A psicanálise poderia ajudar com problemas de concentração durante o estudo?

12 respostas
A psicanálise poderia ajudar com problemas de concentração durante o estudo?
Olá!
Todas as linhas trazem suas contribuições, o importante é a qual você mais se adapta.
Boa Sorte!

Olá! Sim, como a colega disse, outras abordagens também podem ser benéficas para melhorar sua concentração. A terapia é importante porque você poderá buscar as causas emocionais da falta de concentração, encontrando, assim, novas formas de lidar com o estudo. Provavelmente ela está relacionada ao cansaço, estresse e até medo de falhar. Com certeza a psicoterapia será importante para melhorar sua qualidade de vida. Boa sorte!
A Psicanálise vai muito além do desejo e da linguagem. Fazendo um mergulho dentro de si mesma, pois, é possível encontrar formas de concentração, métodos de estudo muito bacanas. A abordagem é só um detalhe. Porém, fazendo análise, vc conseguirá contemplar outras questões de sua vida que atrapalham no momento de concentração. O vínculo paciente e terapeuta é o que faz a diferença.
Abraços.
De certa forma, sim, porém, não tão diretamente. Numa análise o começo do processo se dá pelo sintoma, no entanto, o que se busca fazer emergir é a lógica por trás de tal sintoma, a qual, muito provavelmente, permeia outras questões geralmente também incômodas ao sujeito. Espero ter ajudado.
A psicanálise entende que os sintomas, como a falta de concentração, são como a ponta de um "iceberg", ou seja, a parte do sofrimento psíquico que aparece. Veja bem, é uma ponta, no entanto é tão importante que se começa por ela, para ir para as outras partes que não estavam aparecendo. A psicanálise com seu método, possibilita que as partes escondidas apareçam e que assim, amplie o saber do que lhe aflige. Este saber não é intelectual, é um saber que possibilita novas formas de agir, a partir do que emerge de você. Espero ter contribuído nos seus questionamentos. Um abraço.
A psicanalise ajuda sim, a lidar com os nossos sintomas. "Por que nao consigo me concentrar se isto é algo, tão fácil?? Mas para mim não é ?A psicanalise não se fundamenta em causa e efeitos. A psicanalise promove no sujeito uma desconstrução e reconstrução de todas as suas experiências, preservando a singularidade do sujeito. Por isso que ela é processual. Uma analise é um investimento que requer um bom percurso, havendo de revelar muitos e significativos ganhos . Abraço
Oi! Poderá ajudar,sim, assim como os psicólogos de outras abordagens também. Cada um em seu método de trabalho poderá acompanhar você na sua demanda. Boa sorte! Um abraço!
A psicanálise pode ajudar, nesse caso, a partir do entendimento de que essa falta de atenção é um sintoma que articula diversas outras questões para o indivíduo e portanto não pode ser tratada como algo separado. Não apenas um processo de análise serviria para melhor entender essas relações mas, também, para buscar um saber sobre como esse sintoma surge para o sujeito como uma solução possível frente à angústias outras de sua vida.
Inteligência emocional é a capacidade de crescermos quando sofremos pressão , frustração ou perda. Alguém que esteja com a inteligência emocional temporariamente baixa, se ofendido, vai magoar-se. Se carregar a mágua, acabará se tornando prisioneiro dela. Neste caso esta mágua passa funcionar como um vampiro que ficará em seu inconsciente sugando suas energias. Depois de um certo tempo sendo sugado em suas energias, vai começar a faltar energia para manter o funcionamento das diversas funções psíquicas, inclusive a concentração. A mágua é só um exemplo e o mesmo acontece com qualquer atitude ou sentimento impróprio que inadvertidamente carregamos.As psicanálises investigarão a existência desses complexos psíquicos, que uma vez conscientizados pelo analisando, podem ser desativados, liberando as energias neles contidos de volta à consciência.
A psicanálise poderá ajudá-lá sim. Busque um profissional de confiança e se permita saber o que está por trás de falta de concentracão.
Sim não só o psicanalista como qualquer outra linha da psicologia dependerá também de você se seguir o tratamento direitinho! me deixo a disposição e desejo uma boa sorte!
O problema de concentração pode estar associado a: excesso de ansiedade; pensamentos recorrentes que habitam sua mente sem deixar espaço para pensar; e, pode ser também, excesso de conflitos intrapsíquicos que gastam toda sua energia mental não sobrando espaço para nada mais. Sim, a psicanálise pode ajuda-lo a descobrir o que está roubando sua atenção.