Perguntas do paciente (1547)

  • material platina tem como ser rejeitado pelo corpo humano?

    material platina tem como ser rejeitado pelo corpo humano?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Os materiais utilizados para fixação óssea interna (placas, parafusos, hastes, grampos, próteses, etc) são confeccionados com aço inoxidável ou titânio. São ligas metálicas inertes e qualquer tipo…


  • Meu filho tem essa síndrome(unha-patela, pé torto congenito), gostaria de saber se esta síndrome tem

    Meu filho tem essa síndrome(unha-patela, pé torto congenito), gostaria de saber se esta síndrome tem relação com déficit de atenção e branquimetartasia no pé?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Pé torto equinovaro (conhecido como pé torto congênito) e braquimetatarsia (metatarso curto congênito, geralmente o do IV dedo do pé) podem ocorrer simultaneamente num mesmo paciente com relativa…


  • Foi feita uma raspagem no TALUS (á 15 anos) por conta de inflamação depois de torção. Há possibilidade

    Foi feita uma raspagem no TALUS (á 15 anos) por conta de inflamação depois de torção. Há possibilidade de reconstituir, trocar, enxertar cartilagem no osso para que eu volte a ter toda mobilidade do pé, e não sentir dor quando ando muito ou corro ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Para poder responder sua pergunta com responsabilidade é necessário realizar exame clínico detalhado e avaliar os exames complementares de imagem, tais como radiografias e tomografia computadorizada.…


  • Eu tenho 12 anos, o meu quarto dedo do pé não é aquele...lá em cima, mas ele é menor do que os demais,

    Eu tenho 12 anos, o meu quarto dedo do pé não é aquele...lá em cima, mas ele é menor do que os demais, e isso é nos dois pés, quero saber como é a cirurgia e o tratamento pra minha idade. E a duração do procedimento!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O aparente encurtamento desproporcional do IV dedo dos pés frequentemente está relacionado com o IV metatarso curto congênito (braquimetatarso). Na grande maioria dos casos trata-se apenas de um…


  • Fui operada ha 4 meses e o medico disse que depois de um ano tenho de retirar a placa e os parafusos...

    Fui operada ha 4 meses e o medico disse que depois de um ano tenho de retirar a placa e os parafusos... mas a minha duvida e como e que vai ser vou ter de ir na mesma a sala de operaçoes e levar anestesia e levar outra vez agrafos ??? enquanto tiver os agrafos nao vou poder andar???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário cuidadosa avaliação clínica e dos exames de imagem para poder responder sua pergunta.


  • Tenho doença de Haglund. Posso usar Cataflam para ajudar na inflamação?

    Tenho doença de Haglund. Posso usar Cataflam para ajudar na inflamação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Poder pode, entretanto o uso de medicamento antinflamatório não hormonal (AINH) é apenas paliativo na doença de Haglund (tendinopatia insercional do tendão de Aquiles) e seu uso prolongado pode…


  • Fiz uma cirurgia do maléolo lateral a 30 dias estou sem a tala e usando de vez em quando o robofut quando

    Fiz uma cirurgia do maléolo lateral a 30 dias estou sem a tala e usando de vez em quando o robofut quando vou sair o algum lugar.
    Quero saber quando vou poder começar a andar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sem realizar exame clínico detalhado e avaliar as imagens radiográficas tanto pré quanto pós-operatórias do seu tornozelo receio não ser possível responder sua pergunta.


  • Tive inflamação do metatarso nos 2 pés. FUI A 3 ortopedistas, fiz fisioterapia, acunpuntura, mas meus

    Tive inflamação do metatarso nos 2 pés. FUI A 3 ortopedistas, fiz fisioterapia, acunpuntura, mas meus pé ainda doem quando ando muito e tem uma sensibilidade constante.Tem jeito de ficar bom?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. É possível melhorar desde que seja feito o diagnóstico e o tratamento correto do seu problema. Para tanto, é necessário exame clínico detalhado para se conseguir identificar a causa das dores…


  • Tenho 17 anos e meu pé estala sempre quando eu faço movimentos circulares e movo meus dedos, as vezes

    Tenho 17 anos e meu pé estala sempre quando eu faço movimentos circulares e movo meus dedos, as vezes dói, tanto o pé quanto a minha panturrilha, mas não é sempre, eu devo me preocupar com isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário avaliação clínica detalhada e, eventualmente, exames de imagem para verificar se os estalidos estão relacionados a algum problema potencialmente sério nas articulações ou nos tendões…


  • O meu filho tem 3 anos e ele esta com o pe valgo levei a um ortopedista ele falo que é normal? Como

    O meu filho tem 3 anos e ele esta com o pe valgo levei a um ortopedista ele falo que é normal? Como devo proceder, pois sei que nao esta normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário examinar clinicamente para verificar a magnitude da deformidade e o potencial de problemas no futuro. Na grande maioria dos casos o pé plano é benigno, entretanto existem algumas situações…


  • Artrorrise do tornozelo se trata de um procedimento especifico para tratamento de pacientes com paralisia

    Artrorrise do tornozelo se trata de um procedimento especifico para tratamento de pacientes com paralisia cerebral?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não é específico, mas pode ser indicado em crianças ainda em crescimento que apresentam paralisia cerebral e deformidade no pé (pé plano grave).


  • Fiz uma cirurgia de alongamento da tibia, e agora o tendao encurtou. Quanto tempo vou ficar de gesso

    Fiz uma cirurgia de alongamento da tibia, e agora o tendao encurtou.
    Quanto tempo vou ficar de gesso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário avaliação clínica para poder verificar qual a verdadeira causa do seu problema para poder opinar sobre este assunto.


  • Fiz uma cirurgia do tornozelo, coloquei uma placa e 6parafuzos a 15 dias ainda sinto dores no local e

    Fiz uma cirurgia do tornozelo, coloquei uma placa e 6parafuzos a 15 dias ainda sinto dores no local e basta eu ficar alguns minutos com o pé para baixo que ele incha bastante, gostaria de saber se é normal? E também relacionado a tala, pois só uso quando saiu de casa, no restante do dia fico…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário realizar exame clínico detalhado além de avaliar com atenção as imagens das radiografia pré e pós operatório para poder opinar sobre sua condição com responsabilidade.


  • Tenho um filho que tem Macrodactilia nos 1, 2, e 3 dos dedos do pé direito. Só que ele tem um excesso

    Tenho um filho que tem Macrodactilia nos 1, 2, e 3 dos dedos do pé direito. Só que ele tem um excesso de carne na região plantar do pé. O único caso é a amputação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Na maioria dos casos sim. Dependendo da magnitude do problema a amputação é parcial, incluindo parte ou todos os dedos afetados.


  • Há 45 dias me operei de ruptura do tendão, meu médico já liberou para pisar e começar a andar sem

    Há 45 dias me operei de ruptura do tendão, meu médico já liberou para pisar e começar a andar sem a muleta, estou com dificuldade pois o pé inchado e dolorido dificulta e fico com medo de magoar. É normal esse inchaço e essa dor no começo do processo de colocar o pé no chão e pisar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não é possível emitir opinião responsável sem antes examinar o paciente. Hipoteticamente falando a recuperação de lesões e cirurgias ortopédicas costuma ser relativamente demorada, especialmente…


  • que oleos posso usar no curativo para pe diabetico?

    que oleos posso usar no curativo para pe diabetico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Nenhum. Se a ferida estiver limpa, lave-a com sabonete comum e soro fisiológica (baixo custo e eficaz).


  • Tenho tendinopatia insercional Aquiles. Há mais de um mês venho fazendo protocolo de Alfredson. Logo

    Tenho tendinopatia insercional Aquiles. Há mais de um mês venho fazendo protocolo de Alfredson. Logo no início as dores melhoraram bem. Mas de uns 3 dias para cá , elas voltaram O que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O tratamento conservador não está funcionando adequadamente no seu caso. Isto pode significar estadio avançado da doença e necessidade de considerar outras opções de tratamento, entre elas cirurgia.


  • Boa noite tv uma fratura no maléolo medial esquerdo há 30 dias ,meu pé está desinchado E consigo

    Boa noite tv uma fratura no maléolo medial esquerdo há 30 dias ,meu pé está desinchado
    E consigo movimentar sem problema será que já posso começar a colocar peso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não é possível opinar sem antes realizar exame clínico etalhado e verificar as imagens radiográficas do tornozelo fraturado.


  • Apos a artrodese de tornozelo não é necessária a fisioterapia, pra reaprender a andar sem fazer os

    Apos a artrodese de tornozelo não é necessária a fisioterapia, pra reaprender a andar sem fazer os movimentos normais, para o fortalecimento muscular, entre outros benefícios?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. Após a consolidação óssea da cirurgia é recomendado período de reabilitação com fisioterapia motora.


  • Já tenho 4 meses de cirurgia no tornozelo e sinto dor ainda quando caminho, isso é normal? Vai sarando

    Já tenho 4 meses de cirurgia no tornozelo e sinto dor ainda quando caminho, isso é normal? Vai sarando aos poucos quero voltar a praticar esporte logo

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Para tentar ajudá-lo primeiramente é preciso fazer o correto diagnóstico sobre o que está acontecendo com sua articulação. Desta forma realizar exame clínico detalhado e avaliar as imagens radiográficas…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.