Perguntas do paciente (1547)

  • Depois de ficar uns 3 meses com o pé imobilizado , comecei a sentir dor no Tendão de Aquiles , bem

    Depois de ficar uns 3 meses com o pé imobilizado , comecei a sentir dor no Tendão de Aquiles , bem como num ossinho saliente que tenho atrás do calcanhar. Por que essa dor?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Pode ser causada pelo atrito do tendão com o osso proeminente. É necessário exame clínico para poder opinar com mais precisão.


  • Qual é a evolução da pseudoartrose congenita da tibia?

    Qual é a evolução da pseudoartrose congenita da tibia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Ruim. Mesmo com as modernas técnicas de tratamento (enxerto ósseo vascularizado da fíbula contralateral, resseção e transporte ósseo maciço com fixador externo circular) o número de cirurgias é…


  • Boa noite fiz uma cirurgia no tornozelo quebrei em 3 lugar está com um pino no calcanhar faz uma semana

    Boa noite fiz uma cirurgia no tornozelo quebrei em 3 lugar está com um pino no calcanhar faz uma semana e meu pé está o inchado e vermelho e normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. Pé vermelho e inchado é sinal de inflamação local e talvez, represente uma infecção. É preciso examenar cuidadosamente o pé e, eventualmente, realizar outros exames complementares para identificar…


  • Boa tarde fiz uma cirurgia no tornozelo,o médico já fez revisões e min encaminhou a fisioterapia,estou

    Boa tarde fiz uma cirurgia no tornozelo,o médico já fez revisões e min encaminhou a fisioterapia,estou fazendo no momento 12 sessões e eu bem avançado,a pergunta é , é normal a inchação no tornozelo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É preciso saber o diagnóstico, o motivo da intervanção cirúrgica, o tipo de cirurgia realizada, o motivo das reoperações, além de realizar exame clínico detalhado e avaliar cuidadosamente os exames…


  • Estou com diagnóstico de osso navicular acessório, sinto muitas dores a mais de 1 ano, já fiz fisioterapia

    Estou com diagnóstico de osso navicular acessório, sinto muitas dores a mais de 1 ano, já fiz fisioterapia com inúmeros antiinflamatórios e palmilhas, sem sucesso, será cirúrgico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A cirurgia é sempre uma opção possível diante da falha do tratamento conservador. O resultado da operação costuma ser bom e o risco envolvido na cirurgia é pequeno.


  • Fiz a operaçao do joanete. Quanto tempo normalmente cura a cicatriz depois de tirar os pontos ? E o

    Fiz a operaçao do joanete. Quanto tempo normalmente cura a cicatriz depois de tirar os pontos ? E o inchaço é normal por quanto tempo ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Cirurgias ortopédicas realizadas no antepé costumam cursar com edema residual (inchaço) por cerca de 4 a 6 meses, dependendo do tipo de operação realizada. Qualquer cicatriz no corpo humano leva…


  • Olá, quebrei o calcaneo do lado esquerdo fiz a cirurgia faz 5 meses coloquei pino e já estou andando

    Olá, quebrei o calcaneo do lado esquerdo fiz a cirurgia faz 5 meses coloquei pino e já estou andando só que meu pé e meu tornozelo fica muito inchado, isso é normal? Pois estou fazendo fisioterapia e continua a fica inchado

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sem realizar exame clínico detalhado e avaliar as imagens das radiografia pré e pós não é possível opinar sobre sua condição com responsabilidade.


  • tive uma fratura no tornozelo , foi feito cirugia , foi colocado placas e parafusos o medico falou que

    tive uma fratura no tornozelo , foi feito cirugia , foi colocado placas e parafusos o medico falou que o osso ja estar consolidado ja posso começar a forçar um pouco pra começar a andar ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Converse com seu médico. Ele é quem melhor conhece o seu problema pois foi quem realizou sua cirurgia.


  • É normal após fratura de tornozelo, ficar com o dedão do pé imóvel?

    É normal após fratura de tornozelo, ficar com o dedão do pé imóvel?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. Algo deve estar impedindo a mobilidade do dedão (hálux) e precisa ser investigada a causa.


  • Faz mais de um ano que faço tratamentos fisioterápicos e antiflamatórios e a dor não passa. Quero

    Faz mais de um ano que faço tratamentos fisioterápicos e antiflamatórios e a dor não passa. Quero saber se o próximo passo deve ser uma cirurgia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. É necessário verificar se o tipo de fisioterapia que está sendo executado está adequada. No caso da fascite plantar ser a causa do problema a realização do programa de alongamento da musculatura…


  • Geralmente para fratura bimaleolar, após a cirurgia para colocação de placa e parafusos, com quantas

    Geralmente para fratura bimaleolar, após a cirurgia para colocação de placa e parafusos, com quantas sessões sao necessárias para a recuperação total do paciente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É impossível precisar o número de sessões de fisioterapia devido ao grande número de variáveis envolvidas: 1) idade do paciente, 2) condição física pré-fratura, 3) tipo de fratura, 4) presença…


  • É normal depois de 10 meses cirurgia tornozelo (frat.bimaleolar) já consolidada, a soltura de 2 parafusos?

    É normal depois de 10 meses cirurgia tornozelo (frat.bimaleolar) já consolidada, a soltura de 2 parafusos? È aconselhável retirar a sintese diante disso ? Grata.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É preciso avaliar clinicamente e através dos exames de imagem os seguintes fatores: 1) a fratura está consolidada ?; 2) existe infecção local ?; 3) a soltura do implante está provocando sintomas…


  • Sou diabetica ha 4 anos tipo LADA, tenho 53 anos, bati com 2o dedo do pé 2 x, a ultima faz 1 mes, alem

    Sou diabetica ha 4 anos tipo LADA, tenho 53 anos, bati com 2o dedo do pé 2 x, a ultima faz 1 mes, alem do dedo o meio do pé esta doendo bastante e queimando, alem de inchar, ja fui a 2 medicos, raio x e anti-inflamatorio, não melhora, ameniza pouco, o que devo fazer ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Procure especialista com experiência no tratamento do pé diabético. Lesões deste tipo podem desencadear uma série de eventos que determinam amputação da extremidade, especialmente quando a circulação…


  • Rompi por completo o tendão do calcanhar esquerdo. Faz 27 dias que rompi, quais a possíveis implicações

    Rompi por completo o tendão do calcanhar esquerdo. Faz 27 dias que rompi, quais a possíveis implicações por conta da demora para operar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A necessidade de realizar uma cirurgia maior, com incisão mais extensa e, possivelmente, empregando transferência de outro tendão para preencher o espaço entre as extremidades rompidas do tendão…


  • Fui diagnósticada com coalisão tarsal do tipo fibrocartilaginosa. Apresento dor intensa após exercício

    Fui diagnósticada com coalisão tarsal do tipo fibrocartilaginosa. Apresento dor intensa após exercício físico de impacto e faço uso, há mais de 10 anos, de palmilha corretiva para pé plano. A recomendação me dada foi a cirurgia para colocação de pinos. Essa seria a mais recomendada?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Caso os sintomas dolorosos persistam, apesar do tratamento conservador com palmilha e órtese, a cirurgia pode ser uma boa opção de tratamento tanto para corrigir as deformidades presentes quanto…


  • Estou com metatarsalgia e um dedo do pé( o quarto dedo a partir do dedão) criando um caroço na articulação

    Estou com metatarsalgia e um dedo do pé( o quarto dedo a partir do dedão) criando um caroço na articulação e querendo se afastar pra esquerda. O que é isso? Tem tratamento, pois estou sentindo dores no pé e até na perna.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário exame clínico detalhado para que possa ser feito o correto diagnóstico. Existem várias causas possíveis relacionados com os sintomas relatados: 1) neuroma interdigital de Morton; 2)…


  • Tive uma fratura gravíssima de calcâneo esquerdo... estou fazendo fisioterapia estou com dois parafusos

    Tive uma fratura gravíssima de calcâneo esquerdo... estou fazendo fisioterapia estou com dois parafusos alongados de 10cm cada um pegando do calcanhar ate o peito do pe... meus movimentos estao bem limitados ainda. pelo q sei esses parafusos nao tiram quero voltar a correr sera q consigo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É preciso examinar detalhadamente seu pé e verificar se com a cirurgia o osso pode ser adequadamente reconstituído, além de verificar se as articulações entre o calcâneo e os demais ossos do tarso…


  • Vale a pena fazer a cirurgia para restaurar rompimento do tendão de Aquiles? Há dois anos tive esse

    Vale a pena fazer a cirurgia para restaurar rompimento do tendão de Aquiles? Há dois anos tive esse rompimento. hoje estou mancando e sinto dores ainda. Tenho 42 anos.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A cirurgia depende de quanto os sintomas estão atrapalhando o paciente. A recuperação da função após a cirurgia está diretamente relacionada com o tempo de duração da incapacidade antes de realizar…


  • osteomelite no calcanio tem cura, tem possibilidade de perde o pe?

    osteomelite no calcanio tem cura, tem possibilidade de perde o pe?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Existe a possibilidade da lesão não ser curada, mesmo após várias cirurgias. Dependendo do caso a amputação transtibial (perna) pode ser uma alternativa de tratamento. Entretanto, existem algumas…


  • Depois de uma cirurgia de artrodese no peito do pé onde foi colocado uma placa e cinco pinos, no futuro

    Depois de uma cirurgia de artrodese no peito do pé onde foi colocado uma placa e cinco pinos, no futuro tenho chances de voltar ao futebol?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Depende do problema e das condições pós-operatórias. É necessária avaliação clínica para poder responder a esta pergunta.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.