Perguntas do paciente (1547)

  • Feito cirurgia tornozelo por causa frat. bimaleolar há quase 2 anos. Quando está muito calor sinto

    Feito cirurgia tornozelo por causa frat. bimaleolar há quase 2 anos. Quando está muito calor sinto um incomodo no lugar dos implantes. È normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Depende do tipo de incômodo. Pode estar relacionado com o atrito da placa e da cabeça dos parafusos com a região da pele e tecido subcutâneo. Após dois anos este material de implante não é mais…


  • tenho uma haste ha ja faz quase 7 anos e estou tendo dores ultimamente fortes e puxando a perna tendo

    tenho uma haste ha ja faz quase 7 anos e estou tendo dores ultimamente fortes e puxando a perna tendo dificuldades ate mesmo para andar isso e normal ou tenho q retirar la?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário avaliação clínica e radiográfica para determinar a causa da dor e a necessidade de retirar a haste.


  • Tenho um ossinho saliente atrás do meu calcanhar que dói quando flexiono o tornozelo. Parece que a

    Tenho um ossinho saliente atrás do meu calcanhar que dói quando flexiono o tornozelo. Parece que a região do tendão de aquiles também dói. O que pode ser?
    Obrigado

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Tendinopatia insercional do Aquiles, conhecida como síndrome de Haglund.


  • Quanto tempo demora para consolidar uma artrodese de tibio talar ?

    Quanto tempo demora para consolidar uma artrodese de tibio talar ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Normalmente 12 à 16 semanas nos casos aonde não estão presentes previamente à cirurgia os seguintes fatores de risco previamente: diabetes, osteoporose, Artrite Reumatóide, déficit circulatório,…


  • Eu tenho coxatrose bilateral resultante de displasia no quadril esquerdo e fui submetido a cirugia

    Eu tenho coxatrose bilateral resultante de displasia no quadril esquerdo e fui submetido a cirugia e coloquei prots sou considerado como deficiente ou nao?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A melhor opção é contactar o médico que o operou e pedir orientações.


  • Fiz uma cirurgia em outubro de 2013 após uma fratura de tornozelo, foi colocado uma placa e sete parafusos,

    Fiz uma cirurgia em outubro de 2013 após uma fratura de tornozelo, foi colocado uma placa e sete parafusos, quero retirar o material por que me limita e sinto algumas dores. A minha pergunta é. Vou ter que usar muleta no pos operatorio, ou posso usar uma bota?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Uma combinação dos dois. Normalmente a bota é mais confortável, mas nos primeiros quinze dias do pós-operatório deve-se preservar o apoio utilizando também muletas.


  • Minha mae fraturou a tíbia e a fibula e num dos lugares do corte ta saindo muita secreção isso pode

    Minha mae fraturou a tíbia e a fibula e num dos lugares do corte ta saindo muita secreção isso pode ser algo sério?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. Caso a secreção seja purulenta significa que ocorreu infecção no local. Neste caso é imperativo tratamento cirúrgico para drenagem do pús. Entretanto a confirmação do tipo de secreção requer…


  • Meu tornozelo direito estala desde que me entendo por gente. Hoje tenho 24 anos. Nunca senti nenhuma

    Meu tornozelo direito estala desde que me entendo por gente. Hoje tenho 24 anos. Nunca senti nenhuma dor no local, apenas ao andar na rua, ou subir escadas, ele estala muito. É algo que devo me preocupar ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. É relativamente comum nes pessoas sentirem ou mesmo ouvirem estalos em algumas articulações do corpo. Não se sabe exatamente a causa deste fenômeno, mas desde que a pessoa não sinta nenhum…


  • Me falaram que a cirurgia de retirada da joanete é um dos pós operatórios mais doloridos que tem,

    Me falaram que a cirurgia de retirada da joanete é um dos pós operatórios mais doloridos que tem, é verdade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Falso. Atualmente técnicas modernas de anestesia e analgesia pós-operatória provocam mínimo desconforto ao paciente.


  • Tenho 17 anos, e já faz alguns meses que meu pé direito vem estalando praticamente a cada 3 passos

    Tenho 17 anos, e já faz alguns meses que meu pé direito vem estalando praticamente a cada 3 passos que dou, estou preocupada não posso nem pisar no chão direito que começa os estalos, e são altos a ponto de minha mãe ouvir estando passos longe de mim, como devo proceder?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É preciso realizar exame clínico detalhado e, eventualmente, exames de imagem na região do pé e tornozelo para poder responder sua pergunta com responsabilidade.


  • Devido ter ficado mais 50 dias imobilizada apos cirurgia tornozelo ,por motivo de fratura bimaleolar,

    Devido ter ficado mais 50 dias imobilizada apos cirurgia tornozelo ,por motivo de fratura bimaleolar, perdi massa muscular na panturrilha que esta fina e flácida. Tem como voltar ao normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário programa intensivo de fisioterapia assistida realizada por profissional experiente, com duração de pelo menos 60 minutos/dia, cerca de 2 a 3 vezes por semana. A recuperação completa…


  • Qual a diferença entre pan artrodese e artrodese tríplice de tornozelo?

    Qual a diferença entre pan artrodese e artrodese tríplice de tornozelo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Na artrodese tríplice são fusionadas três articulações do pé: calcâneo-talar, talonavicular e calcâneo-cubóide. Na panartrodese além da fusão das três articulações acima mencionadas, o tornozelo…


  • Meu marido teve o tendão de Aquiles removido essa semana devido a uma bacteria contraida na cirurgia

    Meu marido teve o tendão de Aquiles removido essa semana devido a uma bacteria contraida na cirurgia para a reconstituição do tendão. Existe alguma maneira de reimplantar o tendão? Transplante talvez?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Após a cura da infecção e cicatrização da ferida é possível avaliar a possibilidade de realizar a transferência de um outro tendão para substituir o tendão de Aquiles. Entretanto a viabilidade…


  • Tive uma fractura do astragalo, devido a acidente foi reconstruido atraves de cirurgia com colocação

    Tive uma fractura do astragalo, devido a acidente foi reconstruido atraves de cirurgia com colocação de parafusos, agora tenho uma necrose do mesmo qual seria o tratamento mais indicado, já ouvi falar em colocar uma "cunha" será o melhor?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A fratura do tálus tem prognóstico reservado. Complicações como a necrose avascular deste osso são comuns. A necrose avascular pode cursar com colapso e esmagamento do osso e destruição da articulação…


  • depois da cirurgia posso voltar a usar salto alto naõ com muita frequencia.mas tipo uma vez cada 15

    depois da cirurgia posso voltar a usar salto alto naõ com muita frequencia.mas tipo uma vez cada 15 dias?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O calçado de salto alto (altura superior a 3 centímetros) e ponta estreita é o principal fator correlacionado com o aparecimento e recidiva da deformidade conhecida como hálux valgo (joanete) nas…


  • Tem 1 ano e 9 meses que fui operada de uma fratura trimaleolar e ainda sinto muita dor é normal?

    Tem 1 ano e 9 meses que fui operada de uma fratura trimaleolar e ainda sinto muita dor é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. É necessário avaliação clínica e dos exames de imagem para poder identificar a causa da persistência nas dores após transcorrido tanto tempo desde a cirurgia.


  • Tive uma fratura do pilão tibial, no tornozelo em março/16, fiquei 90 dias sem por o pé no chão,

    Tive uma fratura do pilão tibial, no tornozelo em março/16, fiquei 90 dias sem por o pé no chão, mas fazia a fisioterapia. Hoje, 6 meses dpois tive alta, porém sinto mtas dores na parte posterior ao andar, o que pode estar acontecendo? Há exercicios que posso fazer afim de melhorar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Dependendo do mecanismo que causou a fratura (queda de altura, acidente de motocicleta, atropelamento ou colisão de automóveis), do grau de fragmentação óssea e da presença ou não de exposição…


  • Olá boa tarde, tenho uma pessoa na familia que tem o pé torto e nós gostariamos de saber se teria

    Olá boa tarde, tenho uma pessoa na familia que tem o pé torto e nós gostariamos de saber se teria algum problema ele fazer a cirurgia, por que já é adulto tem 28 anos. Quais os procedimentos? e riscos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É possível corrigir o pé torto congênito em qualquer idade. Entretanto quanto mais se aguarda para iniciar o tratamento maior a dificuldade técnica da correção e pior o resultado. Hoje em dia a…


  • Cair numa altura de 7 MS que brei o calcâneo do pe esquerdo ,fragamentou todo o calcâneo não me operaram

    Cair numa altura de 7 MS que brei o calcâneo do pe esquerdo ,fragamentou todo o calcâneo não me operaram porque não dava mais recupera a forma original do calcâneo ,depois de dois anos ando mancando um pouco será que mais tarde vou sofrer com uma artrose?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A resposta para sua pergunta é sim. Quase que invariavelmente os sintomas relacionados com fraturas graves do calcâneo costumam ser incapacitantes. Eventualmente pode ser necessária cirurgia para…


  • quando se sabe que a placa e os parafusos estao sendo rejeitados qual sintomas?

    quando se sabe que a placa e os parafusos estao sendo rejeitados qual sintomas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Quando existe dor local e o material de implante (placas e parafusos) encontra-se salientes abaixo da pele. Outra situação que é confundida com "rejeição" é a ocorrência de infecção pós-operatória.…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.