À 6 meses sofro de dores crônicas e por vezes incapacitantes, fiz vários exames, RMcranio, coluna,

7 respostas
À 6 meses sofro de dores crônicas e por vezes incapacitantes, fiz vários exames, RMcranio, coluna, abdômen,eletroneuromiografia, reumatologicos, tds ok. Internada por 2 vezes a médica sugeriu ser síndrome somatoforme, já me trato à 4 meses com Amitriptilina, Venlanfaxina Fluxtar. Demora a ver resultados?
A dor quer ser compreendida. Ela não quer ser tolerada. A dor pede investigação porque a sua função é alertar que algo não está bem. Se a questão médica em relação ao corpo físico está sendo acompanhada, é o momento de refletir como você tem lidado com a dor ao longo de sua vida. Qual o significado que você dá para a dor. Nisto a psicologia poderá ajudar. Você já teve encaminhamento para psicólogo? É bem interessante este tipo de trabalho. A dor é séria, dói, certamente merece todo nosso respeito e atenção. Te encorajo a buscar um atendimento psicológico.

Olá! As pessoas que sofrem de transtornos somatoforme apresentam sintomas físicos, onde a dor é o foco da doença cuja a origem é psicológica.
Essas condições são acompanhadas por altos níveis de angústia, preocupações e dificuldades para seu funcionamento diário.
Frequentemente as pessoas procuram cuidados médicos que é importante. Mas podem tornar-se socialmente isolados e ter problemas com a vida profissional e familiar. Procure ajuda psicológica o quanto antes.
Fique bem.Estou a disposição.
Olá!
É difícil dizer se o resultado que você espera vai demorar ou não, pois há de se considerar tanto os resultados que você está esperando, quanto a porção de tempo que para você é demorar ou não. E se você considerar procurar orientação com o seu médico sobre os efeitos esperados dos medicamentos, o tempo hábil para isso e se há outras condições/determinantes para que os resultados esperados ocorram?
Olá! Acredito que conviver com a dor não é nada fácil. Quando estamos com dor pensamos logo que estamos adoecendo e temos a tendência de pensarmos em algo que é muito desagradável a ponto de buscar um médico e fazermos todos os exames possíveis para ver, o que está acontecendo. E foi assim que você fez e fez certo. Porque além da dor existia o medo imagino eu. Medo do pior. Não constatando nada a dor persistiu e a partir daí pensou no transtorno somatoforme onde a dor existe com sintomas físicos mas a origem é de fundo psicológico. Acredito que os remédios vão ajudar e muito, eles melhoraram a dor mas a causa da dor sugiro que busque um profissional da psicologia. A partir desse tratamento medicamentoso e psicológico o que você espera de um bom resultado pode acontecer de forma mais eficaz. Obrigada pela atenção e confiança.
Síndrome somatoforme encontra-se fortemente ligado a questões psicológicas. Nesses casos, é fundamental que seja realizado um acompanhamento com psicólogo. Resultados do tratamento variam muito de pessoa para pessoa.
Olá! Um bom dia para você. Respondendo sua pergunta, as questões relacionadas ao soma (corpo) que possuem fonte na psique (mente) se manifestam muitas vezes através do corpo. Pacientes com questões somáticas como parece ser o seu caso, manifestam os sintomas psíquicos através do corpo. O corpo está comunicando o que você não está conseguindo expressar através da palavra. No caso quando temos uma infecção o corpo avisa pela febre, quando há algo no psíquico, sintomas como ansiedade aparecem. Quando mesmo pelos sintomas psíquicos não há compreensão e elaboração do problema, então o corpo e a mente usam de ser recurso primordial para avisar a pessoa de que há um problema, uma luz vermelha piscando. No seu caso, estes problemas que vens apresentando. Primeiramente é sempre importante descartar a possibilidade de ser algo orgânico com um médico especialista. Descartada esta hipótese o tratamento de referência é psicológico. Fico a disposição caso hajam maiores dúvidas.
Recomendo procurar um profissional que atenda com acupuntura ou Auriculoterapia. Pode ajudar bastante. Também recomendo o uso da hipnose clínica. A hipnose é muito eficiente em casos de dores crônicas. Estou a disposição para esclarecer dúvidas. Boa sorte.