A síndrome de Asperger pode ser desenvolvida na fase adulta de uma pessoa com surdez?

5 respostas
A síndrome de Asperger pode ser desenvolvida na fase adulta de uma pessoa com surdez?
Não existe correlação entre as duas situações, a síndrome de Asperger acompanha a pessoa desde a infância e não tem nenhuma ligação com deficiência auditiva.
Caso a pessoa tenha deficiência auditiva e está com algum sintoma diferente do normal para ela, pode ser algo relacionado a mudanças psicológicas que ela esteja passando, que pode ser, ou não, ligada à deficiência auditiva.
Somente um profissional especializado é capaz de dar um diagnóstico mais preciso sobre o caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A síndrome de Asperger, hoje chamada de autismo leve, acompanha o indivíduo durante toda a vida, desde o nascimento. É importante investigar a mudança comportamental que possa ter ocorrido na vida do indivíduo.
Não existe uma relação direta entre as duas situações, mas é possível ocorrer diagnósticos tardios de autismo leve, em pessoas adultas. Um caso (queixa) a ser escutada. Procure ajuda especializada.
A Síndrome de Asperger se encontra, segundo DSM-5, inserida no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e não pode ser desenvolvida na fase adulta, pois segue apresentando seus sintomas desde a infância. O que pode ocorrer é um diagnóstico tardio, quando os sintomas não comprometem significativamente a vida do paciente. Porém ela não está ligada com a surdez, mas é possível que uma pessoa com surdez possua esta síndrome. Procure ajuda especializada pois é importante saber há quanto tempo a surdez foi adquirida e se é ela que está causando alterações comportamentais no paciente.
Não, o autismo Leve (Asperger), é um transtorno do desenvolvimento e acompanha a pessoa desde a mais tenra idade. Quando muito leve pode passar despercebida, ser confundida com outras e ser diagnosticada somente mais tarde. Das duas uma, ou a pessoa sempre foi um Asperger ou se trata de outro problema. Abraço

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Carla Pinheiro

Carla Pinheiro

Psicopedagogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.