A pornografia pode gerar algum tipo de problema psicológico? Tipo TOC e TDAH?

17 respostas
A pornografia pode gerar algum tipo de problema psicológico? Tipo TOC e TDAH?
Olá! Não se tem uma relação direta do consumo da pornografia com esses dois diagnósticos em questão, pois não estão como critérios para se determinar que alguém tem TDAH ou TOC. Porém, tudo que acontece no corpo e no cérebro de uma pessoa viciada em drogas ou álcool, ocorre também com qualquer outro vício, como medicamentos, pornografia, jogos. Então, com certeza se torna um agravante. É possível que viver nesse mundo virtual faça com que se desenvolva dificuldades com o mundo real e até nos relacionamentos, podendo vir a desenvolver ansiedade social, desinteresse sexual, depressão, objetificação do sexo de interesse, dificuldade de ereção e outras disfunções sexuais.

Sim, a pornografia pode gerar problemas psicologicos. As principais consequências para quem tem o hábito de ver pornografia estão relacionadas especialmente aos impactos que geram no relacionamento e no vício.

A frequencia ao assistir pornografia acaba levando a pessoa entender que aquele é o tipo de sexo padrão, porém o parceiro pode se sentir totalmente insatisfeito se suas expectativas sexuais forem diferentes do padrão visto na pornografia. E, inevitavelmente acarretara em conflito entre os parceiros, gerando problemas nos relacionamentos.

Quanto ao vício, o consumo de pornografia pode desencadear problemas de disfunção erétil e dificuldade em manter relações com outra pessoa. O que neste poderá acarretar em consequências psicológicas bem consideráveis.
Quando a pessoa passa a consumir pornografia imoderadamente, ela pode desenvolver uma compulsão que é capaz de afetar suas relações interpessoais. O consumo de pornografia em excesso pode desencadear problemas de disfunção erétil e dificuldade em manter relações com outra pessoa.
Indico que você procure ajuda de um psicólogo para que possa compreender e trabalhar as questões relativas a esse problema e fazer uma avaliação caso seja necessário!

O pornografia é uma ferramenta que as pessoas utilizam para acessar o seu próprio erotismo, portanto, é bem vinda. Então, a princípio, não configuraria um problema psicológico, como você cita. No entanto, isso precisa ser ponderado quando o sujeito somente consegue acessar seu erotismo através do recurso a pornografia. Isso indicaria uma relação muito precária da pessoa com seu próprio fantasiar, ou seja, uma capacidade pobre de se excitar com aquilo que lhe convocaria no outro, um traço, uma preferência, uma vestimenta, um jeito de falar, enfim, tudo aquilo que pode despertar um interesse sexual e que muitas vezes não sabemos nomear. Diante dessa relação frouxa com a fantasia, com o fantasiar, a pessoa passa a recorrer ao bruto da pornografia, a essa imagem literal que nada esconde, que escancara. Esse movimento coloca os sujeitos em um círculo vicioso no qual quanto mais é exposto a pornografia, mais o seu fantasiar é atrofiado, a vivência de sua sexualidade é inibida. A consequência disso é um sujeito escravizado por essas imagens pornograficas e que por isso vai ter um acesso parcial, limitado, com sua própria sexualidade e também a do outro, limitando-se a um recorte muito específico, a uma cena sempre repetida, que ele encontra nos filmes e que lhe satisfaz. A indústria pornografica sabe disso, não atoa esses filmes são separados por categorias. Esses recortes elegidos por cada um revelam muito da vida psíquica do sujeito, pois expõe de onde esse congelamento opera, algo que frequentemente vira questão de análise. Diante disso, a avaliação que deve ser feita nesses casos, é quanto ao impacto que esses acessos produzem nas parceiras amoras e na relação com o “outro da realidade”, aquele que é muito diferente do “outro virtual” dos conteúdos pornograficos, dos vídeos. Diferente no sentido de que no campo da realidade concreta, o fantasiar coloca sempre em jogo uma negativa, uma não correspondência, que está em jogo na relação com a alteridade. Um risco que é inerente a todo acesso possível ao outro e do qual aquele que recorre a pornografia se furta, não precisa encarar.
Em relação ao diagnóstico de TOC e TDAH, o vício em pornografia não entra como um critério de avaliação no DSM.
Olá! Não existe nenhuma relação comprovada entre o consumo de pornografia e essas psicopatologias. Entretanto, se o consumo excessivo de pornografia está te atrapalhando, atrapalhando suas relações, seria importante entender o que está associado com esse consumo exagerado. Coloco me a disposição, até mais
Jacques Lacan, um dos maiores difusores da teoria freudiana, afirmou polemicamente que a relação sexual não existe. Para o psicanalista francês, o sujeito é dividido, barrado. Ou seja, é multifacetado. Um dos exemplos mais emblemáticos desta divisão radica-se no fato de que somos formados e informados pelos Outro (grande outro). Este seria o discurso acerca do inconsciente. Noutras palavras, os significantes que nos formaram a partir da cultura, família e das experiências que constituíram nossa subjetividade. Como somos marcados pela clivagem não poderia ser possível qualquer tipo de completude no encontro sexual. Lacan desprezaria a frase de Eduardo Galeano: "eles são dois por acaso, a noite corrige". A noite não corrige nada. Na ótica lacaniana, a partir do nosso fantasma ou fantasia, sequestramos o corpo do outro por alguns momentos e buscamos por meio dele o gozo, a gratificação. Tal encontro - ou desencontro - não é simples. Temos que lhe dar com o horror do corpo do outro, que desejamos mas ao mesmo tempo tememos. A depender de traumas pregressos e manifestações de desorganização emocional, podemos ter dificuldades no sexo (ejaculação precoce, disfunção erétil, ausência de orgasmo e lubrificação). Diante de tais dificuldades, a pornografia tornou-se um recurso gozante para muitas pessoas. Registre-se que a pornografia traz em seu bojo o que Lacan chamou de discurso capitalista. Os indivíduos entram nos sites pornográficos como se entrassem em um shopping center. Eles escolhem o tipo de corpo (branco, preto, oriental, hentai). Selecionam a modalidade (sexo oral, anal, dupla penetração, gang bang). O corte po gênero (homossexual, bissexual, transsexual, heterossexual). Na sequência consomem o vídeo parcialmente. Procuram outro filmezinho, outro, e mais um, e assim sucessivamente. Impõe-se a compulsão à repetição até se alcançar o gozo. Há uma alívio momentâneo até o recrudescimento do desejo. É possível exercer a sexualidade desta forma. O problema é quando, tomado pela compulsão, o sujeito paralisa a vida para permanecer horas em frente ao computador, tocando-se nas partes erógenas. Há casos de falantes que se desinteressam pelo sexo real por estarem fixados no material pornográfico. Respondendo mais objetivamente: a pornografia pode estimular a sexualidade, mas igualmente pode ser uma fonte de desordenamento psíquico. Porém, é improvável que o Toc e o Tdah sejam decorrentes dela. Ambos estão associados à construção do psiquismo dos sujeitos, portanto, a elementos mais psicanaliticamente subterrâneos.
TOC e TDAH são transtornos psíquicos estabelecidos pela psiquiatria a partir de determinados sintomas e não são provenientes de uma causa específica e/ou identificável.
Sobre "pornografia" gerar algum tipo de problema psicológico, seria importante entender sobre o que está chamando de pornografia e porque considera que poderia gerar algum problema psicológico. Procure uma psicóloga/psicanalista que talvez possa ajudar a se perguntar sobre isso.
Bom dia, tudo bem?
"A pornografia pode gerar algum tipo de problema psicológico?" (SIC)
Sua pergunta se resume a outra, "o ovo pode gerar a galinha?"
A resposta é semelhante, tudo depende de como for administrado, particularmente eu não vejo problema no consumo de pornografia (de maiores de 18 anos, com consentimento, etc). Trata-se de uma forma de estimulação sexual, e pode sim trazer questões positivas para você e seu relacionamento. A questão é a forma como você administra e a dosagem. Existe aquela máxima: "a diferença entre a medicação e o veneno está na dosagem".
Agora, respondendo a outra parte da sua pergunta, "Tipo TOC e TDAH?" (SIC)
Pode haver relação sim, porem para avaliar o seu caso em especial é necessário fazer uma avaliação, cada caso é cada caso. E é importante deixar claro que é muito provável que houvessem questões psicológicas anteriores a tudo isso e que são ainda mais importantes de serem avaliadas e tratadas ok?
Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
O consumo de pornografia se revela uma questão delicada para o indivíduo quando é compulsivo, ou seja, quando se impõe de uma forma em que a pessoa não consegue resistir. Sem relação causal com TOC e TDAH.

Neste caso caberia a pergunta: o que ocorre para que a pessoa não consiga controlar a própria vontade?

Para a psicanálise, em geral, todo excesso esconde uma falta. É preciso investigar através da análise o desenvolvimento psicossocial a fim de identificar os motivos pelos quais não se consegue sustentar a libido a partir de suas próprias experiências.

Quando isso não ocorre, eventualmente se passa de uma compulsão para outra. Bebida, trabalho, comida, atividade física, compras, jogos etc.
Bom dia, como você colocou em sua pergunta o problema é o "vício em pornografia", como um vício é uma compulsão e diversas razões podem desencadear uma condição compulsiva, você precisa recorrer com urgência a um profissional da psicanálise. Somente com um processo terapêutico sério e recorrente será possível à você adquirir as condições para a compreensão da origem de suas compulsões e com o apoio do seu terapeuta, buscar as melhores estratégias para reconstruir o equilíbrio emocional essencial para romper com esse cenário, que aparentemente lhe impõe evidentes incômodos. Para isso nos colocamos a sua inteira disposição

Prezado, cada um dos quadros que você mencionou deve ser visto mais como parte de uma personalidade do que como uma doença bem delineada. Alguém com dificuldades em focar a atenção está mais sujeito a ser fisgado por estímulos de grande apelo intrínseco, como a pornografia, e encontrará dificuldades em preteri-la em nome de atividades que exijam aplicação de força de vontade. Do mesmo modo, alguém com tendência a petrificar comportamentos de seu interesse sob a forma de compulsões está sujeito a fazer da cativação pornográfica certo tipo de vício. A relação que você esboçou vai em sentido contrário, e é alguém com TOC ou TDAH que tenderá, sob certas condições, a fazer da pornografia um vício.
A pornografia em si não gera os tipos de diagnóstico que você mencionou: TOC e TDAH, mas pode gerar problemas psicológicos de outras formas como a ansiedade social, depressão, compulsão. Também pode deteriorar o desempenho sexual, pode dificultar os relacionamentos, etc. A questão é entender por que vc está preocupado com algum transtorno psíquico relacionado ao consumo da pornografia. É sabido que o consumo de pornografia é problemático por questões morais e filosóficas, mas se está te causando algum tipo de sofrimento ai recomendo que você procure ajuda para tratar da sua saúde mental.
Há evidências crescentes de que o uso excessivo de pornografia pode levar a problemas psicológicos, incluindo transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

De acordo com um estudo publicado em 2020 pelo Jornal de Sexologia Clínica, "O uso de pornografia e seus efeitos na saúde mental: uma revisão sistemática" relata que o uso excessivo de pornografia pode levar a problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e baixa autoestima. Além disso, o estudo também menciona que o uso excessivo de pornografia pode levar a problemas de relacionamento, dificuldade para estabelecer relações sexuais reais e dificuldade para controlar o uso de pornografia.

Outro estudo de 2020, publicado na revista "Jornal de Psicologia Clínica", "Uso de pornografia e transtorno obsessivo-compulsivo: uma revisão sistemática" relata que há evidências crescentes de que o uso excessivo de pornografia pode estar relacionado ao desenvolvimento do TOC.

É importante notar que esses estudos não afirmam que a pornografia é a única causa desses problemas psicológicos, mas sim que há relação entre o uso excessivo de pornografia e esses problemas. Além disso, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode reagir de forma diferente ao uso de pornografia. Se você sentir que o seu uso de pornografia está afetando sua saúde mental ou relacionamentos, é importante discutir esses problemas com um profissional de saúde.
Olá! Tudo bem?
Apenas acrescentando as respostas já publicadas, não seria a pornografia em si um malefício, o que poderia trazer algum tipo de sofrimento para sujeito em questão, é a economia libidinal que se está ou não, sendo direcionada aos objetos. Muito normalmente também, o sujeito em compulsão tem uma outra relação de economia com o mundo que o cerca.
Ou seja, não é a pornografia em si uma problemática, mas você pode se questionar por exemplo: há prazer também nas trocas sexuais onde não há a utilização da pornografia?
Que tipo de satisfação tem-se através da pornografia? O que essa prática significa, o que reforça ou o que provoca a inexistência de outros tipos de relação (para além da pornografia)?
É falando sobre tudo isso que o sujeito poderá se dar conta de sua compulsão e do modo que tem-se relacionado com o externo, com o outro e com sua própria sexualidade.

Espero ter ajudado de alguma forma. Fique à vontade para realizar o agendamento e quem sabe iniciar um percurso para falar sobre tudo que tem te atravessado.
Olá, tudo bem? Tudo que se faz de forma exagerada é prejudicial, seja no campo biológico, psicológico ou social. Procure tratar disso com um analista. O prazer também limitações! Um abraço e se cuide!
Entendo sua preocupação e é uma questão importante a ser discutida. A pornografia pode afetar a saúde mental de algumas pessoas, mas é importante destacar que os efeitos variam de pessoa para pessoa e dependem de vários fatores individuais, incluindo o uso e a relação com a pornografia. Vou explicar isso considerando diferentes perspectivas:
Efeitos sobre a Saúde Mental: Vício: Algumas pessoas podem desenvolver um padrão de uso compulsivo da pornografia, o que pode ser comparado a um vício. Isso pode afetar negativamente o bem-estar psicológico e emocional.
Dessensibilização: O uso excessivo de pornografia pode levar à desensibilização, onde a pessoa pode precisar de conteúdo mais extremo ou frequente para obter o mesmo nível de excitação, o que pode interferir nas experiências sexuais na vida real.
Ansiedade e Depressão: Em alguns casos, o uso excessivo de pornografia pode estar relacionado a problemas de ansiedade e depressão, especialmente se alguém se sente culpado ou envergonhado por seu uso.
Relação com TOC e TDAH:
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Para algumas pessoas, o consumo compulsivo de pornografia pode estar relacionado a sintomas obsessivos e compulsivos, como a necessidade constante de verificar, contar ou repetir comportamentos relacionados à pornografia.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Em algumas situações, o TDAH pode contribuir para um padrão de uso excessivo da pornografia, devido à busca de estímulos intensos e à dificuldade de manter o foco em outras atividades.
No entanto, se você ou alguém que você conhece está experimentando problemas significativos relacionados ao uso de pornografia, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta sexual. Eles podem ajudar a avaliar o impacto do uso da pornografia e desenvolver estratégias para lidar com quaisquer problemas que possam surgir.
Além disso, promover uma relação saudável com a sexualidade, que inclui comunicação aberta, respeito pelos limites pessoais e uma compreensão realista da sexualidade, pode ser fundamental para evitar complicações psicológicas relacionadas à pornografia. Cada pessoa é única, e é importante considerar como o uso de pornografia se encaixa em sua vida e relacionamento de forma individualizada.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para vício em pornografia - R$ 230
A pornografia não é prejudicial à saúde mental, mas a relação que se estabelece com a pornografia pode ser interessante ou pode ser prejudicial. Qualquer outro comentário a respeito disso pode ser apressado sem uma entrevista prévia com aquele que consome pornografia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!