A Quetiapina é indicada para idoso com depressão?Ja faz uso de Cebrilin, Roydorm e Frontal...

9 respostas
A Quetiapina é indicada para idoso com depressão?Ja faz uso de Cebrilin, Roydorm e Frontal...
A quetiapina, isoladamente, só é indicada como antidepressivo na depressão bipolar, mas em alguns casos pode ser usada para potencializar outros antidepressivos.

Apesar de bons profissionais usarem a quetiapina para insônia, a literatura específica desaconselha seu uso, pela pequena, porém existente possibilidade de efeitos colaterais indesejados, por ser do grupo das drogas antipsicóticas.

O Cebrilin* (paroxetina) é um excelente antidepressivo, seguro em idosos. Às vezes, não há resposta porque a dose foi insuficiente ou o tempo de uso foi insuficiente.

"Roydorm" não existe, talvez você quis dizer "Rohypnol" (flunitrazepam) ou "Dalmadorm" (flurazepam). Se for um benzodiazepínico ("tarja preta"), deve ser evitado em idosos, por risco de quedas e problemas de memória. E não têm efeito antidepressivo.

O Frontal* (alprazolam), pelo mesmo motivo anterior, deve ser evitado em idosos.

Quando se usam benzodiazepínicos, seu uso, salvo exceções, não deve ultrapassar quatro semanas.

Olá, pelo que entendi a pessoa já tem acompanhamento psiquiátrico né? Nesse caso, Seria ideal checar com ele o uso desse medicamento por conta de interações medicamentosas com os medicamentos que a paciente já usa
A quetiapina é um excelente medicamento para uso nesta faixa etária em diversas situações, como indução do sono, quanto para auxílio em alterações comportamentais ou potencialização da ação de antidepressivos. Quanto à viabilidade para o uso em casos individuais ou em associação com outros medicamentos só pode ser avaliado pelo profissional que estiver fazendo o atendimento, pois depende muito da patologia que estiver sendo tratada, uso prévio da medicação, tolerância aos efeitos adversos, comorbidades presentes, entre outros fatores.
Bem, pelo visto esta medicado corretamente. Uma coisa que faz muito bem ao idoso (quantos anos) é a psicoterapia. Psicoterapia no sentido de apoio psicológico e não necessariamente psicanálise. As pessoas com bastante idade, que muito viveram, tem tanto para falar, contar, desabafar que ficam muito bem com o apoio de um psicólogo. Faça apoio psicológico além dos medicamentos, será incrível o efeito!
Para os idosos deprimidos juntos com os antidepressivos se recomenda muito a psicoterapia porque mais que das drogas precisam ter a possibilidade de falar sobre suas dores, ser escutados e considerados. Os filhos as vezes não tem tempo e eles evitam falar pra não incomodar, se reservam de comunicar o que sentem, ficam tristes; Falar com um/a profissional a escuta pode ser sem julgamento e isto favorece uma comunicação mais eficaz, saudável, proporcionando um bem estar que proporciona uma eficacia maior as drogas.
Converse com o psiquiatra e caso note alguns efeitos indesejados passe para o mesmo tb. Os medicamentos levam tempo para agirem e nem sempre atuam da maneira desejada.
É interessante " chamar" os familiares para participarem do tratqmento tb para ajudarem em possiveis reações.
Olá! Cada cada caso é um caso. Busque o seu Psiquiatra e um Psicólogo da sua confiança. Assim, o tratamento pode ser mais efetivo. Espero ter te ajudado! Grande abraço!
É bom conversar melhor sobre essa medicação com seu psiquiatra. ele poderá ver essa questão de interação com outras medicações e te dizer o tratamento mais adequado. paralelo ao tratamento medicamentoso um trabalho terapêutico pode ser de grande ajuda.
Olá, além da parte medicamentosa, fique atento(a) ao estilo de vida como um todo. Frequentemente, devido às mudanças que a velhice provoca, idosos costumam perder partes motivadoras da vida. Se isso acontece em grande escala, depressão pode ser um dos resultados. Por isso, seja para você, ou para algum conhecido, observe o que tem deixado de fazer e que antes fazia e produzia boas experiências. Faça uma lista, veja quantas ainda é possível fazer, ainda que com esforço. Toda semana tente praticar uma dessas atividades e depois teste e/ou acrescente outras. Tente fazer exercício físico adequado ao estado físico. Esteja mais com quem você ama, ou ajude a pessoa a quem você se refere, se for o caso, a estar. Forte abraço