Perguntas do paciente (189)

  • Boa tarde Esotu tomando ecitalopram e terei que usar um colírio com dexametasona e antibiótico po

    Boa tarde

    Esotu tomando ecitalopram e terei que usar um colírio com dexametasona e antibiótico por 7 dias, tem algum risco de glaucoma?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Pode ficar tranquilo(a).
    Colírio com dexametasona por 7 dias tem risco muito baixo de glaucoma, e o escitalopram (Lexapro) não aumenta esse risco. Use como prescrito e procure…


  • Estou com sequelas de uma Conjuntivite muito forte. Oftalmologista prescreveu Colirio Ster em um tr

    Estou com sequelas de uma Conjuntivite muito forte.
    Oftalmologista prescreveu Colirio Ster em um tratamento por 5 semanas (35 dias).
    Estou com receio, pois vi na bula que pode desenvolver Catarata ou Glaucoma.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Seu receio é compreensível.
    O colírio Ster (corticoide) pode aumentar o risco de glaucoma ou catarata, mas isso ocorre principalmente com uso prolongado e sem controle.


  • Hoje chegou minha lente escleral,porém não deu visão nítida,minha lente antiga da mais visão que ess

    Hoje chegou minha lente escleral,porém não deu visão nítida,minha lente antiga da mais visão que essa escleral,será que pode ser algum erro ?tenho ceratocone e ele deu uma visão 20/50,mas enxergo embaçado,já minha lente Rígida normal da uma visão melhor,sem embaçar

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá,
    Sim, pode ser falta de ajuste.
    Na adaptação inicial, a lente escleral pode dar visão embaçada por grau impreciso, bolha de ar ou reservatório muito alto. O fato de a rígida comum…


  • Olá, minha filha tem 5 anos e nasceu com hidrocefalia ela usa DVP. A alguns meses precisou trocar a

    Olá, minha filha tem 5 anos e nasceu com hidrocefalia ela usa DVP.
    A alguns meses precisou trocar a válvula e teve perda parcial da visão.
    Existe algo que possamos fazer ? Oftalmologista da nossa região explicou que ela perdeu parcialmente a visão devido a pressão intracraniana…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Sinto muito pelo que sua filha e vocês estão passando.
    A perda visual aconteceu porque a pressão intracraniana lesionou o nervo óptico. A válvula controla a pressão, mas o dano…


  • coloquei o anel de ferrara a 3 meses e ainda vejo halos de luz e visão flutuando, preciso muito diri

    coloquei o anel de ferrara a 3 meses e ainda vejo halos de luz e visão flutuando, preciso muito dirigir a noite, os halos me impedem, tem alguma solução?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Halos após anel de Ferrara (3 meses) são comuns.
    Podem melhorar com óculos antirreflexo, lente rígida/escleral e lubrificação.
    Se atrapalham dirigir à noite, evite dirigir e faça reavaliação…


  • Como usar o bleplagel em crianca de 4 anos recomendação da oftomologista

    Como usar o bleplagel em crianca de 4 anos recomendação da oftomologista

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Aplicar pequena quantidade com o olho fechado, na borda das pálpebras e cílios, massageando suavemente. 1–2x ao dia, conforme orientação médica. Não aplicar dentro do olho e não é necessário…


  • Minha infância e minha adolescência usei sempre óculos, tenho miopia e astigmatismo, porém tem uns 3

    Minha infância e minha adolescência usei sempre óculos, tenho miopia e astigmatismo, porém tem uns 3 anos que fique so usando lentes, fiz um exame de vista, fiz o óculos, levei pra conferência, la me informaram que estava tudo ok , porém nao consigo enxergar com o óculos pra longe, vejo tudo…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá,
    Isso pode acontecer. Quando a pessoa usa lentes de contato por muitas horas ou vai ao exame ainda com elas, a córnea pode ficar temporariamente alterada e isso pode interferir nas medidas…


  • Olá. Fiz a cirurgia de pterigio com tranplante conjutival com cola , ja faz 50.dias com 12 dias do p

    Olá. Fiz a cirurgia de pterigio com tranplante conjutival com cola , ja faz 50.dias com 12 dias do procedimento apareceu uma bolha embaixo do enxerto o oftalmo.qye fez a cirurgia disse q esta tudo.dehtro da normalidade que essa bolha será absorvida em meses que nao precisava me preocupar?essa…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá,
    Após cirurgia de pterígio com enxerto conjuntival, pode aparecer uma pequena bolha ou elevação sob o enxerto. Em muitos casos isso é apenas acúmulo de líquido (edema) e tende a ser…


  • Grávida de 12 semanas pode tomar tobradex para conjuntivite?

    Grávida de 12 semanas pode tomar tobradex para conjuntivite?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Na gravidez, o Tobradex só deve ser usado se for indicado pelo médico. O ideal é confirmar com o oftalmologista e/ou obstetra antes de usar.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.…


  • Olá, boa noite! Eu fiz cirurgia da catarata com correção de refração, dou alto míope. Acontece q me

    Olá, boa noite!
    Eu fiz cirurgia da catarata com correção de refração, dou alto míope. Acontece q meu olho direito já havia sofrido 2 pancadas anteriores, e tenho doença de graves q evoluiu pra hipo.
    Eu sinto dores no olho direito, sempre tem essa dor desagradável, já fizeram exames,…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Dor ocular recorrente após cirurgia de catarata pode ter várias causas, como olho seco, inflamação, alterações da superfície ocular ou até dor neuropática, que nem sempre aparece nos…


  • Boa noite, minha filha de 5 anos foi diagnosticada com rosácea, blefarite e dois calázios. Para além

    Boa noite, minha filha de 5 anos foi diagnosticada com rosácea, blefarite e dois calázios. Para além da higienização, estamos a seguir o seguir o seguinte tratamento: durante 12 dias 1 gota de corticoide + 1 gota de azitromicina Azyter de 12 em em 12 horas. Depois durante 2 meses, 1 gota de azitromicina…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Em casos de blefarite associada à rosácea, tratamentos mais prolongados podem ser indicados para controlar a inflamação das pálpebras e prevenir novos calázios. A azitromicina tópica…


  • Fiz cirurgia de pterígio hj tem 26 dias ....e fiquei com ardência no olho e sensação de cisco no olh

    Fiz cirurgia de pterígio hj tem 26 dias ....e fiquei com ardência no olho e sensação de cisco no olho estou frustada com essa situação...isso é comum acontecer,?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Sim, é comum com 3–4 semanas de cirurgia sentir ardência e sensação de cisco — o olho ainda está cicatrizando e pode estar mais seco.

    Procure o médico se houver dor forte,…


  • boa tarde tenho visão monocular posso ser PCD pela empresa

    boa tarde tenho visão monocular posso ser PCD pela empresa

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá,
    Sim. Visão monocular é reconhecida como deficiência (PCD) no Brasil.

    Para a empresa, você precisa de:
    • Laudo oftalmológico atualizado
    • Descrição de visão…


  • Estou com conjuntivite no olho esquerdo e o médico me receitou dois colírios. Devo passar no olho sa

    Estou com conjuntivite no olho esquerdo e o médico me receitou dois colírios. Devo passar no olho saudável também para evitar contaminação ou não há necessidade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá,
    Geralmente, use o colírio apenas no olho afetado, a menos que o médico tenha orientado nos dois.

    Para evitar contaminação:
    • Lave as mãos
    • Não encoste a…


  • Eu estou com ceratite e estou utilizando o colírio oftalmox, gostaria de saber em quanto tempo vemos

    Eu estou com ceratite e estou utilizando o colírio oftalmox, gostaria de saber em quanto tempo vemos diferença no olho e efeito do colírio?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    O Oftalmox (moxifloxacino) costuma começar a melhorar a ceratite em 24–48 horas.

    Se em 2 dias não houver melhora ou se piorar dor, vermelhidão ou visão, procure reavaliação.


  • Olá! Faço uso da desvenlafaxina a 5 anos, e agora iniciei também o uso da sibutramina de 15mg para e

    Olá! Faço uso da desvenlafaxina a 5 anos, e agora iniciei também o uso da sibutramina de 15mg para emagrecer. Estou sentindo muita enxaqueca, principalmente na testa e atrás dos olhos. A sibutramina pode causar cegueira ou problemas nos olhos? Este é meu maior medo.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    A sibutramina pode causar efeitos como dor de cabeça e, em algumas pessoas, piorar enxaqueca. Porém, ela não costuma causar cegueira. Em casos raros pode aumentar a pressão ocular em…


  • Boa noite, meu esposo (42 ano) sofreu um acidente de bicicleta na adolescência (13/14 ano) e ficou e

    Boa noite, meu esposo (42 ano) sofreu um acidente de bicicleta na adolescência (13/14 ano) e ficou estrábico do olho direito, sua visão é perfeita, mas se fechar o esquerdo ele só enxerga do centro para direita. Seria possível uma correção ou seria muito arriscado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá.
    Em adultos também é possível corrigir o estrabismo, principalmente para alinhar os olhos. Porém, como houve trauma, é importante avaliação com oftalmologista especialista em estrabismo…


  • Fiz o implante do Anel de Ferrara há 2 dias. Depois de quanto tempo posso ir no barbeiro cortar o ca

    Fiz o implante do Anel de Ferrara há 2 dias. Depois de quanto tempo posso ir no barbeiro cortar o cabelo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá,
    Espere pelo menos 7 dias para ir ao barbeiro.
    É para evitar poeira, cabelo e produtos no olho e reduzir risco de infecção.
    Se quiser ir antes, só com liberação do seu oftalmologista.


  • Olá! Minha filha tem 6 anos e de um mês pra cá percebi o olhar dela um pouco estranho, meio perdi

    Olá!

    Minha filha tem 6 anos e de um mês pra cá percebi o olhar dela um pouco estranho, meio perdido as vezes. Não é o tempo todo, porém acontece várias vezes no dia. O olho direito desvia um pouco para a direita quando ela olha pra longe e quando cubro ele com a mão e tiro ele…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Pode ser estrabismo intermitente ou algum grau (hipermetropia, por exemplo) — é comum nessa idade e geralmente tem tratamento simples (óculos e, às vezes, tampão).

    Como você já marcou…


  • qual o prazo ideal para a cirurgia de retirada do óleo depois da cirurgia desse implante de óleo ?

    qual o prazo ideal para a cirurgia de retirada do óleo depois da cirurgia desse implante de óleo ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Daniela Erthal Righi Vieira

    Olá,
    A retirada do óleo de silicone costuma ser feita entre 3 e 6 meses após a cirurgia.

    O tempo depende da estabilidade da retina.
    Quem define o momento certo é o retinólogo,…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.