Perguntas do paciente (1547)
-
Tive uma fratura no calcâneo mas, segundo os médicos não seria necessário tratamento cirúrgico.
Tive uma fratura no calcâneo mas, segundo os médicos não seria necessário tratamento cirúrgico. Isso ocorreu a seis meses, já fiz varias seções de fisioterapia contudo, não consigo caminhar sem sentir incômodo. Isso é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não. É necessário examiná-lo clinicamente e verificar seus exames de imagem para verificar o motivo dos sintomas Entretanto, algumas fraturas do calcâneo, operadas ou não, podem levar cerca de…
-
Fiz a RNM e o laudo apresenta ruptura extensa do talofibular anterior, rotura parcial do tibiofibular
Fiz a RNM e o laudo apresenta ruptura extensa do talofibular anterior, rotura parcial do tibiofibular anterior e do calcaneofibular, estiramento do talofibular posterior e alterações pós estiramento dos folhetos superficial e profundo do complexo deltóide. Estou na fisioterapia, é o ideal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Lesões traumáticas que envolvem ruptura dos ligamentos do tornozelo, os chamados entorses, necessitam ter seu tratamento acompanhado pelo médico especialista. Não basta apenas seguir fazendo fisioterapia…
-
Fiz uma operação do calcanio dia há dois meses, não sinto dor, porém meu pe incha muito, é normal?
Fiz uma operação do calcanio dia há dois meses, não sinto dor, porém meu pe incha muito, é normal? O médico me liberou para andar de muleta com carga de 20% do peso no pé.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
No caso do tratamento de fratura do calcâneo (osso do calcanhar) o edema (inchaço) é prolongado. Mesmo com a cirurgia pode levar aproximadamente seis meses para regredir. Entretanto é preciso realizar…
-
Ha 2 meses que fiz cirurgia Hallux Valgus e continua inchado com dor no local isso e normal?
Ha 2 meses que fiz cirurgia Hallux Valgus e continua
inchado com dor no local isso e normal?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Na cirurgia do hálux valgo o inchaço (edema) costuma persistir por 4 a 6 meses, mas vai lentamente regredindo. Após seis meses, se o edema não desaparecer, provavelmente algo não está evoluindo…
-
Fratura bimaleolar dia 19/12/16 cirurgia 21/12/16. Placa 6 parafusos sendo um de sindesmose na fibula,
Fratura bimaleolar dia 19/12/16 cirurgia 21/12/16. Placa 6 parafusos sendo um de sindesmose na fibula, e 2 na tibia. Dia 22/2/17 iniciei fisio e estou na 6 sessão (4/3/17), No entanto meu tornozelo incha bastante se fico a maior parte do dia sentado trabalhando isso é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É melhor direcionar sua pergunta diretamente para o cirurgião ortopedista que o operou. Isto pode ser decorrente do trauma recente ou resultado de complicação(ões) decorrente(s) da cirurgia. Sem…
-
Quem fez cirurgia tornozelo com colocação placas e parafusos (bimaleolar fratura) pode fazer reposição
Quem fez cirurgia tornozelo com colocação placas e parafusos (bimaleolar fratura) pode fazer reposição hormonal após 3 anos de cirurgia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim. Este tipo de implante não interfere com a reposição hormonal.
-
é normal depois q fazemos uma cirurgia do dedo em martelo depois de duas, três semanas ele entortar
é normal depois q fazemos uma cirurgia do dedo em martelo depois de duas, três semanas ele entortar pra cima?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não. Normalmente após a cirurgia o que se espera é que o dedo permaneça alinhado na posição paralela aos demais artelhos (dedos do pé). Se o dedo torna-se mais elevado do que estava antes da operação…
-
Bom dia. Eu gostaria de saber fazendo favor o que é parafuso sindesmal. Também gostaria de saber se
Bom dia. Eu gostaria de saber fazendo favor o que é parafuso sindesmal. Também gostaria de saber se o médico retira todos os parafusos e a placa. Tive uma fratura no tornozelo unimaleolar, que foi no tornozelo esquerdo. Deu osteossíntese de fratura de maléolo lateral.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A retirada dos implantes (placas e parafusos) utilizados para fixar as fraturas do tornozelo é recomendado após a consolidação e remodelação óssea completa (aproximadamente 12 meses após a cirurgia),…
-
A osteomielite cronica pode passar de um membro a outro?
A osteomielite cronica pode passar de um membro a outro?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Normalmente não. A osteomielite costuma ser focal atingindo um único osso, mas pode ocorrer contaminação inadvertida caso durante o tratamento cirúrgico, por alguma razão, ocorra a inoculação das…
-
Sofri uma queda de escada há quase uma ano. Fiz cirurgia no pé direito. o tálus atravessou o navicular.
Sofri uma queda de escada há quase uma ano. Fiz cirurgia no pé direito. o tálus atravessou o navicular. Médico recomenda artrodese pois movimentos médio pé comprometidos. Muitas dores. Pergunto se após artrodese as dores vão sumir? Até que ponto os movimentos ficarão comprometidos?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A proposta da artrodese do tornozelo é eliminar a dor incapacitante. Nem sempre isto é completamente alcançado, mas na maioria dos pacientes operados com sucesso, o alívio da dor é grande. A cirurgia…
-
fiz cirurgia de joanete a 9 meses e continua inchando a cima do de pé e muito duro é normal?
fiz cirurgia de joanete a 9 meses e continua inchando a cima do de pé e muito duro é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não. É necessário avaliação clínica detalhada e avaliação dos exames de imagem para poder constatar as possíveis causas envolvidas na persistência do edema (inchaço) crônico no local.
-
Tive uma fratura no osso navicular, configurando em fratura cominutiva, também tive no cuneforme lateral
Tive uma fratura no osso navicular, configurando em fratura cominutiva, também tive no cuneforme lateral e no quarto metatarso. Foi um mes e dez dias com pé imobilozado, passei mais duas sem pisar, estou na oitava sessão de fisioterapia de dez, quanto tempo p voltar as atividades que sao pesadas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Fraturas múltiplas nos osso do tarso localizados no meio do pé (mediopé) frequentemente estão associados aos traumas de alta energia (acidentes de automóvel, motocicleta, atropelamento ou queda…
-
Minha mae é diabetica mas não tem feridas no pe. Porem sente umas fisgadas que parece uma queimação.
Minha mae é diabetica mas não tem feridas no pe. Porem sente umas fisgadas que parece uma queimação. O que fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
As possíveis causas deste sintoma são: 1) circulação sanguínea insuficiente (isquemia da extremidade); 2) inflamação e degeneração dos nervos das extremidades (neuropatia periférica). Ambas as…
-
Desde quando existe o tratamento do pé torto ? é possível o pé voltar ao normal sem cirurgia ?
Desde quando existe o tratamento do pé torto ? é possível o pé voltar ao normal sem cirurgia ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Desde os primórdios da medicina pois o pé torto é uma deformidade congênita presente ao nascimento altamente incapacitante, uma vez dificulta o apoio da pessoa em pé e também a marcha. O tratamento…
-
Após cirurgia do tornozelo , tenho impressão que meu tendão Aquiles encurtou.O que fazer?
Após cirurgia do tornozelo , tenho impressão que meu tendão Aquiles encurtou.O que fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Converse com o médico que o operou quais as alternativas de tratamento.
-
Ola, Tive 2 fraturas no maleolo, foi realizada cirurgia e colocado a placa com 2 parafusos. Tem cerca
Ola,
Tive 2 fraturas no maleolo, foi realizada cirurgia e colocado a placa com 2 parafusos.
Tem cerca se 5 dias, mas meu pé esta extremamente inchado, dói demais, não consigo dormir porque parece que o pe2 vai explodir.
Quando faço compressa com gelo melhora.
O que…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Conversar diretamente com o médico que o operou. Caso os sintomas estejam muito intensos e não consiga localizar seu médico, procure atendimento ortopédico imediato num pronto-socorro. A causa…
-
Tive uma ruptura parcial do tendão calcaneo e fiz a cirurgia em novembro, Agora voltei a ter dores e
Tive uma ruptura parcial do tendão calcaneo e fiz a cirurgia em novembro, Agora voltei a ter dores e minha ressonância indicou acentuada tendinose com rupruta de algumas fibras do tendão, rotura subtotal do ligamento talofibular anterior e derrame articular. Posso sofrer nova ruptura do tendão?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Caso a sutura direta da lesão aguda do tendão tenha sido feita aproximando as bordas rompidas de um tendão já previamente degenerado (tendinose prévia) talvez esta não tenha sido a melhor opção…
-
Se retirar os implantes do meu tornozelo após 3 anos cirurgia, o osso poderá ficar enfraquecido?
Se retirar os implantes do meu tornozelo após 3 anos cirurgia, o osso poderá ficar enfraquecido?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, mas durante curto período de tempo, aproximadamente 40 a 60 dias.
-
Tenho 30anos, sofri um acidente e fraturei a tíbia, fíbula e tálus. Estou querendo realizar artroplastia
Tenho 30anos, sofri um acidente e fraturei a tíbia, fíbula e tálus. Estou querendo realizar artroplastia total de tornozelo porém dizem que só realizam em idosos. É isso mesmo? Pois não quero perder o movimento travando ele com artrodese.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Após fratura grave envolvendo a tíbia, a fíbula e o tálus muito provavelmente ocorrerá sério comprometimento com perda importante da movimentação do tornozelo, qualquer que seja o tipo de tratamento…
-
Tenho no tornozelo há quase um ano (frat.bimaleolar) 1 placa e 4 parafusos. Só que 2 soltaram. Devo
Tenho no tornozelo há quase um ano (frat.bimaleolar) 1 placa e 4 parafusos. Só que 2 soltaram. Devo retirar somente os 2 que estão soltos ou toda a sintese? Se tirar somente os dois e os que permanecerem poderão vir a soltar também ? Obrig
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Se nenhuma complicação ocorreu na consolidação da fratura e na cicatrização dos ligamentos e os parafusos que se soltaram o estão incomodando, é melhor retirar todo o material de implante para…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…