A minha neta de 8 anos voltou a fazer xixi e coco na calcinha, consultamos uma psicóloga que disse q

17 respostas
A minha neta de 8 anos voltou a fazer xixi e coco na calcinha, consultamos uma psicóloga que disse que ela poderia estar tentando chamar a atenção, seria isso possível?E como ajuda_la?
Olá, como está? Antes de tudo, tenha em mente que "chamar a atenção" não significa que sua neta esteja fazendo isso de forma proposital. Talvez, esta seja a maneira que ela encontrou para se comunicar com vocês, pois nem sempre o que sentimos é traduzido em palavras de uma forma direta, ainda mais durante os primeiros anos de vida. Tente acolher sua neta, ouvi-la e criar um ambiente seguro para entender o motivo desse comportamento regressivo. Caso seja possível, aconselho ainda buscar ajuda profissional.

Olá, Bom dia! Sim, isso é absolutamente possível. Muitas vezes, a forma de chamar a atenção de pais e avós é regredindo, pois há a memória de que quando se era mais nova, recebia mais atenção e cuidado ativo dos pais. Entenda que ela está "agindo" dessa forma de maneira inconsciente, ou seja, ela não faz de propósito: ela deve estar com dificuldade de segurar/controlar. É difícil dizer aqui o porque ela está se manifestando dessa forma, mas algo ela quer comunicar para pais e cuidadores. Seria importante levá-la a uma consulta com um psicólogo infantil, para que assim ela possa ser ouvida e compreendida, e fazer com que naturalmente essa dificuldade de segurar os excrementos se acabe.
Olá, bom dia!
O desfralde, é a primeira situação em que a criança se depara com o controle do seu próprio corpo, com o passar dos tempo, ele vão aprendendo a controlar o ambiente através dessa "habilidade" que estão desenvolvendo.
Se a criança compreende que, se fazer xixi, é a forma de ela ganhar atenção das pessoas ao seu redor, ela vai repetindo esse comportamento. Para interromper é importante dar atenção antes desse comportamento se repetir. E quando ocorrer, diminuir a atenção dada a criança.
Esse processo será melhor orientado em terapia infantil, fico a disposição para ajuda-las.
É Importante consultar um pediatra para descartar a possibilidade de alguma condição física que dificulte o controle dos esfíncteres. Até uma infecção urinaria pode atrapalhar esse processo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá. Primeiro precisamos lembrar que a explicação não é tão simples assim. Com 8 anos não podemos dizer que a criança faz isso apenas para chamar a atenção. Este comportamento mostra um sofrimento que ela está passando e não está sabendo elaborar. Momentos de regressão no desenvolvimento, geralmente quer dizer que a criança está passando por algum sentimento e situação que precisa de um adulto para ajudá-la entender, pois sozinha ainda não é capaz. É preciso olhar o contexto e o momento familiar que ela está inserida para poder compreender melhor a causa dessas ações. Se possível, procure um psicólogo infantil para poder lhe orientar melhor.
Ola! Podem existir diversos motivos para que isso possa estar acontecendo. Para ajuda-la, o melhor seria levá-la a um psicologo, para buscar o motivo disso estar acontecendo. Porvavelmente algo no territorio dela esta acontecendo, uma marcação de territorio (por exemplo, quando nasce um irmaozinho, quando nao consegue ter espaco em casa, no quarto, enfim... ) São dois conflitos que ela pode estar vivenciando: "segurar a barra" e "marcar territorio".. se precisar de mais ajuda, fique à vontade em chamar.
Olá!
Imagino que ainda tenha restado algumas dúvidas em relação ao caso de sua neta e que essas questões ainda não foram sanadas. Não há uma forma simplista e reduzida para explicar ou compreender um comportamento como esse, portanto o ideal é levar a sua neta em um profissional da psicologia que possa acompanhá-la.
Olá, é interessante a senhora continuar levando sua netinha para o psicólogo investigar mais as causas desse comportamento. Abçs!
Olá, boa tarde!
Recomendo continuar o acompanhamento psicológico e procurar compreender quais fatores podem estar influenciando o comportamento da sua neta. O apoio da família é fundamental para que ela consiga lidar com esse comportamento.
Olá, boa tarde! Recomendo buscar uma outra profissional. Voltar a fazer terapia. O que pode estra por trás dessa fase de fazer xixi? Voltemos atrás, como foi desfralde dela? foi algo rápido, foi respeitoso? levando em consideração o tempo dela?E mais, te levo a uma reflexão, como está o emocional das pessoas que moram na casa dela, dos pais ou avós? Como ela está na escola? Lembre-se por trás de um comportamento, tem sempre uma comunicação.
Olá! Sem acesso ao histórico de interação da sua neta, não é possível responder a essa pergunta. Mas, de repente, pode ser sim. Tudo depende do contexto. Recomendo a continuação do acompanhamento psicológico e que você converse com a psicóloga da sua neta para que ela possa te explicar melhor como chegou a essa hipótese. Entender os fatores que tem influenciado o comportamento da sua neta é fundamental para que possam descobrir juntas a melhor forma de lidar com o que tem acontecido. Cuide-se bem!
Olá, Isso pode ser devido a um tipo de ansiedade desenvolvido por aspectos inconscientes da criança. Não diria simplesmente chamar à atenção, mas penso em uma ansiedade que usa essa forma de pedir ajuda. Penso que uma escuta empática dessa criança poderá ser de grande valia, com o objetivo de compreender seus sentimentos, seus medos...
Um Psicodiagnóstico seria o ideal na identificação da ou das ansiedades em questão que estão fazendo com que ela tenha uma regressão ao estágio anterior de sua infância.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 150
Olá! Como relatado pelos outros colegas, diversos fatores podem estar causando esse comportamento. É interessante que se observe em que momentos ela faz isso. Falando num contexto geral pode ir de uma questão psicológica até uma preguiça de ir ao banheiro, principalmente se ela faz isso em momentos que ela esteja brincando, por exemplo. O ideal é continuar com a psicoterapia pra que se possa investigar mais afundo o que ocorre.
Olá!
Situações como esta costumam trazer uma complexidade muito grande de fatores que podem levar a este comportamento. É preciso investir numa consulta com um psicólogo.
Olá. Neste caso lhe indico a busca por um psicólogo especializado em atendimento infantil, pois através das consultas, o profissional poderá avaliar certas questões, descartando ou não fatores biológicos e/ou psíquicos, buscando compreender a(s) causa(s) desses comportamentos, e através dessa coleta de dados, criar estratégias para poder auxiliar na melhora do quadro clínico.
Olá. É possível sim, é comum, especialmente em crianças, não conseguir elaborar os sentimentos e expressá-los e comportamentos como esse surgam para externalizar um processo interno que está ocorrendo. É importante continuar atendimentos com psicólogo infantil para compreender melhor o que está acontecendo. De forma simplista, dar atenção a ela é um início, mas é preciso explorar mais a questão. Abraço
Olá!

Sugiro atendimento psicológico infantil, de preferência comportamental. Com essa abordagem, será possível compreender os fatores que iniciaram esse comportamento bem como os que podem estar mantendo-os especificamente no caso dela. É difiícil dizer as razões disso, afinal, os mesmos comportamentos podem ter funções completamente diferentes para crianças/famílias diferentes. Considerando isso, no atendimento também será possível também desenvolver outras estratégias mais funcionais para lidar com isso, tanto para ela quanto para a família. Abç
Olá, como vai? É preciso investigar se não é algo relacionado ao biológico, por isso seria importante consultar médico pediatra. E também prestar atenção se sua neta está angustiada, preocupada com algo e não consegue verbalizar e elaborar. Acho difícil que ela esteja fazendo isso para chamar atenção.