Perguntas do paciente (91)

  • Após uma semana do uso deste medicamento (Flancox), recomendado devido a uma torção no tornozelo, co

    Após uma semana do uso deste medicamento (Flancox), recomendado devido a uma torção no tornozelo, comecei a ter indisposição para fazer coisas que gosto. Potencializou um efeito depressivo, é "normal" do medicamento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Nao é normal, porem pode ocorrer. Nos casos em que os anti inflamatorios trazem efeitos adversos, trocar para analgesicos simples, como a dipirona de 1 grama.


  • Tenho hernia na l4-l5 e l5-S1 por recomendação do ortopedista comecei a fazer pilates. Em 1 semana d

    Tenho hernia na l4-l5 e l5-S1 por recomendação do ortopedista comecei a fazer pilates. Em 1 semana de pilates estou sentindo dores na região como se fosse um "travamento" da coluna, é normal sentir essas dores para depois normalizar ou realmente tem algo errado nos exercicios?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Essa queixa é comum entre os portadores de discopatias na coluna. Pode ser mesmo um processo apenas temporario, ou pode até permanecer. Nestes casos, a fisioterapia seria melhor que o pilates.…


  • Posso movimentar o meu braço após a cirurgia de rádio distal

    Posso movimentar o meu braço após a cirurgia de rádio distal

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Se a cirurgia foi no punho, o médico imobilizará apenas temporariamente o braço todo, devido ao movimento de prono-supinação que atinge o local operado. Mas rapidamente essa imobilização deixa…


  • fiz lca e menisco tem dez meses ainda sinto desconforto é nomal?

    fiz lca e menisco tem dez meses ainda sinto desconforto é nomal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    O tempo de dez meses, é o limite para inicio da melhora completa. è normal algum desconforto, que geralmente ameniza com programs de fisioterapia. O importante é você não estar sentindo (joelho…


  • Boa tarde, tem uns dois meses que sofri um acidente de moto, não ocorreu nada sério apenas bati a la

    Boa tarde, tem uns dois meses que sofri um acidente de moto, não ocorreu nada sério apenas bati a lateral da canela um pouco acima do pé.. Tenho um certo incômodo e está demorando para passar.. Fiz raio x e não constou nenhuma fratura nem nada, onde o ortopedista me disse que pode ser um trauma…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Você deve agora realizar um outro exame de imagem mais específico, como ultrassonografia ou até melhor, ressonãncia magnética. A persistencia das dores, trazem suspeita de alguma lesão de tecidos…


  • Fiz cirurgia da clavícula colocando placa e parafuso lado esquerda é normal doer quando levanto o br

    Fiz cirurgia da clavícula colocando placa e parafuso lado esquerda é normal doer quando levanto o braço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Sim, enquanto tiver a presença de material cirúrgico na região da clavícula, o paciente poderá experimentar algum desconforto. Principalmente se o parafuso estiver tocando na musculatura ao redor.…


  • Tenho afrouxamento ligamentos no ombro esquerdo e tendinopatia no infra e supraespinhal, e sinto mui

    Tenho afrouxamento ligamentos no ombro esquerdo e tendinopatia no infra e supraespinhal, e sinto muito dor ao realizar movimentos já fiz cirurgia de acromioplastia e ruptura parcial do subescapular.
    Mas as dores ainda continuam e meu ombro sempre parece que vai sair do lugar quando movimento.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Esse caso tem que primeiramente ser investigado com uma ressonância magnética. Se ainda tiver frouxidão e sensação de "de que vai sair do lugar" você teria de realizar sessões de reabilitação…


  • Quebrei a tíbia há nove meses. Deu osteomielite. Passei por várias cirurgias. Há seis meses passei p

    Quebrei a tíbia há nove meses. Deu osteomielite. Passei por várias cirurgias. Há seis meses passei pela última cirurgia, médico colocou fixador externo híbrido. Até o momento não foi possível tirar. Segunda ele, o osso não calcificou o suficiente para tirar o fixador. Caso tire poderá quebrar…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Irá sim, pode ficar tranquilo. Se caso ele não consolide na técnica adotada neste momento, ele poderá realizar outro procedimento cirúrgico de redução e fixação. tem várias técnicas, e algumas…


  • Estou há um ano operado do joelho que tive a lesão de LCA não sinto dor, e nem desconforto. A minha

    Estou há um ano operado do joelho que tive a lesão de LCA não sinto dor, e nem desconforto.
    A minha única dúvida é: eu consigo esticar a perna operada normal, mas não consigo dobra-la ela totalmente, quando estou sentado e tento colocar meu calcanhar na minha posterior ( abaixo da coxa).…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Fez sim, mas esse ganho de ADM (amplitude de movimento) deverá ser realizado junto à um fisioterapeuta que esteja vendo as características do seu exame de imagem realizado após a cirurgia.


  • Bom dia! Tenho 22 anos e fiz uma infiltração no joelho em razão de uma condromalacia patelar. Me

    Bom dia! Tenho 22 anos e fiz uma infiltração no joelho em razão de uma condromalacia patelar.

    Me recomendaram não praticar esportes por dois meses para fazer um fortalecimento antes. Sabem dizer se está correto? Existe algum risco se eu voltar a jogar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Dependendo do esporte, não é mesmo recomendado já praticar logo após a aplicação. Porém, dois meses é muito tempo. Voce poderia voltar por volta de 30 dias do procedimento realizado. Mas sempre…


  • Boa tarde!Tenho síndrome do carpo bilateral, operei a mão que estava pior.Sou merendeira. É vdd qu

    Boa tarde!Tenho síndrome do carpo bilateral, operei a mão que estava pior.Sou merendeira.
    É vdd que outra mão melhora,só pq operei a que estava pior?
    A síndrome pode voltar na mão operada?
    Mesmo após uma cirurgia bem sucedida tenho direito a uma readaptação ,já que minha…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Nao. Os sintomas da mão que não foi operada não irão mudar devido a cirurgia da mão pior. São coisas separadas, independentes. E sim a dor pode retornar na mao operada, mas nao é comum. E sim novamente,…


  • Boa tarde sou merendeira coloquei prótese no joelho posso fazer o mesmo serviço 9 horas por dia?

    Boa tarde sou merendeira coloquei prótese no joelho posso fazer o mesmo serviço 9 horas por dia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Depende dos movimentos que voce executa durante a profissão. Alguns com certeza dever ser evitados, outros não interferem.


  • O remédio astro pode ser usado para tratar dor de garganta?

    O remédio astro pode ser usado para tratar dor de garganta?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Pode, pq se trata da azitromicina. Um comprimido ao dia por ate 5 dias, sob receita medica controlada


  • Olá tive uma fratura na tíbia, porém não foi necessário cirurgia, mas o meu tornozelo está inchando

    Olá tive uma fratura na tíbia, porém não foi necessário cirurgia, mas o meu tornozelo está inchando um pouco, posso fazer compressa com gelo ou água quente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Nesta fase voce deve alternar, fazer compressas de gelo por 20minutos e duas horas depois fazer um pouco de compressas quentes, tambem por volta de vinte minutos, sucessivamente. Se persistir,…


  • Gostaria de saber se é possível fazer cirurgia minimamente invasiva do halux valgo (harmonização) se

    Gostaria de saber se é possível fazer cirurgia minimamente invasiva do halux valgo (harmonização) sem pinos.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Vai depender do grau de desvio e outros fatores. Mas sim, é possível realizar uma minimamente invasiva para hálux valgus


  • Tenho síndrome do túnel do carpo, no exame de eletroneuromiografia diz o seguinte:Neuropatia sensiti

    Tenho síndrome do túnel do carpo, no exame de eletroneuromiografia diz o seguinte:Neuropatia sensitivo motora desmielinizante com comprometimento axonal crônico nos nervos medianos bilateralmente. Gostaria de saber se tem cura com cirurgia ou se pode deixar sequelas?
    Sou funcionária pública,…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    A cirurgia é pouco invasiva, e costuma ser simples de liberação do nervo mediano. Não deixa sequelas, porém alguns casos os sintomas retornam com o tempo.

    Os derivados da cannabis…


  • Parafuso que fixa a prótese autrapassa o quadril. O que fazer?

    Parafuso que fixa a prótese autrapassa o quadril.
    O que fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Se estiver invadindo a articulação, na sua parte interna, aí sim deveria ser retirada. Se não for o caso, é não causar nenhum desconforto, só acompanhar com exames ao longo dos anos.


  • Fraturei o coccix a 3 anos, cicatrizou, mas tenho dores crônicas ao levantar e permanecer sentada po

    Fraturei o coccix a 3 anos, cicatrizou, mas tenho dores crônicas ao levantar e permanecer sentada por muito tempo, já fiz 3 infiltrações , duraram 1 ano e meio, e agora não fez efeito a ultima infiltração, devo retirar o coccix?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Você poderia ainda não fazer nenhuma cirurgia e tentar outras alternativas analgésicas mais eficientes. Uma delas, é o tratamento com Canabidiol (CBD), onde eu tenho boa resposta com meus pacientes.…


  • Fis cirurgia do túnel do carpo a 45 dias já posso pilotar moto.

    Fis cirurgia do túnel do carpo a 45 dias já posso pilotar moto.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Pode sim, desde que seus sintomas tenham melhorado obviamente e que seu cirurgião tenha liberado dessa atividade


  • Meu filho pois pino a 35 dias, pinos que vão ser retirados semana que vem, ele pode banhar de rio?

    Meu filho pois pino a 35 dias, pinos que vão ser retirados semana que vem, ele pode banhar de rio?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Marcos Dias

    Não é recomendado! Pois a água dos rios, podem causar uma infecção local (bactérias, fungos ou vírus). Primeiramente retirar os fios com o médico e depois de fechar e cicatrizar o ferimento dos…


Autor

Ortopedista - Traumatologista, Médico clínico geral, Especialista em Dor

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.