Tenho uma bebê de 2 meses e todas as manhãs acordo com uma "queimação/aperto" no peito, que evolui

12 respostas
Tenho uma bebê de 2 meses e todas as manhãs acordo com uma "queimação/aperto" no peito, que evolui para desânimo e as vezes tristeza/choro. O que pode ser?
A maternidade é uma experiência que traz à superfície uma explosão de emoções além de mudanças hormonais. Recomendo checar se está tudo bem física/organicamente e para lelamente procurar um Psicanalista de referência na sua cidade, para que você possa ter uma resposta mais genuína à sua questão.

Olá amiga!
Seu relato indica sinais de comportamento depressivo. Nesse momento pós parto não é incomum acontecer. Relaxe, mas não deixe de procurar o quanto antes um (a) Psicólogo (a) para atendimento psicoterápico. Estou à disposição. Um abraço!
Olá, vivemos numa época de muita pressão sobre as mulheres, algumas explícitas outras implícitas. Ser bonita, "sarada", dar conta do trabalho, da maternidade, ter tempo para a vida social, viajar, etc... o ideário da felicidade é praticamente uma obrigação. E a maternidade entra aí também. Amamentar, trocar fraldas, ficar praticamente à disposição do bebê, inclusive com a privação de sono. Como todas as outras vivências, esta é uma experiência singular que abriga expectativas, conflitos, desejos, imaginação e realidade, além de todas as mudanças hormonais e corporais. Se você está sofrendo, sugiro que busque ajuda: do seu companheiro, de familiares, de amigos e também de um profissional (caso essa sensação persista). Para além das questões pontuais desse momento que relata, tornar-se mãe toca em questões estruturantes da vida psíquica, justamente por implicar a relação com a própria mãe.
Olá, junto com a maternidade vem uma série de emoções que nunca pensamos ter. É a inexperiência de ter o primeiro, tudo é novo!
O cansaço, o excesso de sono, muitas vezes a amamentação que é uma parte difícil também. A parte hormonal ainda não está totalmente regulada. Nos primeiros meses é normal vc se sentir assim, um pouco mais triste, chorosa o que chamamos de baby blue mas se essa sensação perdurar por mais tempo é recomendável que vc procure uma psicoterapia que vai te ajudar a entender melhor o que está se passando e é um lugar onde vc possa ser acolhida, onde vc possa falar de suas angústias, medos e aflições.
Espero ter ajudado. Um abraço.
Recomendo conversar com seu médico para descartar algum fator de ordem física.
A maternidade desencadeia mudanças hormonais que podem afetar o humor e trazer a depressão pós parto.
É importante o acompanhamento médico e psicoterapico para lidar com seus aspectos psico emocionais.
Abracos
Quando a maternidade é experienciada, há um "combo" de emoções, sejam elas positivas ou negativas. Diversos questionamentos começam a surgir (amamentação, cólicas, choros do bebê, cuidados com ele) e com eles angústias, tristezas e preocupações, além disso, a nova mãe começa experimentar o sentimento muito comum chamado: Culpa! Assim, como outros profissionais já citaram em outras respostas.
É indicado neste momento, procurar auxílio de um profissional, para que possa entender melhor quais são as suas angústias e este aperto no peito, avaliar sua tristeza e por fim, te reconhecer neste mundo novo de ser mãe.
Estou a disposição.
Boa noite!
A mulher tem alguns momentos, ao longo de seu ciclo de grande alteração hormonal que pode predispor a quadros de humor e ansiedade.
A gestação e o período puerperal é um deles, há uma grande alteração hormonal durante a gestação e um retorno aos padrões normais hormonais no puerpério.
É importante ficar atenta, e se os sintomas como tristeza constante, desânimo, falta de prazer, fadiga, pensamentos de incapacidade, alterações de sono, persistirem, buscar uma avaliação médica e ajuda psicológica.
Um abraço!
A maternidade é uma experiência de muita emoção. Ao mesmo tempo, os pais, mas principalmente a mãe experimentam insegurança e medo por causa da responsabilidade com os cuidados com a criança. Esse medo nem sempre é consciente. Além disso, a mãe passa pelo estresse da gestação e do parto, o que pode causar alteração na produção de hormônios. Isso pode levar a uma depressão. Por isso, essa tristeza nada tem a ver com a chegada da criança. Pode ser apenas um esgotamento. Por isso, é importante informar ao seu ginecologista os sintomas. Além disso, é importante contar com o apoio da família para dividir as tarefas nos cuidados com o bebê. A angústia e a sensação de vazio ou tristeza não devem ser confundidas com indiferença ou rejeição ao bebê. É comum as mães com depressão pós-parto sentirem culpa por não conseguirem ficar felizes nesse momento. O indicado é iniciar um tratamento para lidar com esses sentimentos. Aliar medicamentos e terapia ajuda a acelerar a recuperação.
Olá, esse momento de pós-parto é de adaptação em relação ao bebê e a nova fase de sua vida. Tb, tem a questão hormonal que podem causar os sintomas que vc descreve. O importante é dividir o que está sentindo com as pessoas que sente confiança. Caso, perceba que não está melhorando busque ajuda , com o médico ginecologista, e caso necessário, psiquiatra e tb acompanhamento psicológico, ( psicólogo) Assim, terá um espaço pra poder falar o que está sentindo.Espero que tenha ajudado!
Olá! Algumas mulheres passam por desequilíbrio hormonal quando estão nessa fase, que costuma ser momentânea, mas é necessário falar com seu ginecologista e buscar um Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta, caso persista. Paz e Bem!
A ligação mãe/bebê é muito intensa, antes havia uma conexão direta (cordão umbilical) que muitas vezes cremos ser única, mas não se encerra com o nascimento e normalmente se extende ainda por muitos anos. Na conexão emocional fica difícil definir se está sensação que você descreve é exclusivamente sua, pode também ser um misto com o que seu bebê sente. Antes ele bem precisava respirar, todas as suas necessidade fisiológicas eram prontamente atendidas, sentia segurança com a batida constante do seu coração, não havia frio/calor, entre outros. A insegurança que ele sente pode ressuscitar em você as mesmas sensações que você sentiu quando bebê.
Relaxe e olhe seu bebê, tente sentir o que ele sente, conte-lhe tudo o que você sente e o que faz pelo que imagina ou perceber que ele sente.
Continuando com o mal estar, busque ajuda profissional.
Forte e carinhoso abraço.
Essas emoções podem ser repostas desadaptativas à vivência da maternidade! O puerpério é um período de mudança e muitos sentimentos contraditórios, a mulher assume uma nova responsabilidade e precisa fazer algumas renúncias em prol dos cuidados do recém nascido... Contudo, quando há sofrimento e o humor passa a oscilar e propiciar desanimo, tristeza e choro, é sinal que precisas buscar ajuda psicoterapêutica! As próprias sensações físicas podem estar associadas a sentimentos que não estão tendo espaço para serem elaborados! Boa Sorte!