Estou tomando Deller há pouco mais de 2 meses, sendo que há 40 dias a dose foi aumentada para 100mg.

4 respostas
Estou tomando Deller há pouco mais de 2 meses, sendo que há 40 dias a dose foi aumentada para 100mg. A ansiedade melhorou bastante mas tenho insônia e não consigo dormir sem tomar alprazolam, 0,25mg. Tentei tomar loredon para dormir mas não resolveu. É possível que a insônia se resolva apenas com o antidepressivo? Ou a insônia é efeito colateral persistente do deller?
É possível, sim, que o Deller cause insônia persistente, principalmente em doses mais altas. Em alguns casos o sono melhora sozinho, mas quando há dependência de alprazolam, o tratamento precisa ser ajustado pois não é ideal manter assim.
O melhor agora é avaliar se a insônia é efeito colateral ou se precisa ajuste de dose/medicação.
Agende uma consulta psiquiátrica comigo para ajustarmos o tratamento e regular seu sono com mais segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Sua dúvida é muito pertinente e a situação que você descreve é relativamente comum na prática clínica.

O Deller (desvenlafaxina) é um antidepressivo da classe dos IRSN, com efeito estimulante para parte dos pacientes. Ele costuma melhorar a ansiedade ao longo das semanas, como aconteceu com você, porém a insônia pode surgir ou persistir, especialmente após aumento de dose, como ocorreu aos 100 mg. Esse efeito está relacionado à maior ativação noradrenérgica, que pode dificultar o início e a manutenção do sono.

Respondendo objetivamente às suas perguntas:

É possível que, com o tempo, o próprio antidepressivo ajude a regular o sono, à medida que o sistema nervoso se adapta. Isso costuma acontecer entre 8 e 12 semanas após o ajuste da dose.

No entanto, em algumas pessoas, a insônia se mantém como efeito colateral persistente, mesmo com boa resposta ansiolítica.

O fato de o loredon (lorazepam) não ter funcionado e você precisar do alprazolam 0,25 mg sugere que a insônia tem um componente farmacológico ativador, e não apenas ansiedade residual.

Isso não significa falha do tratamento, mas pode indicar a necessidade de:

ajuste de horário do Deller (preferencialmente pela manhã),

redução de dose,

associação temporária de um indutor de sono mais adequado,

ou até troca do antidepressivo, se o prejuízo do sono for maior que o benefício obtido.

Demonstro preocupação com seu descanso, pois sono é parte essencial da melhora da ansiedade. Recomendo discutir essas opções com seu psiquiatra, sem suspender nada por conta própria. Fico à disposição para tirar dúvidas online e acompanhar sua evolução, sempre com foco no seu bem-estar.
Bom dia!!
É possível que a medicação esteja interferindo no seu sono, mas isso pode ser apenas um efeito de adaptação que tende a melhorar com o tempo. Caso os sintomas persistam, e considerando que você está tendo bons resultados com a desvenlafaxina, o ideal é buscar alternativas para regular o sono junto com sua psiquiatra, sem recorrer necessariamente aos benzodiazepínicos, como o alprazolam, que são medicamentos mais potentes e indicados preferencialmente para situações de crise.
A insônia pode ser causada pela sua ansiedade, nesse caso tomar Deller melhora. Pode ser causada pelo próprio Deller. Nesse caso precisaria de medicação para dormir.
A terceira opção é problemas com higiene do sono. Pesquise esse termo no google, vai encontrar bastante informação.
A quarta opção é que a insônia tenha iniciado com a ansiedade, mas hoje ela existe independente da ansiedade. Nesse caso vai precisar de medicações para dormir ou psicologo.

Especialistas

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 241 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.