Perguntas do paciente (1547)

  • Minha mãe tem 62 e é diabética. Ela sente muitas dores e ardência nos pes. Tem algum médico que

    Minha mãe tem 62 e é diabética. Ela sente muitas dores e ardência nos pes. Tem algum médico que faça este tipo de tratamento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. As dores crônicas podem ter como causa a neuropatia periférica. Se for o caso o neurologista ou anestesista especializado no tratamento da dor neuropática podem indicar tratamento medicamentoso.…


  • Fiz uma cirurgia no tornozelo e agora ja esta cicatrizando mais esta me dando uma coceira e enchendo

    Fiz uma cirurgia no tornozelo e agora ja esta cicatrizando mais esta me dando uma coceira e enchendo do bolhinhas na perna arredor da cirurgia o que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Consulte o médico que o operou para ele verificar qual é a natureza do problema examinando a área afetada pelas lesões que você mencionou.


  • Sofro de tendinopatia do Aquiles . Quais as restrições? Devo diminuir as caminhadas? Subir escadaria

    Sofro de tendinopatia do Aquiles . Quais as restrições? Devo diminuir as caminhadas? Subir escadaria ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário exame clínico detalhado para poder avaliar o estágio evolutivo da doença e propor um plano adequado de tratamento. Dependendo da situação uma cirurgia para substituição do tendão degenerado…


  • Tive um acidente de carro ja faz 3 anos, meu pe quebrou, coolocarm uma tala, apos retirada da tala me

    Tive um acidente de carro ja faz 3 anos, meu pe quebrou, coolocarm uma tala, apos retirada da tala me pe estava inchado e quebrado como ja havia imaginado, acabou calcificando errado, to sentido fortes pois os ossos estao fora do lugar. sera que exite a possibilidade de um cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim, uma cirurgia corretiva sempre é possível. Entretanto, é necessário verificar qual o tipo de cirurgia melhor se aplica ao seu caso em particular..


  • Feito cirurgia tornozelo dev. fratura bimaleolar com implantes. È aconselhável a retirada dos implantes?Se

    Feito cirurgia tornozelo dev. fratura bimaleolar com implantes. È aconselhável a retirada dos implantes?Se optar em ficar com eles , corro algum risco?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Os implantes ortopédicos metálicos não reabsorvíveis podem ser removidos após cumprirem seu papel, ou seja, após ter ocorrido a completa consolidação óssea. Sua retirada não é obrigatória, mas…


  • Fiz cirurgia de ruptura de tendão total gostaria de saber se a o material utilizado para costurar o

    Fiz cirurgia de ruptura de tendão total gostaria de saber se a o material utilizado para costurar o tendão " as linhas " terão que se retirada em uma nova cirurgia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Normalmente não, a menos que ocorra alguma complicação local como irritação tecidual (formação de granuloma de corpo estranho) ou infecção.


  • Fiz cirurgia de tornozelo devido fratura bimaleolar, com placa e parafusos estou com um e sinto arder

    Fiz cirurgia de tornozelo devido fratura bimaleolar, com placa e parafusos estou com um e sinto arder muto e as vezes muitas pinicadas e sintomas como choque é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É preciso realizar avaliação clínica detalhada para poder responder com segurança a sua pergunta.


  • Gostaria de saber a 1 ano e meio sofri um acidente no tornozelo perdi o osso cabeça de talus e tbm do

    Gostaria de saber a 1 ano e meio sofri um acidente no tornozelo perdi o osso cabeça de talus e tbm do maleolo medial. Fiz um procedimento mais ñ consigo andar sem auxilio de muletas ñ consigo apoia o pe foi indicado artrodese so qe tera que fazer raspagem da bacia esse procedimento é arriscado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Segundo o relato seu problema aparentemente é extremamente grave. Em situações como esta não existe solução simples e é necessário realizar o que chamamos "cirurgia de salvamento ". Não…


  • Fiz ultrassom do pé direito e constatou 2 neuromas de Norton. Foi indicado cirurgia, mas estou em dúvidas,

    Fiz ultrassom do pé direito e constatou 2 neuromas de Norton. Foi indicado cirurgia, mas estou em dúvidas, porque a dor melhorou e desinchou do nada...A pergunta é ...è imprescindível a cirurgia? A dor pode voltar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. A cirurgia é opcional e está indicada quando o desconforto nos dedos do pé não pode ser aliviado com medidas conservadoras de tratamento, tais como: modificação no tipo do calçado (ponta larga…


  • Tenho 22 anos, sofro de um problema de locomoção devido ao meu pré direito ser literalmente caído,

    Tenho 22 anos, sofro de um problema de locomoção devido ao meu pré direito ser literalmente caído, eu não tenho força para levantar o pé e nem para puxa-lo para a direita.
    Realizei algumas pesquisas e tudo indica que tenho a síndrome do pé caído, isto tem cura?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Cura não, mas tem tratamento. Dependendo da situação funcional em que se encontram os outros músculos da perna é possível realizar cirurgia de transferência muscular modificando a posição de um…


  • Quebrei 3 metacarpo da mão esquerda, e estou com o gesso já faz 50 dias e não consolidou até hoje,

    Quebrei 3 metacarpo da mão esquerda, e estou com o gesso já faz 50 dias e não consolidou até hoje, isso é normal ??? e quanto tempo em media uma fratura dessa se consolida ???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Se a fratura ocorreu no meio do osso metacarpo da mão (diáfise), provavelmente já está consolidada. É necessário exame clínico para constatar isto. As imagens nas radiografis da mão somente mostram…


  • Ha um mês atras apertei meu dedo na porta de um carro e o médio diagnosticou como dedo martelo, meu

    Ha um mês atras apertei meu dedo na porta de um carro e o médio diagnosticou como dedo martelo, meu dedo não voltou no lugar como era antes, o que devo fazer para tentar que o meu dedo volte no lugar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Para obter o que deseja minha sugestão é a de operar o dedo.


  • Após uma artroplastia de quadril , foi lesionado oei ciático é meu pé caiu , estou assim a 1 ano

    Após uma artroplastia de quadril , foi lesionado oei ciático é meu pé caiu , estou assim a 1 ano e quero fazer a transposição para o pé ficar reto , o que devo esperar da cirurgia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Apesar de indesejável, a lesão de um nervo periférico após cirurgia ortopédica é uma complicação possível. Cerca de um ano e meio após a lesão é improvável que o nervo vá se recuperar e, neste…


  • Sofri um acidente e tive uma eversão no tornozelo. Fiz muitas sessões de fisioterapia, após duas ressonâncias

    Sofri um acidente e tive uma eversão no tornozelo. Fiz muitas sessões de fisioterapia, após duas ressonâncias em períodos diferentes e idas ao médico. Porém meu movimento no tornozelo ainda é limitado e dói, além do inchaço. Fazer cirurgia seria a melhor opção para mim? Fazem 15 meses que machuquei

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É preciso examinar detalhadamente sua articulação, realizar testes específicos, além de analisar com cuidado as imagens da ressonância nuclear magnética antes de poder emitir qualquer opinião médica…


  • Estou pisando torto e também tenho joanete? Há alguma palmilha para isso?

    Estou pisando torto e também tenho joanete? Há alguma palmilha para isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não é possível emitir qualquer opinião responsável sobre seu problema sem antes realizar exame clínico detalhado e, eventualmente, avaliar exames de imagem caso sejam necessários para conseguir…


  • Há três semanas usei um salto mais alto que o de costume e fiquei com uma dor atrás do tornozelo.

    Há três semanas usei um salto mais alto que o de costume e fiquei com uma dor atrás do tornozelo. No início era só em movimentos maiores e ao acordar, daí fiquei um tempo sem sentir mais nada e semana passada a dor voltou e está frequente. Dói até pra andar. O que pode ser? Que exames devo fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário avaliação clínica para poder responder sua pergunta com responsabilidade. A causa mais provável é uma inflamação do tendão de Aquiles junto a sua inserção óssea no calcâneo. Frequentemente…


  • Tive uma fratura bimaleolar de tornozelo há 15 dias. Meu pé ficou equino devido no pós-operatório

    Tive uma fratura bimaleolar de tornozelo há 15 dias. Meu pé ficou equino devido no pós-operatório o não uso de robofoot. Agora o pé está caído e o médico quer que eu comece a fisioterapia e a colocar o pé no chão antes dos 60 dias. tem uma indicação de tratamento?.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não é possível emitir opinião responsável sobre seu problema sem antes realizar detalhado exame clínico e verificar o tipo de fratura do tornozelo nas imagens radiográficas.


  • Após uma longa corrida de coturnos passei a sentir fortes dores nos pés. Após inúmeros exames,que

    Após uma longa corrida de coturnos passei a sentir fortes dores nos pés. Após inúmeros exames,que nada mostraram, os médicos chegaram a conclusão que o excesso de corrida, mais o meu pé cavo, foram a causa. Palmilhas e fisioterapia de nada adiantaram. Falaram sobre osteotomia de weil. É seguro?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É impossível emitir opinião sem examiná-lo clinicamente. A osteotomia do colo metatarsal pode ser uma das opções possíveis, mas existem também outras alternativas que devem ser consideradas. Cada…


  • Feito cirurgia tornozelo colocação implantes por causa fratura 2 maléolos há 14 meses.Venho percebendo

    Feito cirurgia tornozelo colocação implantes por causa fratura 2 maléolos há 14 meses.Venho percebendo que meu tornozelo a cada dia está ficando mais rígido , flexionado menos e dolorido.Pode ser artrose?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. Estes sintomas mencionados são típicos do desenvolvimento da chamada "artrose pós-traumática" entretanto, é necessário avaliação clínica e dos exames de imagem para confirmar a suspeita…


  • Fiz cirurgia dos calcaneos bilateral depois de uma queda de 4 mts, apos 3 meses sem pisar comecei a andar

    Fiz cirurgia dos calcaneos bilateral depois de uma queda de 4 mts, apos 3 meses sem pisar comecei a andar mas quando ando mais doi e incha muito, assim como andar após um tempo sentado ou deitado. Será que vai diminuindo com o tempo e poderei voltar ao trabalho? Sou Enfermeiro. Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É muito difícil responder sua pergunta sem antes realizar exame clínico detalhado dos pés e analisar o aspecto das radiografias tanto pré quanto pós-operatórias.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.