A desrealização é passageira? Ela é causada pela ansiedade?

9 respostas
A desrealização é passageira? Ela é causada pela ansiedade?
Bom dia a desrealização pode ter varias causas, não somente pela ansiedade, pode ser estresse grave, abuso emocional, negligencia durante a infância, abuso subido ou testemunhado, etc. A desrealização se enquadra nas áreas dos Transtorno Dissociativo, portanto precisa de um diagnostico com muito cuidado com base nos sintomas para descartar as outras possíveis causas e encaminhada para a psicoterapia. Se no teu caso pode ser passageira depende das causas e do tempo que esta instalada na pessoa, precisa se deixar ajudar de um psicologo/a e dar inicio a um processo terapêutico que te ajude a intender melhor tua historia e ser ajudada a superar as dificuldades emocionais que se enfrentam no dia dia. Uma psicoterapia que ajuda a trabalhar mais profundamente a desrealização pode ser o EMDR e o Brainspotting.

Olá, a desrealização apesar de geralmente ser associada a ansiedade, pode ter várias causas. Ela faz parte dos Transtorno Dissociativo, por isso é necessário se feito um diagnóstico cauteloso para indicar o tratamento correto com medicação e psicoterapia. Sobre ser passageira, somente um diagnóstico e tratamento preciso dirão, além do tempo lógico. Independente da abordagem a psicoterapia pode te ajudar, porém procurar um profissional com experiência e conhecimento sobre o assunto trará mais chances de sucesso.
Esse quadro que você está apresentando de desrealização precisa ter uma avaliação mais criteriosa; pois atribuir a causa apenas a ansiedade é muito simplista. Para se descobrir a verdadeira causa é preciso procurar um profissional de psicologia e fazer uma psicoterapia.
Boa noite,

Sim, a desrealização quando ocorre tem breve duração, instante, porém pode acompanhar a pessoa por anos.

A desrealização é manifesta em experiências de irrealidade ou distanciamento em relação ao ambiente ao redor (p. ex., indivíduos ou objetos são vivenciados como irreais, oníricos, nebulosos, inertes ou visualmente distorcidos).

A desrealização pode ser a manifestação de um quadro de Transtorno Dissociativo, ou mais especificamente Transtorno de Desrealização.

Pode ser também, um sintoma de diversos quadros clínicos, desde os transtornos de ansiedade até os transtornos psicóticos.

De modo geral, é comumente correlacionada aos picos de ansiedade, mas como já exposto, há outros fatores deflagradores e cada caso demanda investigação e mapeamento criterioso.
Se você ou alguém apresentou o que você identificou como desrealização sugiro uma consulta psicológica para uma avaliação. A ansiedade pode sim levar a quadros dissociativos, mas não é a única causa possível.
Olá, pode ser que sim ou não. A desrealização está presente em alguns quadros psiquiatricos, é necessário avaliar caso a caso.
Olá. Tudo bem? O sintoma que relatou pode ser uma das causas de ansiedade. No entanto, é preciso uma avaliação mais detalhada para saber que outros aspectos você sente que houve alteração para se chegar a compreender o que tem como ansiedade. Desta maneira, o acompanhamento psicológico junto da avaliação médica, pode contribuir para que você tenha mais clareza do que está vivenciando. Espero ter ajudado. Abraço.
Olá! A desrealização pode ter varias causas, como: ansiedade, estresse, algum tipo de abuso e outras situações e emoções. Minha sugestão para você é buscar o auxílio do psicólogo para um diagnóstico mais apurado e focado no seu bem estar e desenvolvimento. Com a Terapia, você poderá ter uma compreensão sobre o que tem lhe ocorrido, emoções e sensações, bem como, descobrir como lidar com cada situação. Espero ter contribuído. Cuide-se!
Primeiramente é necessário esclarecer que a desrealização é um elemento e a ansiedade é outro, um pode ser motivado pelo outro e vice-versa, mas isso precisa ser investigado na terapia cautelosamente e detalhadamente.A desrealização na maioria das vezes é causadas por fatores de idealização juntamente com componentes de frustração, isso pode ter o efeito de ansiedade, mas nem sempre. Recomendo que busque a terapia para ter uma maior abrangência acerca de sua história e os motivos de alguns acontecimentos, isso levará algum tempo, mas valerá a pena.

Cuide-se!