A procrastinação pode ser patológica? Se sim, qual profissional devo procurar?
8
respostas
A procrastinação pode ser patológica? Se sim, qual profissional devo procurar?
Olá ! Psicoterapia poderá te ajudar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Busque um psicólogo para entender o que existe por trás dessa procrastinação. Você provavelmente usa ela pra "fugir" de algo mais profundo, por isso um psicólogo poderá te ajudar a entender o que está acontecendo.
Boa tarde, se a procrastinação vem acompanhada de ansiedade ou angústia é importante você procurar um psicoterapeuta como forma de prevenção do desenvolvimento de um transtorno mais grave. O que caracteriza uma patologia é a presença de sofrimento em grau considerável e o comprometimento das atividades diárias de trabalho e/ou sociais.
É importante saber que a procrastinação se manifesta como um sintoma da ansiedade e não pode ser considerada patológica.Sendo assim, a ansiedade pode ser patológica (Trastorno de ansiedade) e poderá fazer com que o sujeito procrastine em um grau bastante alto. O profissional mais indicado para esse tipo de tratamento seria o Psicólogo e em alguns casos você também precisará procurar um psiquiatra.
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!
Procrastinação está ligada ao desânimo em realizar tarefas, ir atrás de conquistas, etc...
Esse desânimo pode estar relacionado à perda da esperança em si, ou seja, em sua capacidade e em seus recursos para realizar as tarefas, e também no mundo, ou seja, uma crença de que o mundo não irá cooperar...
A terapia ajuda a observar os próprios pensamentos, descartar aqueles que são destrutivos e disfuncionais, e manter os pensamentos construtivos e funcionais.
Assim você se liberta da procrastinação,
Um abraço,
Lea
Esse desânimo pode estar relacionado à perda da esperança em si, ou seja, em sua capacidade e em seus recursos para realizar as tarefas, e também no mundo, ou seja, uma crença de que o mundo não irá cooperar...
A terapia ajuda a observar os próprios pensamentos, descartar aqueles que são destrutivos e disfuncionais, e manter os pensamentos construtivos e funcionais.
Assim você se liberta da procrastinação,
Um abraço,
Lea
Olá, a Procrastinação tem sido um problema cada vez mais comum. Uma boa maneira de definir se determinado comportamento é patológico (no sentido de ser prejudicial e adoecer alguma ou várias esferas da vida) consiste em avaliar se tal comportamento compromete aspectos importantes da rotina, da vida pessoal, social, profissional e/ou amorosa. A Procrastinação pode estar alicerçada na ansiedade conforme os colegas comentaram. Mas também pode estar fundamentada em outros fatores como a Baixa Tolerância à Frustração, a falta de compreensão de como se fortalece ou enfraquece certos Hábitos, e, em especial nos tempos atuais, se deve à Distrações que muito frequentemente são provenientes da maneira como utilizamos os dispositivos eletrônicos. Existem ainda outras possibilidades, mas de forma geral você precisará compreender como você funciona e porque procrastina. Para todas essas questões é possível desenvolver estratégias de enfrentamento efetivas. Procure Psicoterapia.
Só complementando o que os colegas acima colocaram, a procrastinação pode ser também um dos sintomas do TDAH ( Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), nesse sentido, merece uma melhor avaliação e é bem trabalhado com Terapia Cognitivo Comportamental.
Olá! A procrastinação é um comportamento natural, que todos nós apresentamos. No entanto, pode se tornar patológica quando começamos a ter prejuízos na nossa vida profissional/pessoal. Normalmente, está relacionada com a dificuldade de enfrentar determinados sentimentos (ansiedade, medo, frustração, etc.) Nós fugimos, deixamos de fazer algo, e evitamos entrar em contato com a situação e com o sentimento que essa situação desencadeia. Acredito que um psicólogo pode em muito lhe ajudar a compreender os motivos pelos quais você procrastina, que podem ser diversos, mas relacionados à evitação/fuga de situações e emoções.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O transtorno de ansiedade por doença é o mesmo que transtorno somatoforme?
- Como a ansiedade pode se relacionar com o comportamento disruptivo?
- Porque pessoas com ansiedade têm medo de morrer? .
- Além dos sintomas depressivos e ansiosos, agora, sinto medo de sair de casa sozinha. E, este último começou após a morte do meu pai, porém antes do falecimento dele saia normalmente de casa. Quero saber o por que isto aconteceu e o que devo fazer para reverter este quadro???? Já estou em tratamento psiquiátrico,…
- Como a Logoterapia ajuda no Transtorno Ansioso por Doença (TAD) ?
- Como o modelo transdiagnóstico se aplica a pacientes com diferentes Transtornos de Ansiedade como o Transtorno de ansiedade de doença (TAD) ?
- Qual é a relação entre Transtorno Ansioso por Doença e Logoterapia ?
- O que diferencia o medo da morte da tanatofobia? .
- O Transtorno de Ansiedade por Doença pode levar a outras condições?
- Quais são as diferenças entre os diferentes tipos de ansiedade?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.