Perguntas do paciente (189)
-
Quando tinha 11 anos perfurei o olho esquecendo , não enxergo dele , seria possível fazer transplant
Quando tinha 11 anos perfurei o olho esquecendo , não enxergo dele , seria possível fazer transplante de córnea nesse caso ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode ser possível, mas depende das condições internas do olho (retina, nervo óptico etc.). É necessária avaliação com oftalmologista especialista em córnea para saber se há chance de melhora da…
-
Meu bebê nasceu com microftalmia no olho direito e catarata. Com 2 meses foi feito cirurgia de cat
Meu bebê nasceu com microftalmia no olho direito e catarata.
Com 2 meses foi feito cirurgia de catarata
E com 4 meses para abrir a pupila (ela ja era pequena quase não passava luz.e apos a primeira cirurgia ela ficou só um risco).
Com 6 meses iniciou o uso do óculos
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Na microftalmia, a visão pode ser limitada, mas cirurgias precoces e o uso de óculos ajudam a estimular o olho. A visão final varia de caso para caso. Pode haver diferença de tamanho entre os olhos…
-
Confundi acetona com soro fisiológico e coloquei no olho, lavei imediatamente com água e soro fisiol
Confundi acetona com soro fisiológico e coloquei no olho, lavei imediatamente com água e soro fisiológico, o que fazer pra não ficar com sequelas? Estou sem condições financeiras para pagar um oftalmologista. O que faço estou em desespero, tenho de ficar grave
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Você lavou na hora — isso já reduz muito o risco
Agora:
• Lave por até 20 min no total.
• Não esfregue.
• Use só soro ou lágrima artificial simples.
-
Minha filha tem 8 anos e dois meses descuprir agora que ela tem Ambliopia , o médico oftalmologista
Minha filha tem 8 anos e dois meses descuprir agora que ela tem Ambliopia , o médico oftalmologista passou o uso de óculos de grau, será que só com uso de óculos vai melhorar a visão do olho preguiçoso? até que ponto pode melhorar será que melhora 100% na idade que ela está que é 8 anos e dois…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O uso dos óculos é o primeiro passo no tratamento da ambliopia e pode melhorar a visão. Em alguns casos também é necessário tampão no olho mais forte. Aos 8 anos ainda há chance de melhora com…
-
Tive calázio, há uns 3 meses atrás, sarou com maxiflox e colírio,mas depois de uma semana na praia v
Tive calázio, há uns 3 meses atrás, sarou com maxiflox e colírio,mas depois de uma semana na praia voltou com força total, e a pomada não resolve mais, o que fazer
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Calázio pode voltar e, nessa fase, pomada costuma não resolver.
Faça compressa morna e higiene.
Se não melhorar, pode precisar de injeção ou drenagem.
-
Olá fiz cirurgia no olho vitrectomia a 16 dias , a 4 dias comecei enxergar uma mancha bem escura na
Olá fiz cirurgia no olho vitrectomia a 16 dias , a 4 dias comecei enxergar uma mancha bem escura na parte superior do olho fixa e um ponto preto tipo vulto de sombra qdo mexo o olho ela corre e parece q sinto ela mexendo no olho é normal tenho retorno só final do mês q vem e a clínica não me…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Após vitrectomia, novas manchas escuras ou sombras devem ser avaliadas. Pode ser do pós-operatório, mas o ideal é procurar seu oftalmologista o quanto antes, sem esperar até o final do mês.
-
Minha esposa fritando carne caiu uma gota de gordura no olho dela há um ano e formou uma pequena bol
Minha esposa fritando carne caiu uma gota de gordura no olho dela há um ano e formou uma pequena bolha que agora vem afetando ela,a oftalmologista falou que é caso de cirurgia e precisa de biopsia,corre o risco de Deus me livre sem alguma coisa maligna?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Pelo histórico de queimadura, a lesão é provavelmente benigna.
A cirurgia com biópsia é, na maioria das vezes, para remover e confirmar o diagnóstico com segurança,…
-
Uso pilocarpina para fechar a pupila tenho cone .. Qual o risco a longo prazo ..corro o risco de ce
Uso pilocarpina para fechar a pupila tenho cone ..
Qual o risco a longo prazo ..corro o risco de cegueira? Coloquei o anel de ferrary e a noite tenho muita reflexoRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A pilocarpina pode ajudar a reduzir reflexos no ceratocone e, com acompanhamento oftalmológico, geralmente não causa cegueira. No uso prolongado pode dar efeitos como dor de cabeça, visão mais…
-
Boa tarde e normal usar flutinol por 7 dias a oftalmologista me receitou usar por esse tempo. Queria
Boa tarde e normal usar flutinol por 7 dias a oftalmologista me receitou usar por esse tempo. Queria saber se é normal??
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, é normal. O Flutinol é um colírio anti-inflamatório e pode ser prescrito por alguns dias, como 7 dias, conforme orientação do oftalmologista. Use apenas pelo tempo indicado pelo médico que…
-
Tenho sentido meu olho estranho ultimamente: às vezes fica meio sem nitidez, parece embaçado, com se
Tenho sentido meu olho estranho ultimamente: às vezes fica meio sem nitidez, parece embaçado, com sensação de que está úmido e quente.
Queria saber se isso pode ter relação com a sertralina, que estou tomando há cerca de 2 meses.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Sim, pode ser da sertralina, geralmente por causar olho seco, levando a embaçamento e sensação estranha.
Vc já usa lubrificante ocular?
Há possibilidade também…
-
Fiz a cirurgia de pterigio, nas primeiras 24h nao doeu. Trabalho sentada e no computador, posso reto
Fiz a cirurgia de pterigio, nas primeiras 24h nao doeu. Trabalho sentada e no computador, posso retornar a trabalhar? Preciso usar oculoa eacuros?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Se estiver sem dor, geralmente é possível voltar a trabalhar no computador após 24–48h, fazendo pausas e usando os colírios prescritos. Óculos escuros são recomendados ao sair, pois protegem do…
-
Se um paciente quem nunca fez cirurgia de catarata fizer capsulotomia Yang a laser ela pode ficar ce
Se um paciente quem nunca fez cirurgia de catarata fizer capsulotomia Yang a laser ela pode ficar cega ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A capsulotomia com YAG laser é indicada apenas para opacificação da cápsula posterior após cirurgia de catarata. Seria a pergunta relacionada a algum outro procedimento com yag laser?
-
Foi me receitado passar flutinol por 10 dias a cada 6 hrs. Sem querer passei por 11 dias pq errei as
Foi me receitado passar flutinol por 10 dias a cada 6 hrs. Sem querer passei por 11 dias pq errei as contas tem problema?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Em geral, usar por 1 dia a mais não costuma causar problema.
Pode apenas suspender agora conforme orientação inicial.
Se notar dor, vermelhidão ou piora, vale avisar…
-
Boa tarde, a poucos meses venho percebendo uma fotofobia mais forte (sol da manha/tarde se tiver nub
Boa tarde, a poucos meses venho percebendo uma fotofobia mais forte (sol da manha/tarde se tiver nublado é quase impossível olhar para o ceu, além de dores de cabeça), ao ir ao oftalmologista (olhou meu olho, fez o teste do sopro que scanneia o olho e o de olhar para um balão de gás pela máquina),…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Astigmatismo tão leve geralmente não causa fotofobia intensa sozinho. A sensibilidade à luz pode estar mais relacionada à cefaleia, especialmente enxaqueca. O ideal é acompanhar com neurologista…
-
Quem tem glaucoma de ângulo estreito pode tomar o antialérgico desloratadina ou Alegra ou Zina?
Quem tem glaucoma de ângulo estreito pode tomar o antialérgico desloratadina ou Alegra ou Zina?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Em geral, sim. Desloratadina, Allegra (fexofenadina) e Zina (levocetirizina) são antialérgicos de 2ª geração e raramente desencadeiam crise de glaucoma de ângulo estreito. Mesmo assim, o ideal…
-
se o médico não estabelece prazo para uso do colirio Lunah, por quanto tempo devo usá-lo?
se o médico não estabelece prazo para uso do colirio Lunah, por quanto tempo devo usá-lo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá.
Ecofilm/Lunah pode ser usado por tempo contínuo, conforme necessidade.
Se usar muitas vezes ao dia, prefira sem conservante.
Se não melhorar, reavalie com o…
-
Fis traplante de cornia penetrante a 2 mês meus pontos foi retirado 2 ponto que si soltou devo mim p
Fis traplante de cornia penetrante a 2 mês meus pontos foi retirado 2 ponto que si soltou devo mim preocupa foi 17 ponto sinto muita dor e ardência é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Com 2 meses de transplante, algum desconforto é comum, mas dor forte e ardência não são.
A retirada de pontos pode acontecer, porém se houver dor, vermelhidão ou piora da visão,…
-
Fui diagnosticada com DVP, mas vou ter que esperar 15 dias pelo exame na retina o que fazer?
Fui diagnosticada com DVP, mas vou ter que esperar 15 dias pelo exame na retina o que fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. DVP geralmente é benigno, mas precisa observar.
Evite esforço e fique atenta aos sintomas.
Procure urgência se tiver flashes, aumento de “moscas” ou sombra na visão.
-
Meus olhos sempre foram muito branquinhos e devido a uso excessivo de celular fiquei com veias verme
Meus olhos sempre foram muito branquinhos e devido a uso excessivo de celular fiquei com veias vermelhas, isso é permanente? Ou é possível voltar a ter meus olhos brancos? O que posso fazer pra isso ser possível?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Na maioria das vezes não é permanente.
O uso de telas causa irritação/olho seco, deixando os vasinhos aparentes — e isso costuma melhorar.
Ajuda:
• Pausas…
-
Boa tarde tenho miopia e estigmatismo desde garota tenho 37anos..a un ano foi me detetado pupila d a
Boa tarde tenho miopia e estigmatismo desde garota tenho 37anos..a un ano foi me detetado pupila d adie.. Já uso óculos desde sempre ou seja nunca houve tratamento para a pupila..
Hoje ao mexer no telemóvel notei que se meter os óculos ao fundo nariz vejo melhor as letras do que se meter…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá ! Isso pode acontecer e nem sempre é grave.
Pode ser por leve mudança no foco ao baixar os óculos, mas também pode indicar: Grau desatualizado,
Óculos mal ajustados, Dificuldade…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…