Qual o impacto da falta de autoconhecimento da nossa sexualidade e da repressão - ou não realização

21 respostas
Qual o impacto da falta de autoconhecimento da nossa sexualidade e da repressão - ou não realização - de desejos sexuais na nossa vida (como desejo de se relacionar com pessoa do mesmo gênero, mesmo sendo feliz em se relacionar com pessoas do gênero oposto)? Pode nos trazer sofrimentos que, para leigos no assunto, não teria a ver com essa temática? Obrigada!
Olá! Espero que você esteja bem!

A falta de autoconhecimento e/ou repressão sexual pode estar associada a um sofrimento significativo a curto e longo prazo. Considerando que a saúde sexual é um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social, segundo a OMS, devemos cuidar dela como cuidamos de outras áreas de nossas vidas.

Abaixo, algumas das dificuldades relacionadas a sua pergunta:

Conflitos internos e emocionais: A falta de autoconhecimento e a repressão de desejos sexuais podem levar a conflitos internos e emocionais. Sentimentos de vergonha, culpa e inadequação podem surgir quando alguém não se permite explorar ou aceitar sua sexualidade plenamente.

Baixa autoestima e autoaceitação: A repressão sexual pode levar à falta de autoestima e autoaceitação, já que a pessoa pode se sentir incompleta ou insegura sobre sua identidade e desejos.

Problemas de relacionamento: A não realização de desejos sexuais autênticos pode levar a dificuldades em relacionamentos com parceiros de gênero oposto, mesmo que pareça que esses relacionamentos são felizes superficialmente. A falta de alinhamento na intimidade e na expressão sexual pode causar tensão e insatisfação.

Desconexão emocional: A repressão sexual pode levar a uma desconexão emocional com o próprio corpo e com os outros, tornando mais difícil estabelecer relações íntimas e autênticas.

Estresse e ansiedade: A falta de aceitação da própria sexualidade e o medo de ser julgado podem resultar em estresse e ansiedade constantes.

Problemas de saúde mental: Em alguns casos, a falta de autoconhecimento e a repressão sexual podem contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Se você estiver passando por isso, busque ajuda de uma profissional, de um psicólogo com experiência em sexualidade. Com ajuda, você pode desenvolver autoconhecimento para explorar e compreender melhor a sua sexualidade.

Caso precise de ajuda, fico à disposição!

Um forte abraço!

Sim, a falta de autoconhecimento em relação à nossa sexualidade e a repressão ou não realização de desejos sexuais podem ter um impacto significativo em várias áreas de nossa vida. A sexualidade é uma parte intrínseca da identidade humana, e negar ou reprimir aspectos importantes dessa identidade pode levar a diversos efeitos negativos.

Conflito interno e ansiedade: Quando uma pessoa não consegue aceitar completamente ou negar partes importantes de sua sexualidade, pode experimentar conflitos internos e ansiedade. Esconder ou reprimir desejos sexuais pode gerar uma sensação de inautenticidade e levar a uma luta constante entre o que a pessoa sente e que ela acredita ser socialmente aceitável.

Baixa autoestima e sentimento de culpa: A falta de autoconhecimento e a repressão dos desejos sexuais podem levar a uma baixa autoestima, pois uma pessoa pode se sentir culpada ou envergonhada por seus sentimentos e desejos. Isso pode afetar sua confiança e autoimagem de forma geral.

Sentimentos de solidão e isolamento: Quando uma pessoa não se sente à vontade para ser autônoma e honesta sobre sua sexualidade, ela pode se sentir receptiva e com medo de ser julgada ou rejeitada por aqueles ao seu redor. Isso pode levar a sentimentos de solidão e desconexão social.

Supressão de prazer e satisfeita: Negar ou reprimir desejos sexuais pode levar à chave de uma fonte importante de prazer e recebida em nossa vida. A sexualidade é uma parte natural e saudável da experiência humana, e negar sua expressão pode levar a uma sensação de vazio e insatisfação.

Autenticidade e bem-estar geral: Aceitar e abraçar nossa sexualidade como parte integral de quem somos fundamental para o nosso bem-estar emocional, mental e físico. A negação ou repressão de nossos desejos sexuais pode impedir que alcancemos um senso pleno de satisfação e satisfação pessoal.

É importante lembrar que a sexualidade é diversa e que não há uma única forma "certa" de ser. Cada pessoa é única e tem suas próprias experiências e desejos. Buscar autoconhecimento, aceitação e abertura para explorar nossa sexualidade de forma saudável e consensual pode levar a uma vida mais plena e satisfatória. Se alguém está enfrentando dificuldades com sua sexualidade ou enfrentando conflitos internos, pode ser útil buscar apoio de um terapeuta ou profissional de saúde mental especializado em questões de sexualidade e identidade de gênero.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120
Olá, tudo bem?
O autoconhecimento da nossa sexualidade e a forma como lidamos com nossos desejos sexuais podem ter impactos significativos em várias áreas de nossas vidas. Podem ser tanto nas áreas físicas, emocionais e sociais. Como por exemplo uma sexualidade saudável pode levar a uma melhor saúde física, redução do estresse, melhora no sono e etc.
A sexualidade é uma parte fundamental da nossa identidade, por isso o autoconhecimento e a aceitação da própria sexualidade podem levar a um bem-estar emocional.

Se tiver difícil sozinho, procure um profissional para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento.
Oi! Imagino que você possa estar sofrendo muito com essas questões e sinto muito por isso. Acredito que buscar por psicoterapia possa te ajudar a aliviar essas angústias e encontrar novas formas de pensar e sentir com relação a sua sexualidade e sua religiosidade. Penso que podem existir diversas outras possibilidades para além de repressoes, mas para isso é importante olhar com cuidado para essa situação e, principalmente, com respeito à sua história e sua individualidade. Espero que você fique bem, abraços!
Olá bom dia! Explicando de maneira muito simples e acessível na minha linha de trabalho tentamos, eu e o analisante, entender quais são os fatores que ele gosta e quais ele não gosta. E para além de saber o que gosta e não gosta entender o porque disso tudo. Quando entendemos o porque das coisas que nos cercam isso facilita a tomada de decisão mais consciente e podendo gerar mais prazer, pois o sofrimento pode estar relacionado com essas contradições de não saber o que fazer.
Olá! Talvez a sua constatação de não estar vivendo plenamente a sexualidade tenha raízes mais amplas na infância e adolescência. Nossa cultura e modo de educação plantam muitas sementes de repressão. Algumas perguntas para ajudá-la:
Em outras áreas da Vida você também inibe a manifestação de necessidades, direitos e desejos? Você reprime emoções de raiva, alegria, medo, tristeza, etc? Você percebe alguma tendência a sentir mais culpa ou a ter mais medo de punição? A intensidade do modo restrito ou amplo de viver (como foi na sua história? Como é hoje?) poderá estar proporcional ao tamanho do impacto de explorar mais ou menos o seu desejo sexual. Os impactos ou possíveis consequências, caso você esteja negando a realização de um desejo importante ao invés de estar fazendo escolhas conscientes, podem variar, claro. Mas acredito que a hipervigilância poderá estar mais presente (agitação, sono insatisfatório, ansiedade, desregulação da raiva, etc) e talvez ao longo do tempo a depressão, caso você além de negar ainda se culpe e se puna por reprimir seu desejo. Novamente: o tamanho e a efetividade dessas possibilidades precisa ser analisada clinicamente, para que você chegue a um nível de autoconhecimento que lhe permita reconhecer o desejo, fazer escolhas conscientes acerca dele e, assim, garantir mais bem-estar! À disposição! @psicologopascoalzani
Olá ! Tudo bem? Sim, cada pessoa é única, e os efeitos da falta de autoconhecimento e da repressão sexual podem variar. Se você for em busca der autoconhecimento, aceitação e compreensão da própria sexualidade pode ajudar a melhorar o bem-estar emocional e psicológico, além de fortalecer os relacionamentos interpessoais. Quando a repressão sexual é intensa e causa sofrimento significativo, pode ser benéfico buscar o auxílio de um profissional de saúde mental .
A repressão sexual pode levar a atitudes negativas em relação à sexualidade dos outros, contribuindo para a perpetuação de estereótipos, preconceitos e discriminação sexual. Busque ajuda psicológica, se isso o incomoda. Espero ter ajudado.
Olá. A falta de autoconhecimento da sexualidade e a repressão dos desejos sexuais podem ter um impacto significativo na vida de uma pessoa. Ao buscar compreender e aceitar sua orientação sexual e identidade de gênero, a pessoa pode experimentar um aumento do bem-estar emocional, uma maior satisfação nos relacionamentos e uma vida mais autêntica e plena. O suporte da psicologia e o acesso a espaços inclusivos e livres de preconceitos são essenciais para auxiliar nesse processo de descoberta e aceitação. A terapia pode ser uma opção valiosa para trabalhar questões de autoconhecimento, aceitação e desenvolvimento de uma identidade sexual saudável. O terapeuta pode oferecer um espaço seguro e acolhedor para explorar sentimentos, crenças e emoções, ajudando a pessoa a compreender melhor a si mesma e a lidar com os desafios impostos por ela e pela sociedade. Sempre à disposição.
Olá, é importante falar sobre esses desejos e quais impactos eles, ou a repressão deles, podem ter na sua vida. É possível ter desejo de relacionar com uma pessoa do mesmo gênero mesmo gostando também de uma pessoa do gênero oposto, mas é interessante compreender o quanto esses desejos ou dúvidas estão te atravessando. Através da psicanalise é possível compreender e escutar um pouco mais sobre esses desejos, entender como eles aparecem, em quais situações e de onde eles vêm, para conseguir lidar melhor com esses sentimentos. Espero ter ajudado. Estou à disposição. ;)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 170
Insatisfação, sofrimento, ansiedade, disfunções sexuais e uma série de outros impactos. O melhor é fazer psicoterapia para entender melhor e lidar com essas questões. Abraço
Olá! Sim, de certa forma o desejo e/ou conteúdos reprimidos podem aparecer no consciente de outras formas que não sejam obviamente relacionáveis com o conteúdo original.
Para isso o processo terapêutico pode auxiliar a encontrar ou restabelecer conexões entre informações que auxiliem o sujeito e se compreender melhor e viver mais plenamente.
Oi, tudo bem?
A sexualidade é um fator importante para nosso bem estar. Se não nos conhecemos, não expressamos nossos desejos podemos ter uma vida sexual insatisfatória, frustrante e infeliz. Procure ajuda para entender seus desejos.
Olá. Quando se tem um sofrimento sem poder saber o que está o sustentando, fica muito difícil saber o que fazer com isso. Pois acaba que se vive apenas um mal-estar psíquico. Por isso a importância de direcionar suas hipóteses do que a faz sofrer à um profissional de saúde mental. Indico um psicanalista. Abraço.
Olá! aqui é o Psicólogo Adriano Galocha - @adrianogalocha
Estas questões devem estar perturbando muito você e seria muito oportuno buscar a psicoterapia para lhe ajudar, falar destas angústias e descobrir como lidar com cada questão de forma espontânea e saudável.
Acredito que as repressões atrapalham ainda mais, gerando outros sintomas que impedem o seu desenvolvimento pessoal, a sua individualidade assim como sua história deve pertencer a você independente de qualquer situação.

Fico a sua disposição!
A falta de autoconhecimento da sexualidade e a repressão de desejos sexuais podem causar sofrimento emocional, problemas nos relacionamentos, baixa autoestima e isolamento social devido a sentimentos de confusão, ansiedade, depressão, vergonha, relacionamentos insatisfatórios, conflitos internos, sentimentos de inadequação e medo de julgamento.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar pessoas que enfrentam desafios relacionados à falta de autoconhecimento da sua sexualidade e à repressão de desejos sexuais através de:

Exploração e aceitação da sexualidade pessoal.
Desenvolvimento de habilidades para gerenciar emoções negativas.
Aprimoramento de habilidades de comunicação para lidar com relacionamentos.
Apoio para enfrentar o estigma social e discriminação relacionados à orientação sexual.
A TCC não busca alterar a orientação sexual, mas sim ajudar as pessoas a viver de acordo com sua identidade e superar desafios emocionais e sociais relacionados a isso.

A falta de autoconhecimento de nossa sexualidade e a repressão ou não realização de desejos sexuais podem ter impactos significativos em várias áreas da vida, mesmo que uma pessoa esteja atualmente em um relacionamento com uma pessoa do gênero oposto e se sinta feliz. Ter um espaço seguro para explorar e compreender sua própria sexualidade pode ser fundamental para o bem-estar emocional e a realização pessoal.
Olá, a falta de autoconhecimento e a repressão dos desejos sexuais podem ter um impacto significativo e prejudicial em várias áreas da vida. Aceitar e compreender a própria sexualidade, bem como buscar apoio emocional e psicológico, quando necessário, são passos importantes para promover o bem-estar e a saúde mental.
Bom dia, tudo bem?
A falta de autoconhecimento da nossa sexualidade e a repressão ou não realização de desejos sexuais podem ter impactos significativos em vários aspectos da vida, incluindo a saúde mental, emocional e relacional. Aqui estão alguns possíveis impactos:

Saúde Mental e Emocional:

Ansiedade e Depressão: A falta de aceitação ou a repressão de desejos sexuais podem contribuir para sentimentos de ansiedade e depressão.
Conflitos Internos: A negação ou supressão de aspectos importantes da identidade sexual pode levar a conflitos internos, causando desconforto emocional.
Relacionamentos:

Dificuldades nos Relacionamentos Afetivos: A falta de autenticidade na expressão da sexualidade pode afetar a intimidade emocional em relacionamentos.
Problemas de Comunicação: A não realização de desejos sexuais pode levar à falta de comunicação aberta com o parceiro(a), causando tensões no relacionamento.
Autoestima e Autoaceitação:

Baixa Autoestima: A falta de aceitação da própria sexualidade pode contribuir para a baixa autoestima.
Isolamento Social: O medo de julgamento social pode levar ao isolamento e à falta de conexões sociais significativas.
Saúde Física:

Impacto na Saúde Sexual: A repressão dos desejos sexuais pode influenciar negativamente a saúde sexual, levando a problemas como disfunção erétil, vaginismo ou outros desafios sexuais.
Desconexão Pessoal:

Desconexão do Self: A falta de autoconhecimento e aceitação da própria sexualidade pode levar a uma desconexão do self autêntico.
Estresse Crônico:

Estresse e Tensão: A tentativa constante de negar ou esconder aspectos da identidade sexual pode levar a estresse crônico e tensão emocional.
É importante notar que a experiência é única para cada pessoa, e o impacto específico pode variar. A busca de autoconhecimento, aceitação e, quando necessário, apoio profissional, como terapia, pode ser fundamental para lidar com essas questões. Profissionais de saúde mental podem ajudar a explorar sentimentos, desenvolver estratégias de enfrentamento e promover uma jornada de autoaceitação e autenticidade.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Olá! O sofrimento, assim como a sexualidade, são subjetivos, ou seja, cada um os experiencia de forma única.
Um processo de análise, de psicoterapia, possibilitarão uma melhor compreensão de si, tanto para o enfrentamento de questões exteriores quanto interiores.
Olá! Tudo bem? Espero que sim.
Não só entender mas também poder viver a nossa sexualidade de uma maneira autêntica sem dúvidas nos promove uma experiência de vida muito mais saudável, satisfatória e potente. Portanto, reprimir nossos desejos e não olhar para nossa identidade e tentar compreendê-la pode sim promover adoecimento, sofrimento, uma vida inautêntica e uma vida impotente.
Sou um psicólogo gay, que atende ao público LGBT+ e estou disponível para te ouvir melhor, compreender realmente quais são suas questões e te ajudar a olhar pra isso, para além de compreender, poder viver a sua sexualidade de forma autêntica e potente.
@psialexsouza
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia voltada para a população lgbtqiapn+ - R$ 250
Olá, bom dia! Você não precisa estar i feliz com o sexo oposto para desejar se relacionar com o mesmo sexo. Você pode apenas ser uma pessoa bissexual. Acredito que uma psicoterapia seria de ajuda para que você possa viver seus desejos de forma mais livre, inclusive fora do âmbito estritamente sexual. Um abraço!