A insônia pode tirar a libido ao ponto de não sentir prazer na relação sexual?

5 respostas
A insônia pode tirar a libido ao ponto de não sentir prazer na relação sexual?
Costumo receber em meu consultório muitas pessoas com problemas de insônia.

Perder o sono é um dos sinais de que algo não vai bem. Podemos perder o sono por diversos motivos, no entanto preocupações intensas e pensamentos contínuos são comuns para quem sofre de insônia. Ao ficar sem dormir adequadamente o corpo e a mente ficam cansados impossibilitando o funcionamento adequado, principalmente no sexo. A questão da falta de prazer pode ser percebida na relação sexual mas será que há prazer em viver?

Muitas vezes esses pensamentos que ocupam a cabeça exatamente na hora de dormir são aqueles que precisam ser falados e elaborados. A psicoterapia pode ajudar nestas questões. Seria bom fazer uma consulta com um psicólogo para experimentar falar sobre tudo o que te preocupa e descobrir se o que está causando a insônia vem de questões emocionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Transtornos do sono precisam ser avaliados, preferencialmente, por equipe multidisciplinar, e podem sim afetar a libido por interferir no bem estar e na disposição geral do indivíduo.
Porém, cabe ao médico detectar condições orgânicas que estejam desencadeando a insônia, como por exemplo, sintomas do climatério e/ou menopausa, sintomas ansiosos e/ou depressivos que ainda não estejam bem caracterizados, inversão do ciclo sono-vigília (relativamente frequente em pacientes idosos principalmente que vivem sozinhos e com inatividade), dores crônicas osteo-articulares ou nevrálgicas (nervos) que pioram à noite, alterações hormonais como hiper ou hipotireoidismo, dentre outras.
Cabe ressaltar, que antes de qualquer medida farmacológica, é necessário avaliar o ambiente, as atividades e tipo de alimentação durante o dia e no período próximo ao horário de dormir.
Boa noite! Pode sim, é preciso fazee uma avaliação médica neurológica. Após isso, investigar os aspectos emocionais. Boa sorte
Olá!
A insônia não está diretamente relacionada à perda ou redução da libido,mas é possível que tanto sua insônia quanto sua redução da libido tenham a mesma causa,um transtorno de ansiedade ou depressivo,por exemplo,ou até mesmo o estresse.
Precisas passar por uma avaliação psicológica ou psiquiátrica para que o diagnóstico possa ser feito e o tratamento possa ser iniciado.
A insônia modifica todo o corpo e a mente prejudicando e trazendo vários sintomas.

Especialistas

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Patricia Eduarda Biselli

Patricia Eduarda Biselli

Homeopata

Curitiba

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 219 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.