A olanzapina além do peso pode alterar o fio de cabelo,meu cabelo ficou crespo desde que comecei com

3 respostas
A olanzapina além do peso pode alterar o fio de cabelo,meu cabelo ficou crespo desde que comecei com olanzapina.
Olá!
A olanzapina pode, de fato, causar efeitos colaterais metabólicos importantes, como ganho de peso e alterações hormonais (ex.: aumento de prolactina), que indiretamente podem afetar a saúde da pele, unhas e cabelos.

Embora não seja comum nos estudos clínicos a alteração na textura dos fios (como ficar mais crespo), alguns pacientes relatam mudanças no aspecto ou na qualidade do cabelo após o início da medicação. Essas alterações podem estar relacionadas a desequilíbrios hormonais, deficiência de nutrientes (por mudanças alimentares ou ganho de peso), ou ainda a efeitos secundários individuais da medicação.

É importante avaliar outros fatores associados, como:

Histórico familiar de alteração na textura dos fios;

Alterações hormonais (ex.: prolactina, tireoide);

Carências nutricionais;

Estresse ou outras medicações em uso.

Recomendo que você converse com o(a) psiquiatra que prescreveu o tratamento e, se necessário, faça uma avaliação dermatológica. Em alguns casos, é possível ajustar a dose ou considerar outras opções terapêuticas.

Fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A olanzapina pode causar queda de cabelo em alguns casos, apesar de não ser um efeito colateral comum. A queda de cabelo pode ser um efeito direto do medicamento ou uma reação secundária. Ela pode causar efeitos colaterais metabólicos, como ganho de peso e alterações hormonais, que indiretamente podem afetar não só a saúde do cabelo, mas também da pele e da unha. Em relação a qualidade ou textura dos fios, há relatos de pacientes indicando essas mudanças, e poderiam estar relacionadas a essas alterações hormonais e metabólicas. Recomendo que converse com seu psiquiatra, para a melhor conduta terapêutica, e caso haja indicação de uma avaliação com dermatologista, procure um dermatologista!
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Embora não seja um efeito colateral clássico da olanzapina, há relatos de pacientes que percebem mudanças na textura do cabelo durante o uso, como fios que antes eram lisos ficarem crespos ou mais ásperos. Isso pode ocorrer por mecanismos indiretos, como alterações hormonais (especialmente aumento da prolactina), mudanças metabólicas ou efeitos individuais do medicamento sobre o couro cabeludo e o ciclo capilar. Embora raro e pouco descrito em bula, é um efeito possível. Se a mudança for muito incômoda, vale conversar com seu psiquiatra sobre a possibilidade de ajuste da medicação e, se necessário, consultar um dermatologista especializado em cabelos para avaliação mais aprofundada.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 192 perguntas sobre Olanzapina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.