde, a poucos meses venho percebendo uma fotofobia mais forte (sol da manha/tarde se tiver nublado é quase impossível olhar para o ceu, além de dores de cabeça), ao ir ao oftalmologista (olhou meu olho, fez o teste do sopro que scanneia o olho e o de olhar para um balão de gás pela máquina),…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Astigmatismo tão leve geralmente não causa fotofobia intensa sozinho. A sensibilidade à luz pode estar mais relacionada à cefaleia, especialmente enxaqueca. O ideal é acompanhar com neurologista…


  • Quem tem glaucoma de ângulo estreito pode tomar o antialérgico desloratadina ou Alegra ou Zina?

    Quem tem glaucoma de ângulo estreito pode tomar o antialérgico desloratadina ou Alegra ou Zina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Em geral, sim. Desloratadina, Allegra (fexofenadina) e Zina (levocetirizina) são antialérgicos de 2ª geração e raramente desencadeiam crise de glaucoma de ângulo estreito. Mesmo assim, o ideal…


  • se o médico não estabelece prazo para uso do colirio Lunah, por quanto tempo devo usá-lo?

    se o médico não estabelece prazo para uso do colirio Lunah, por quanto tempo devo usá-lo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.

    Ecofilm/Lunah pode ser usado por tempo contínuo, conforme necessidade.

    Se usar muitas vezes ao dia, prefira sem conservante.
    Se não melhorar, reavalie com o…


  • Fis traplante de cornia penetrante a 2 mês meus pontos foi retirado 2 ponto que si soltou devo mim p

    Fis traplante de cornia penetrante a 2 mês meus pontos foi retirado 2 ponto que si soltou devo mim preocupa foi 17 ponto sinto muita dor e ardência é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá. Com 2 meses de transplante, algum desconforto é comum, mas dor forte e ardência não são.

    A retirada de pontos pode acontecer, porém se houver dor, vermelhidão ou piora da visão,…


  • Fui diagnosticada com DVP, mas vou ter que esperar 15 dias pelo exame na retina o que fazer?

    Fui diagnosticada com DVP, mas vou ter que esperar 15 dias pelo exame na retina o que fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá. DVP geralmente é benigno, mas precisa observar.

    Evite esforço e fique atenta aos sintomas.
    Procure urgência se tiver flashes, aumento de “moscas” ou sombra na visão.


  • Meus olhos sempre foram muito branquinhos e devido a uso excessivo de celular fiquei com veias verme

    Meus olhos sempre foram muito branquinhos e devido a uso excessivo de celular fiquei com veias vermelhas, isso é permanente? Ou é possível voltar a ter meus olhos brancos? O que posso fazer pra isso ser possível?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá. Na maioria das vezes não é permanente.

    O uso de telas causa irritação/olho seco, deixando os vasinhos aparentes — e isso costuma melhorar.

    Ajuda:
    • Pausas…


  • Boa tarde tenho miopia e estigmatismo desde garota tenho 37anos..a un ano foi me detetado pupila d a

    Boa tarde tenho miopia e estigmatismo desde garota tenho 37anos..a un ano foi me detetado pupila d adie.. Já uso óculos desde sempre ou seja nunca houve tratamento para a pupila..
    Hoje ao mexer no telemóvel notei que se meter os óculos ao fundo nariz vejo melhor as letras do que se meter…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá ! Isso pode acontecer e nem sempre é grave.
    Pode ser por leve mudança no foco ao baixar os óculos, mas também pode indicar: Grau desatualizado,
    Óculos mal ajustados, Dificuldade…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.