Perguntas do paciente (60)

  • Preciso tomar Tapazol para hipertireoidismo em jejum?

    Preciso tomar Tapazol para hipertireoidismo em jejum?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    O Tapazol pode ser ingerido sem necessidade de jejum


  • Olá tudo bem? Por favor se eu estiver um pouco acima do peso com o uso do Tapazol continuarei engordando

    Olá tudo bem? Por favor se eu estiver um pouco acima do peso com o uso do Tapazol continuarei engordando ou não?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    O Tapazol é usado para tratar hipertireoidismo causado por doença de Graves ou por nódulos de tireoide. O objetivo do tratamento é normalizar a função tireoidiana sem causar hipotireoidismo e,…


  • Um adenoma adrenal de 1,7cm precisa ser retirado?

    Um adenoma adrenal de 1,7cm precisa ser retirado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    A maioria dos adenomas adrenais não secretam hormônios, portanto o acompanhamento é o mais indicado. Exames laboratorias para avaliar se existe hipersecreção hormonal, e exames radiológicos para…


  • Tenho SOP e estou tomando metformina, e a minha menstruação está atrasada. Tem algo a ver com o r

    Tenho SOP e estou tomando metformina, e a minha menstruação está atrasada. Tem algo a ver com o remédio?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    Caso exista alguma possibilidade de estar grávida, é importante fazer o teste de gravidez.

    Com relação à metformina, a dose pode estar insuficiente ou, se a dose estiver adequada,…


  • Tenho a chamada síndrome do ovário policistico e fui a uma ginecologista e ela me proibiu de tomar

    Tenho a chamada síndrome do ovário policistico e fui a uma ginecologista e ela me proibiu de tomar o anticoncepcional receitado pelo meu antigo médico alegando que nenhum anticoncepcional não tem efeito de tratamento para a doença, queria saber se realmente não tem? Pois sonho em ser mãe!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    O anticoncepcional é um dos medicamentos utilizados para o tratamento da síndrome dos ovários policísticos. Ao desejar engravidar, suspende-se o contraceptivo e avalia se há necessidade de medicações…


  • Sou diabética tipo 2 e tomo 24 de NPH de manhã e 12 a noite, além de XigDuo 10/1000mg e tenho os níveis

    Sou diabética tipo 2 e tomo 24 de NPH de manhã e 12 a noite, além de XigDuo 10/1000mg e tenho os níveis controlados de glicose em 95 a 100. Porém passei no PA com dores nas costas, avisei da diabetes e aplicaram uma injeção de Voltarem que alterou para 200. É comum?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    A dor promove liberação dos hormônios adrenalina e cortisol, também chamados hormônios do stress. O aumento destes hormônios provocam elevação da glicose no sangue.


  • Tenho adenoma nas duas suprarenais. Agora que estou na menopausa o meu coração está sempre com taquicardia.

    Tenho adenoma nas duas suprarenais. Agora que estou na menopausa o meu coração está sempre com taquicardia. Já fiz todos os exames ao coração. e está tudo bem. Agora vou fazer nova tac abdominal e análise urina 24 h e também exames ao sangue. É possivel esta taquicardia ser provocada pelos adenomas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    A maioria dos adenomas adrenais são descobertos em exames de imagem do abdome realizados para investigar sintomas relacionados ao sistema digestivo e por isso são chamados incidentalomas.


  • Ola no comeco deste ano apresentei sintomas de hipo e fiz exame de sangue constou glicemia 42 estou me

    Ola no comeco deste ano apresentei sintomas de hipo e fiz exame de sangue constou glicemia 42 estou me alimentando a cada 2/3 horas por orientacao medica e mesmo assim acordo a noite e tenho que comer de madrugada quero fazer a curva glicemica mas nao posso ficar em jejum muito tempo o que faço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    Hipoglicemia pela madrugada ou em jejum em pessoas que não usam medicações para redução da glicose como nos indivíduos com diabetes ou em pessoas que não fizeram cirurgia bariátrica é chamada hipoglicemia…


  • Fiz bariátrica ha uns 10 anos. Foi aquela que corta, grampeia o estomago e coloca um anel. Eu entalo

    Fiz bariátrica ha uns 10 anos. Foi aquela que corta, grampeia o estomago e coloca um anel. Eu entalo muito, nao chego a vomitar, mas vivo entalando. penso em retirar o anel. Qual medico procuro para uma consulta? Pensei em Gastroenterologista ou Endoscopista, mas nao sei ao certo.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    Uma das principais causas de “entalo” após cirurgia bariátrica é a mastigação inadequada dos alimentos. Verifique se está mastigando bem os alimentos e se precisa de avaliação com o dentista.


  • Eu tomo Glifage XR 500 da Merck e percebi, já por 3 vezes na última semana, que o comprimido sai inteiro

    Eu tomo Glifage XR 500 da Merck e percebi, já por 3 vezes na última semana, que o comprimido sai inteiro nas fezes envolto por uma espécie de gosma amarela. Com uma luva retirei o comprimido da bacia, bastante escorregadio, e cortei ao meio, encontrando toda a substancia dentro dele. O que fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    A cápsula do Glifage não é digerida, mas a substância é absorvida adequadamente. A finalidade deste mecanismo de liberação prolongada da medicação é promover efeito durante 24 horas e permitir…


  • Olá! Sou homem e meu exame de sangue deu prolactina 27 microg/l sendo que o máximo é 20. Tenho casos

    Olá! Sou homem e meu exame de sangue deu prolactina 27 microg/l sendo que o máximo é 20. Tenho casos frequentes de impotência sexual. Este número tem alguma coisa a ver com este sintoma?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    É possível. O aumento da prolactina pode ser causado pelo uso de alguns medicamentos, alteração renal ou hepática, alteração da tireoide ou alguma alteração na hipófise. A. prolactina aumentada…


  • Para fazer reposição hormonal, devo procurar qual especialista? Ginecologista ou endocrinologista?

    Para fazer reposição hormonal, devo procurar qual especialista? Ginecologista ou endocrinologista? Grata.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    O endocrinologista ou o ginecologista são os especialistas treinados para indicar a terapia de reposição hormonal da menopausa, Converse com um destes especialistas da sua confiança.


  • Tenho 54 anos faz 2 ano que não tenho menstruação muito calores desânimo, tristeza, vontade de chorar

    Tenho 54 anos faz 2 ano que não tenho menstruação muito calores desânimo, tristeza, vontade de chorar toda hora não durmo só se eu tomar Rivotril. Está ajuntano muito gases no estômago fadiga vontade de arrotar toda hora mais as vezes não consigo ai começa às dores abdominal terríveis não consigo.…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    Quanto à menopausa, precisa avaliar a possibilidade de reposição hormonal desde que as contra-indicaçoes sejam respeitadas. Ajuda melhorar muito o humor, a qualidade do sono e a qualidade de vida.…


  • Olá, bom dia! Existe alguma interação da levotiroxina com cafeína? Posso tomar minha levotiroxina

    Olá, bom dia!

    Existe alguma interação da levotiroxina com cafeína? Posso tomar minha levotiroxina pela manhã em jejum e consumir café após uma hora sem problemas? Ou devo esperar 6 horas após tomar a levotiroxina para consumir cafeína?

    Grato!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    Trinta minutos em jejum é tempo suficiente entre a tomada de levo-tiroxina e o consumo de café.


  • Tomo Selene a 5 anos, e estou percebendo que estou com a libido bem reduzida, além de alguns vazos n

    Tomo Selene a 5 anos, e estou percebendo que estou com a libido bem reduzida, além de alguns vazos nas pernas e tenho muito inchaço. Pode ser do Selene? Estou muito preocupada. Esse anticoncepcional pode fazer mal em uso prolongado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    O acetato de ciproterona, um dos componentes do Selene, pode causar redução importante da libido e existem outros anticoncepcionais com menor potencial de interferir no desejo sexual.


  • Boa tarde, fiz a cirugia p regirada da tiroides há 3 meses e tomo Syntroid 112 , minha pressão ficou

    Boa tarde, fiz a cirugia p regirada da tiroides há 3 meses e tomo Syntroid 112 , minha pressão ficou alterada e esta alta , (sempre tive 12×8) quando caminho um pouco sinto como se tivesse feito muito exercício e a respiração fica um pouco pesada. Vou ter que tomar por 5 anos esta dose. Será…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    A dose de reposição do hormônio tireoidiano após retirada total da tireoide é definida conforme o resultado do exame histopatológico. Se mostrou benignidade, o objetivo é manter o TSH dentro da…


  • Gostaria de saber se a injeção de Diprospan faz engordar? E quanto tempo demora o tempo do efeito po

    Gostaria de saber se a injeção de Diprospan faz engordar? E quanto tempo demora o tempo do efeito pois depois de ter tomado a injeção de diprospan me sinto inchada estufada isso é o efeito da injeção de diprospan? Obrigado

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    O Diprospan, betametasona, é um corticoide de depósito com efeito que pode durar trinta dias ou até um pouco mais. Pode causar aumento do apetite, retenção de líquido e, consequentemente, aumento…


  • Olá bom dia, tenho hipertiroidismo de Hashimoto. Estou tomando Tapazol, posso tomar normalmente o an

    Olá bom dia, tenho hipertiroidismo de Hashimoto. Estou tomando Tapazol, posso tomar normalmente o anticoncepcional?
    Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    O anticoncepcional e o Tapazol ou metimazol podem ser tomados juntos e, é importante lembrar que mulheres com hipertireoidismo por doença de Graves devem ter a gestação planejada porque antes de…


    Te convidamos para uma consulta

    Primeira consulta Endocrinologia e Metabologia

  • Retirei a paratireoide inferior direita, isso faz que o paciente tenha facilidade a engordar?

    Retirei a paratireoide inferior direita, isso faz que o paciente tenha facilidade a engordar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    Temos quatro glândulas paratireoides localizadas próximos à tireoide. Diante da retirada de uma das glândulas, as outras vão substituir a função da paratireoide retirada. Na retirada de uma das…


  • Boa tarde! Minha mãe fez uma cirurgia de retirada da hipófise, agora apareceu muita anemia, pode s

    Boa tarde!
    Minha mãe fez uma cirurgia de retirada da hipófise, agora apareceu muita anemia, pode ser consequência da retirada da hipófise?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga

    Se houver hipopituitarismo (isto é, deficiência dos hormônios hipofisários) provocado pelo tumor ou pela necessidade de procedimento cirúrgico mais extenso ou radioterapia, pode surgir anemia passível…


Autor

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.