A insônia pode tirar a libido ao ponto de não sentir prazer na relação sexual?

5 respostas
A insônia pode tirar a libido ao ponto de não sentir prazer na relação sexual?
Costumo receber em meu consultório muitas pessoas com problemas de insônia.

Perder o sono é um dos sinais de que algo não vai bem. Podemos perder o sono por diversos motivos, no entanto preocupações intensas e pensamentos contínuos são comuns para quem sofre de insônia. Ao ficar sem dormir adequadamente o corpo e a mente ficam cansados impossibilitando o funcionamento adequado, principalmente no sexo. A questão da falta de prazer pode ser percebida na relação sexual mas será que há prazer em viver?

Muitas vezes esses pensamentos que ocupam a cabeça exatamente na hora de dormir são aqueles que precisam ser falados e elaborados. A psicoterapia pode ajudar nestas questões. Seria bom fazer uma consulta com um psicólogo para experimentar falar sobre tudo o que te preocupa e descobrir se o que está causando a insônia vem de questões emocionais.

Transtornos do sono precisam ser avaliados, preferencialmente, por equipe multidisciplinar, e podem sim afetar a libido por interferir no bem estar e na disposição geral do indivíduo.
Porém, cabe ao médico detectar condições orgânicas que estejam desencadeando a insônia, como por exemplo, sintomas do climatério e/ou menopausa, sintomas ansiosos e/ou depressivos que ainda não estejam bem caracterizados, inversão do ciclo sono-vigília (relativamente frequente em pacientes idosos principalmente que vivem sozinhos e com inatividade), dores crônicas osteo-articulares ou nevrálgicas (nervos) que pioram à noite, alterações hormonais como hiper ou hipotireoidismo, dentre outras.
Cabe ressaltar, que antes de qualquer medida farmacológica, é necessário avaliar o ambiente, as atividades e tipo de alimentação durante o dia e no período próximo ao horário de dormir.
Boa noite! Pode sim, é preciso fazee uma avaliação médica neurológica. Após isso, investigar os aspectos emocionais. Boa sorte
Olá!
A insônia não está diretamente relacionada à perda ou redução da libido,mas é possível que tanto sua insônia quanto sua redução da libido tenham a mesma causa,um transtorno de ansiedade ou depressivo,por exemplo,ou até mesmo o estresse.
Precisas passar por uma avaliação psicológica ou psiquiátrica para que o diagnóstico possa ser feito e o tratamento possa ser iniciado.
A insônia modifica todo o corpo e a mente prejudicando e trazendo vários sintomas.