Perguntas do paciente (99)
-
Estou tomando 1 semana já o ritalina, 1 cp após o almoço e quando começa fazer efeito me dá muita ag
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
No início do tratamento com a Ritalina, algumas pessoas podem apresentar efeitos como aumento dos batimentos cardíacos, tremores, suor nas mãos e sensação de agitação. Em muitos casos, esses sintomas… Mais
-
Tenho TEPT-C e estou passando pelo processo de habilitação, percebi que quando estou nervosa e com g
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O TEPT-C pode afetar a atenção, a concentração e a capacidade de reação em situações de estresse ou quando há gatilhos. Se você percebe que, nessas situações, paralisa ou perde a atenção ao dirigir,… Mais
-
Faço uso de 25mg topiramato, 20mg escitalopram e o médico incluiu ontem 150mg bupXL. Ontem tive náu
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, esses sintomas podem ocorrer no início do tratamento com a bupropiona XL. Náuseas, dor de cabeça e, em algumas pessoas, piora temporária da enxaqueca estão entre os efeitos adversos mais comuns… Mais
-
olá, tudo bem? meu noivo foi diagnosticado com TDH, e estamos a procura de algum profissional que po
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Tudo bem?
O profissional mais indicado para acompanhar o TDAH em adultos é o **psiquiatra**, pois ele pode realizar uma avaliação completa, confirmar o diagnóstico quando necessário… Mais
-
Tomei escitalopram de 10mg durante 7 o médico pediu pra aumentar pro de 20mg tomei durante 5 dias me
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Os sintomas que você descreve podem estar relacionados tanto ao processo de adaptação do escitalopram quanto a uma crise de ansiedade, especialmente após uma mudança recente na dose. No entanto,… Mais
-
Boa tarde estou tomando bup a três dias, estou com sensação que vou da uma crise de ansiedade, tremo
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esses sintomas podem ocorrer nos primeiros dias de tratamento com a bupropiona. Algumas pessoas apresentam aumento da ansiedade, tremores, sensação de aperto no peito ou desconforto corporal no… Mais
-
Olá, faço uso de sertralina 50mg e queria saber se há algum problema em consumir esses chás pela man
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
De modo geral, não há contraindicação para o consumo de chás como **hibisco, chá verde, chá-mate ou espinheira-santa** por quem faz uso de sertralina, especialmente quando a medicação é tomada… Mais
-
O olanzapina pode perder efeito? Minha psiquiatra me propos haldol ou clozapina como alternativa, eu
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Em alguns casos, um medicamento pode perder parte da sua eficácia ao longo do tempo, mas isso nem sempre significa que ele "parou de funcionar". Diversos fatores podem influenciar a resposta… Mais
-
Risperidona pode causar prolactinoma? Ou pode estar relacionado a outros fatores?
Risperidona pode causar prolactinoma? Ou pode estar relacionado a outros fatores?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A risperidona pode aumentar os níveis de prolactina e, por isso, causar sintomas relacionados à hiperprolactinemia. No entanto, isso não significa necessariamente que ela provoque um prolactinoma.
Mais
-
Boa noite! Estou dúvidas com relação ao uso da quetiapina com objetivo de melhorar a insônia. E
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa noite! A quetiapina é um medicamento indicado principalmente para transtornos como bipolaridade e esquizofrenia, mas às vezes é utilizada para ajudar no sono devido ao seu efeito sedativo.… Mais
-
Tomei escitalopram 10 mg durante anos minha libido caiu muito, parei vai fazer um mês, quando estabi
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua preocupação, isso pode acontecer com algumas pessoas durante o uso de antidepressivos como o escitalopram. Após a suspensão do medicamento, a libido costuma melhorar gradualmente, mas… Mais
-
o que acontece se eu mastigar ou engolir o sintocalmy? tenho dificuldade de engolir comprimidos gran
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua dificuldade em engolir comprimidos, isso é mais comum do que parece. Em geral, alguns comprimidos podem ser mastigados ou partidos, mas outros possuem revestimento ou forma de liberação… Mais
-
Desde outubro de 2025 comecei a fazer uso de venlafaxina para TAG e crises de pânico. Comecei com 75
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua preocupação. A venlafaxina pode levar algumas semanas para atingir seu efeito completo, e mesmo com melhora ainda é possível que ocorram episódios leves de ansiedade durante o processo… Mais
-
Estou tomando inseris xr 300 mg a 55 dias para ansiedade e insonia, só que continuo sentindo algumas
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua dúvida. A sensação de fadiga pela manhã pode acontecer em algumas pessoas que usam esse tipo de medicação, mas cada organismo reage de forma diferente. Diminuir a dose às vezes pode… Mais
-
Associação medicamentosa entre Revoc 100mg, de uso diário e de Dapoxetina 30mg ou 60mg, de uso espor
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua dúvida. Em alguns casos, médicos podem avaliar a associação desses medicamentos, mas isso precisa ser feito com cautela. Tanto o Revoc quanto a dapoxetina atuam no sistema serotoninérgico,… Mais
-
Meu filho esta tomando Risperidona 2mg a noite a 6 meses e o começou a tomar venlafaxina 150mg a 3 m
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua preocupação. Em alguns casos, medicamentos como a venlafaxina podem causar aumento da ansiedade, inquietação ou dificuldade para dormir, especialmente em determinadas fases do tratamento.… Mais
-
estou fazendo uso de lamotrigina para tratamento de TAB á 1 mês, fiz o aumento de dose gradualmente
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua preocupação. Algumas pessoas podem perceber sensações diferentes nas primeiras semanas ou após aumento de dose da lamotrigina, como sensação de calor no corpo ou alterações no paladar.… Mais
-
Estou gestante de 11 semanas e iniciei sertralina 50mg para TAG. Estou no 7o dia do tratamento e só
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua preocupação, ainda mais durante a gestação. Nas primeiras semanas de uso da sertralina algumas pessoas podem sentir mais agitação ou dificuldade para dormir enquanto o organismo se… Mais
-
Hoje tem 26 dias que estou tomando sertralina 6 dias 25mg e 20 de 50mg, tenho me sentido mal todos e
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo sua angústia, passar por isso sozinha pode dar muito medo mesmo. Algumas pessoas podem sentir aumento da ansiedade ou desconfortos físicos nas primeiras semanas de uso da sertralina, enquanto… Mais
-
Não aguento mais ter recaída em anedonia Tô estável mais não 100% e tomo amitriptilina para enxaqu
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Entendo como isso pode ser desgastante. A anedonia e as crises frequentes de enxaqueca podem impactar muito o bem-estar, mesmo quando outros sintomas parecem mais estáveis. Em alguns casos, pode… Mais
Perguntas frequentes
-
Oi. A ansiedade social "longa". e o TPE podem ser confundidos num paciente? Ou a linha é tão tênue q
Olá, tudo bem?
Boa pergunta, e a sua dúvida faz sentido. Estou…