A mulher que toma antidepressivos tambem está sujeita a sofrer depressão pós parto?

9 respostas
A mulher que toma antidepressivos tambem está sujeita a sofrer depressão pós parto?
A depressão pós parto está relacionada a dificuldades da mulher em exercer o papel de mãe, pois este está ligado a uma série de fatores, inclusive o momento em que ela foi um bebê. Por isso, mulheres que não tem uma boa saúde mental, um amparo familiar em geral, ou tiveram vivencias problemáticas em seus primeiros anos de vida, têm uma maior tendência a desenvolver a depressão pós-parto.
O bebê têm que desenvolver um lugar no discurso e vida dessa mãe, o que é um processo que normalmente ocorre durante a gravidez e se intensifica no último mês da gestação. No momento do parto, há um certo luto, pois ser mãe é abrir mão de uma série de coisas para se dedicar a esse filho. Muitas mulheres não têm condições psiquicas de lidar com isso, pois muito mais do que medicação, requer autoconhecimento, segurança em exercer esse papel, capacidade de acolher as angústias daquele bebê. É muito importante o trabalho psicológico antes, durante e depois da gravidez, afinal é uma vivência complexa

Se bem entendi a pergunta, seria se quem se utiliza de antidepressivos tem tendência à terem depressão pós-parto certo?
A depressão tanto na gravidez como pós-parto pode estar relacionada às mais variadas causas. Sendo as mudanças hormonais talvez a sua principal causa. Mas outras questões primitivas podem vir à tona e inconscientemente também interferir. E o que era para ser um momento feliz se transformar num transtorno emocional. Isso causa imensa dor. E durante a gravidez não é aconselhável a ingestão de medicamentos, a não ser com bastante acompanhamento e se for realmente necessário. Uma boa terapia seria bem aconselhável. Abraço.
O fato de tomar antidepressivos não está ligado diretamente a depressão pós parto. A depressão pós parto tem relação com diversas questões pessoais e todas as mudanças que a mulher precisa enfrentar diante de ser mãe e começar a viver juntamente com um filho. Se a mulher já toma antidepressivos antes da gestação é muito importante um acompanhamento psicoterapeutico para trabalhar todas as questões internas que ela já vem sofrendo antes da gestação e, durante a mesma, é necessário um acompanhamento importantíssimo em relação a medicação. Mas dependendo do caso, a gestação pode ser algo muito positivo que até mesmo ajude na melhora dos quadros depressivos anteriores. A indicação é sempre procurar um profissional para sanar todas as dúvidas.
Olá, depressão é uma só, quando falamos depressão pós parto é que os problemas vieram em decorrência do parto. Esse problema é sério, e precisa de muito cuidado, pois assim como a mãe o bebê também sofre. Cada um com sua dores. Busque ajuda médica e psicológica . Muitas mulheres que tem depressão pôs parto tiveram maes que também tiveram depressão pôs parto.
Olá, os estudos apontam que mulheres que já tinham depressão antes da gestação e/ou na gestação tem sim uma probabilidade maior de desenvolver depressão pós- parto. Por isso, é extremamente importante o tratamento, inclusive psicológico como forma de evitar a depressão pos-parto. Att
Para mulheres que já tiveram depressão antes da gestação, tem uma maior probabilidade de desenvolver uma depressão pós parto, mas saiba que mesmo mulheres que nunca tiveram, também podem se deparar com a depressão após o nascimento do bebê. Após o parto, existem novas descobertas e diariamente o nosso corpo vai se reorganizando, equilibrando oa hormônios, vamos encarando nossos medos, insegurança, o cansaço...
é muito importante ter sempre ajuda por perto, de mães, amigas, vizinhas, se já foram mães, melhor ainda, pois iram entender como vc se sente :)
A depressão pós-parto está relacionada a dificuldades subjetivas e o medicamento não atuará de forma preventiva. A psicoterapia é uma boa opção para auxiliar nessas dificuldades. Encontre um psicólogo. Um abraço.
Olá, suponho que uma mulher que tome antidepressivos já tenha um histórico de depressão! Nesse sentido, creio que o correto não seria relacionar a depressão com o parto. No entanto, é sabido que devido o grande desarranjo hormonal que ocorre depois da gestação, bem como, as mudanças ambientais que uma criança traz, privação de sono, dentre outros fatores, podem corroborar para algumas mulheres desenvolverem depressão pós parto, ou agravar um quadro depressivo já existente.
Olá...
O uso da medicação antidepressiva não atua como prevenção da depressão pós parto.
É importante que quem já faz o tratamento medicamentoso, continue em tratamento com psiquiatra e psicólogo, até porque este momento a mulher está um pouco mais sensível, advindo dos hormônios comum a gravidez.