A depressão a longo prazo pode causar danos ao cérebro e a memória?
2
respostas
A depressão a longo prazo pode causar danos ao cérebro e a memória?
A depressão não tratada esta associada a prejuízos cognitivos por exemplo na memória. Essa é uma das razões que tornam importante procurar por assistência médica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Importante questionamento! Com a evolução da medicina e estudos que acompanham pacientes por muitos anos, é possível entender um pouco melhor como a depressão se comporta a longo prazo e seus efeitos cumulativos ao cérebro. Já é bem estabelecido na literatura que a depressão gera uma cascata de eventos envolvendo o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, gerando uma condição inflamatória ao organismo. Quando a depressão não é tratada adequadamente, esse processo permanece ativo e causando prejuízos tanto ao cérebro e memória, quando a todo organismo, como o aumento da resistência à insulina e de eventos cardiovasculares. Com isso, podemos concluir que por meio de um tratamento precoce e eficaz da depressão, você também estará prevenindo as suas consequências indesejadas!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A pediatra da minha filha passou Clenil HFA 250mc sendo 2 jatos pela manhã e 2 jatos à noite, não seria muito para uma criança?
- Toda vez que eu tomo café eu fico com um mal estar uma tontura forte, o que deve ser?
- Toda vez que vou aferir a pressão em consultório ou com pessoas estranhas , minha pressão é alterada para bem mais que o normal. Já fiz dois exames MAPA e deu tudo normal. Faço monitoramento em casa tbm e está sempre normal. Qual tratamento devo fazer para curar esse problema?
- Tomei durante 1 mês o escitalopram 20 mg do laboratório biossíntese e agora estou usando da Geolab há 7 dias porém percebi que estou mais agitada e tive crise de choro e estou desanimada isso é comum? Devo me preocupar
- Tomo 6 gotas de rivotril para ansiedade, mas estou tratando. por quanto tempo posso tomar Rivotril?
- Tomo escitalopram de 15 mg a 1 mês, meu médico aumentou a dose para 20mg recentemente, porém ele acrescentou bupropiona de 150mg sendo que tenho ansiedade generalizada, tô na dúvida por qual motivo ele fez esse acréscimo de bupropiona, já que bupropiona é uma vilã da ansiedade. Qual seria o sentido?
- Fui receitado para ansiedade generalizada e insônia 75mg dorene manhã e noite e prisma 3mg a noite. Gostaria de saber os riscos e se está de acordo com o tratamento?
- Tenho ansiedade e tenho desvio de septo . Toda vez q meu nariz entope da gatilho para minha ansiedade e sinto falta de ar .. É comum ?
- É normal ficar tenso? Ficar estressado todo tempo? Ficar preocupada? Fica ansioso
- posso ter ansiedade sem ter a crise de ansiedade? ou só sei que tenho se tiver a crise?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1143 perguntas sobre Ansiedade
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.