Perguntas do paciente (885)

  • Bom dia. Tenho 42 anos e sou prof de mat e bio. Recentemente tive uma consulta com um psiquiatra num

    Bom dia. Tenho 42 anos e sou prof de mat e bio. Recentemente tive uma consulta com um psiquiatra numa clínica particular para pegar receitas de: clonazepam e escitalopram. Pois, o sus de minha cidade estava sem médico no postinho. Aproveitei para relatar alguns sintomas de autismo q venho percebendo desde a infância, já que existe essa gama de informações hj. Sintomas como: 1- não entendo o que as pessoas falam desde criança (é como se fosse grego na hr em que estão falando. Só entendo por escrito ou desenhos), 2- minha mãe foi instruída a me levar na fono, quando criança, 3- dificuldades para iniciar uma conversa, manter e finalizar, 4- nunca entendi: sarcasmos, ironias, piadas, linguagens faciais e corporais dos outros, maldades ou brincadeiras, 5- sempre procurei ser perfeccionista, organizado e metódico ao ponto de
    medir as minhas arrumações no guarda-roupas com a régua, 6- sempre fiz listas para organizar os itens do dia, da semana; inclusive sobre a forma como pensar, 7- tenho medo e timidez de rodas sociais; não gosto de ajuntamento de pessoas; prefiro ficar
    e fazer as coisas sozinho, 8- não consigo vestir cordões, pulseiras, blusa de manga comprida, gola, sentir cheiro de perfume, óleo diesel, frituras e sou fotofóbico, 9- fico com vontade de rir em momentos sérios, como: velórios, quando uma pessoa está falando sério ou está triste, 10- por vezes, minha fala descasa com os gestos e tenho falas infantis, 11- sempre tive: enxaqueca, insônia, pesadelos, ansiedade, depressão e síndrome do pânico e minha mãe morreu com Alzheimer (entre outros), 12- não consigo fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e, quando uma pessoa fala junto comigo, acabo repetindo o que a outra pessoa disse, 13- sou tbm pianista de músicas eruditas, 14- etc. Na 1° consulta esse psiquiatra disse q possivelmente tenho asperger e me passou risperidona. Entre a 1° e a 2ª consulta, conversei com um advogado (pois, pretendo ter o BPC porque não páro em emprego nenhum) falou para eu não dizer q tenho estudo. Como não sei mentir, mostrei para o psiquiatra meus diplomas. Daí, ele disse que poderiam ser outras coisas e mandou eu procurar um psicólogo. Gostaria de saber o que tenho. Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Amigo, com todo respeito, vc acha mesmo que seria uma atitude responsável "dizer o que vc tem" com base em uma mensagem de texto? Diagnóstico médico é uma coisa muito séria e NUNCA deve ser feita de forma tão leviana como à partir de um relato de texto. Vc descreveu vários sintomas q sugerem autismo, mas o diagnóstico somente pode ser realizado após uma detalhada e extensiva investigação médica.


  • Minha filha de 18 anos apresenta desafios em interações sociais desde a infância. Ela tem grande nec

    Minha filha de 18 anos apresenta desafios em interações sociais desde a infância. Ela tem grande necessidade de rotina, sensibilidade elevada a estímulos e dificuldades na regulação emocional. Também manifesta comportamentos repetitivos, alto interesse por temas específicos, seletividade alimentar e crises em momentos de sobrecarga, podendo se ferir. Sua comunicação verbal e expressões faciais são reduzidas, e ela encontra dificuldades para interpretar interações sociais. Gostaria de entender mais sobre esse conjunto de características e possíveis abordagens para auxiliá-la.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Vc praticamente descreveu as características do transtorno do espectro autista como descrita no DSM e em livros, o q significa que certamente já estudou à respeito desta condição. Sugiro que leve a sua filha para uma avaliação com um bom psiquiatra e, durante o atendimento, evite usar termos técnicos q já aprendeu nos seus estudos. Descreva o q te preocupa e os sintomas q te chamam atenção da forma q seria mais natural e intuitiva para vc. Quando estudandos psiquiatria por conta própria há um enorme tendencia de superdiagnosticar e de patologizar comportamentos normais. Por exemplo, já vi pais dizendo que o filho tem "seletividade alimentar" pelo menos simplesmente não gostar de algumas frutas e legumes, mas aceitando o consumo da maior parte das opções. Ou relatando "comportamentos repetitivos" o uso excessivo de celular.
    Saber se ela está ou não dentro do espectro é o primeiro passo para a ajudar. Caso ela tenha o diagnóstico confirmado, um livro que recomendo se chama "Leve pra quem? Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte".


  • Estava sem sono, uma prima minha faleceu e eu está muito agitado e acabei tomando 5 gotas de Rivotri

    Estava sem sono, uma prima minha faleceu e eu está muito agitado e acabei tomando 5 gotas de Rivotril. É madrugada de quinta para sexta, meia noite e meia. No domingo tenho uma festa onde terá cerveja. Posso beber um pouco? Ou não é recomendado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    O uso de 5 gotas de rivotril (0,5mg) com uma distância temporal de praticamente 2 dias não irá impedir o uso de álcool.


  • é normal uma pessoa que tem TOC sentir um aperto no coração sempre que tem pensamentos de teor homic

    é normal uma pessoa que tem TOC sentir um aperto no coração sempre que tem pensamentos de teor homicida?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Sim, é normal. Quando a pessoa com TOC tem pensamentos/vizualizações obsessivas de conteúdo violento/agressivo, é normal se sentir muito angustiado pela presença indesejada e de tais pensamentos, sentir repúdio, nojo, vergonha, medo e sintomas físicos relacionados à presença de emoções fortes como aperto no coração.


  • Um esquizofrenico pode trabalhar como medico? Exercer a pofissão? Cursar medicina?

    Um esquizofrenico pode trabalhar como medico? Exercer a pofissão? Cursar medicina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Discursos lindos sobre inclusão à parte e de volta para a realidade. São raros os casos de esquizofrenia em que a pessoa tenha habilidades preservadas (capacidade cognitiva, estabilidade emocional, disciplina e dedicação, capacidade de interação social) para exercer profissões de alta complexidade como a medicina.
    Existem casos de excessão em que o curso da doença é mais benigno, responde e adere bem ao tratamento ao ponto de cursar uma faculdade difícil? Existem. Tenho paciente com esquizofrenia que completou doutorado. Mas são a excessão, não a regra. Cada caso precisa ser visto de forma individualizada, de forma que não é possível realizar generalizações de quem NENHUM paciente com esquizofrenia seja capaz de ser médico ou de que QUALQUER paciente com esquizofrenia seja capaz de ser médico. Infelizmente a realidade é que a maioria não será (e nem terá interesse de ser).


  • Tomei cloridrato de fluoxetina durante uma semana completa. Após esse período interrompi o uso do me

    Tomei cloridrato de fluoxetina durante uma semana completa. Após esse período interrompi o uso do medicamento. Gostaria de saber quanto tempo leva pra sair completamente do organismo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Mais importante do q a sua pergunta é o pq quer saber isto, tenho ctz q está é a verdadeira dúvida q vc tem, e não um dado técnico.
    De qq forma o tempo de eliminação de um fármaco é calculado pela meia vida do fármaco multiplicado por 5 (ou seja, 5 tempos de meia vida).
    Meia vida é o tempo q o organismo demora para eliminar 50% da medicação. Uma meia vida a concentração cai para 50%, 2 meia vida para 25%, 3 meia vida para 12,5%, 4 meia vida para 6,25%, 5 meia vida para 3,125% da concentração original.
    No caso da fluoxetina, o tempo de meia vida varia de 2 a 3 dias (isso é uma média, dependendo o organismo (idade, peso, metabolismo hepático, comorbidades, etc) a meia vida pode ser maior menor).
    Assim o tempo para eliminar a fluoxetina do organismo é, em média, 10 a 15 dias. (OBS: este é o antidepressivo com maior tempo de meia vida de todos).


  • Meu filho tem 2 anos e 5 meses a psiquiatria receitou Neuleptil 4% estou com medo de dar por ser de

    Meu filho tem 2 anos e 5 meses a psiquiatria receitou Neuleptil 4% estou com medo de dar por ser de uso adulto, e na farmácia ninguém quer vender pq seria administrado por uma criança, então não sabemos se ela cometeu um erro na hora de receitar a medicação, oq eu faço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Vale a pena verificar se ele realmente quis prescrever o neuleptil 4% ou se seria o neuleptil 1%.


  • Estava medicado com hidroxicloroquina. Comecei a ter ansiedade. Usei durante uns meses e parei a uns

    Estava medicado com hidroxicloroquina. Comecei a ter ansiedade. Usei durante uns meses e parei a uns 25 dias. A ansiedade continua. Pode ser sintoma da hidroxicloroquina?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Não, não pode.


  • É comum autistas ter tics oculares mas não ter outros stims?

    É comum autistas ter tics oculares mas não ter outros stims?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Stim são esteriotipias, é um sintoma diferente do tique. O que o autista pode ter são as esteriotipias. O tique é um outro diagnóstico, que também pode ocorrer junto com o autismo.


  • Olá! Como parar de tomar sertralina, e o que poderia substituir de forma natural?

    Olá! Como parar de tomar sertralina, e o que poderia substituir de forma natural?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Para suspender o uso da sertralina (ou de qualquer outro antidepressivo) o teu médico vai precisar avaliar:
    1- Se vc está bem, sem os sintomas para os quais a sertralina foi prescrita,
    2- Há quanto tempo está bem,
    3- Se no teu caso é possível tratamento exclusivamente não medicamentoso ou se é um caso de uso contínuo da medicação
    4- Se o momento para retirar a medicação é pertinente (qual a situação de vida atual?, está passando por grandes estresses ou dificuldades? O quão prejudicial seria voltar a depressão ou ansiedade neste momento da sua vida caso o desmame não funcione?)
    5- Se há outras medicações em uso que precisariam ser retiradas primeiro
    6- Se vc tem acesso e disposição para fazer psicoterapia
    7- Se vc tem acesso e disposição para cuidar da própria saúde mental, cuidando do seu sono, vida social, espiritual, da sua alimentação, garantir tempo de lazer, dentre outros.
    8- Dependendo da dose da sertralina será orientada uma redução gradual da dosagem até suspender a medicação
    9- Será feita uma reavaliação após o desmame para verificar se vc se mantém bem após a retirada da sertralina.


  • Com a mudança de hábitos, alimentação, atividade física, pode parar pondera depois de 6 meses?

    Com a mudança de hábitos, alimentação, atividade física, pode parar pondera depois de 6 meses?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Depende. Qual a dose da medicação? Para qual (ou quais) motivos ela foi prescrita? Trata-se de um quadro leve, moderado ou grave? Houve boa resposta ou é um quadro refratário? Os sintomas estão bem controlados (e se sim há quanto tempo)? A situação de vida atual é propícia para retirar a medicação? Há outras medicações sendo utilizadas? Está fazendo psicoterapia? Para a maior parte das condições o tempo mínimo de uso recomendado é de 1 ano.
    Enfim amigo, impossível responder sem conhecer o teu caso pessoalmente.


  • Faço uso de escitalopram 5mg há 22 dias,não me sinto bem,quero parar como fazer desmame? Tenho 65 a

    Faço uso de escitalopram 5mg há 22 dias, não me sinto bem, quero parar como fazer desmame?
    Tenho 65 anos, tomei para ansiedade

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Converse com o teu médico sobre o que está acontecendo. Ele poderá avaliar exatamente o que está acontecendo:
    1 se vc não se sente bem pois não teve toda melhora precisava (o que é bem possível já está usando uma dosa abaixo da mínima do remédio, mesmo para sua idade),
    2 se o que chamas de não se sentir bem é efeito colateral do escitalopram
    3 se não se sente bem por outra razão sem relação com o seu tratamento atual.
    4 se o melhor é amentar o escitalopram para sua dose mínima de 10mg
    5 se é melhor trocar a medicação
    6 se é melhor suspender a medicação
    7 avaliar outras intervenções não medicamentosas que possam te ajudar.


  • Olá, eu estou confusa quanto a mim mesma, eu consigo manipular as pessoas ou as formas como elas vêe

    Olá, eu estou confusa quanto a mim mesma, eu consigo manipular as pessoas ou as formas como elas vêem as coisas para ter o que quero, e as vezes faço isso sem nem mesmo perceber, e na maior parte do tempo penso como deve ser matar outra pessoa, enterrar um corpo, ou até ser presa, penso em matar meu pai, nao sei se seria capaz mas é um pensamento frequente, a anos, tenho um rancor muito grande por ele que só aumenta, tenho medo do que posso fazer, o que tudo isso poderia ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Com estas queixas eu investigaria transtornos de personalidade (os quais podem cursar com sentimentos inadequados e exagerados de raiva e rancor e comportamento manipulador) e transtorno obsessivo compulsivo. O TOC pode cursar com pensamentos de conteúdo violento/agressivo que ficam voltando na mente da pessoa. Recomendo muito que busque avaliação com psiquiatra e com psicólogo.


  • No outro dia, após a ingestão de bebida alcoólica, posso usar Rivotril?

    No outro dia, após a ingestão de bebida alcoólica, posso usar Rivotril?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Se você especificamente pode utilizar rivotril, com ou sem o uso de bebidas alcoólicas no dia anterior, não é possível responder sem ter te avaliado pessoalmente. Entretanto, o uso de bebida alcoólica há mais de 24 horas não contraindica o uso de rivotril.


  • Boa tarde, adquiri distonia segmentar no braço, pescoço e costas. Tudo indica ser pelo uso excessiv

    Boa tarde,
    adquiri distonia segmentar no braço, pescoço e costas. Tudo indica ser pelo uso excessivo de RITALINA. Em quanto tempo aproximadamente essas contrações involuntárias tendem a desaparecer?
    Obrigado

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Bom dia! Distonia não consta como um efeito colateral na bula da ritalina (um dos nomes comerciais do metilfenidato) e nem em livros de psicofarmacologia (pesquisei em dois diferentes).

    Se você se intoxicou com a ritalina, tomando doses acima do máximo indicado (80mg ao dia é a dose máxima em adultos), aí sim existe o relato de contrações musculares involuntárias na bula da medicação.

    Efeitos colaterais que realmente podem ocorrer com a ritalina (como perda de apetite e taquicardia) normalmente desaparecem no mesmo dia, já que a duração da ação desta medicação é em torno de 4 horas.


  • A Vortioxetina afinal serve ou nao para sintomas ansiosos, como TAG, sindrome do panico, TOC etc? Ca

    A Vortioxetina afinal serve ou nao para sintomas ansiosos, como TAG, sindrome do panico, TOC etc? Cada medico diz uma coisa. Alguns dizem que ajuda sim e ate resolve, outros dizem que é muito fraco para ansiedade. Qual é a verdade na pratica clinica?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Bom dia! Confirmando a sua visão de que cada psiquiatra fala uma coisa, te afirmo que existe ensaio clínico randomizado comprovando a eficácia da vortioxetina para o tratamento de transtorno de ansiedade generalizada, além de ter esta indicação citada em livros de psiquiatria.
    Por ser uma medicação relativamente nova, é provável que ela seja eficaz para o tratamento de outros transtornos para os quais ainda não existem estudos publicados.
    Pessoalmente já tratei casos de TOC com sucesso, mas não existem estudos comprovando esta indicação.


  • Olá tomo pondera xr a 8 dias, uso 12 mg mas me sinto muito estranho e quero parar é possível que me

    Olá tomo pondera xr a 8 dias, uso 12 mg, mas me sinto muito estranho e quero parar, é possível que me cause abstinência?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Converse com o seu psiquiatra, muitos efeitos colaterais surgem e desaparecem no nas 2 primeiras semanas de tratamento, de forma que talvez a melhor conduta seja simplesmente esperar os efeitos colaterais desaparecerem.
    Eu não recomendo suspender, introduzir, aumentar ou reduzir a dose de medicações sem orientação médica.
    Caso o teu médico opte por suspender a medicação, não vejo a menor necessidade de fazer desmame no seu caso em específico pois:
    1 o tempo de uso é extremamente curto, de forma que não houve sequer tempo da medicação atingir seu efeito pleno e
    2 a dose já é muito baixa (na verdade é uma subdose, já a dose mínima recomendada é de 20mg).


  • O Lítio pode causar constipação intestinal? Pois estou utilizando 900mg há 50 dias para tratamento d

    O Lítio pode causar constipação intestinal? Pois estou utilizando 900mg há 50 dias para tratamento de transtorno ciclotímico e meu intestino sempre foi regulado antes do medicamento. Com certeza o benefício que o tratamento traz é ótimo, mas esse efeito está sendo um pouco desconfortável; Já tenho uma alimentação balanceada e com bastante fibra, vegetariana, atividade física e hábito de beber água. Fiz a troca de medicamento do Torval CR para o Lítio devido queda de cabelo. Gostaria de entender como amenizar esse efeito. Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Não, não pode. O lítio pode causa amolecimento das fezes ou mesmo diarréia.


  • Estou tomando o brintelix de 10 mg há dois meses e estou me sentindo muito indisposta e desanimada d

    Estou tomando o brintelix de 10 mg há dois meses e estou me sentindo muito indisposta e desanimada demais. Isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    O que vc descreveu pode fazer parte de um quadro depressivo que não teve melhora completa, pode ser causado por insônia ou sono de má qualidade, pode ser causado por diversas condições médicas gerais (anemia, hipotireoidismo, quadros infecciosos, etc).
    É muito pouco provável que se trate de efeito colateral do brintellix.
    Somente avaliação com o teu médico para elucidar a causa.


  • Tive uma queda muito grande de Testosterona devido ao stress de um emprego ruim. Isso me causou enor

    Tive uma queda muito grande de Testosterona devido ao stress de um emprego ruim. Isso me causou enormes problemas sendo que um deles é a Disfunção Erétil. Meu urologista me recomendou buscar um.psiquiatra após descartar qualquer problema físico. É possível que eu consiga recuperar minha ereção somente na área da saúde mental?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Tomás Rotelli de Olivieira Ferreira

    Recomento mto que também busque um bom psicólogo especializado em sexualidade!


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.