A Síndrome de Irlen trás prejuízo à memória de curto prazo?

20 respostas
A Síndrome de Irlen trás prejuízo à memória de curto prazo?
Vamos entender o que é a Síndrome de Irlen, são dificuldades relacionadas a atenção, compreensão e memorização em atividades ocular durante a leitura cujo a consequência é um deficit de aprendizado, recomendo procurar um especialista ocular.
Depois um psicopedagoga para orientar -lo no aprendizado.

A síndrome de Irlen causa prejuízo no aprendizado e está relacionada com a atividade ocular durante a leitura e a luminosidade, pois qualquer grau de luz atrapalha o indivíduo, gerando tontura e náuseas na hora de ler, déficit de atenção, dificuldade em se concentrar o que afeta a memória de curto e longo prazo.
Procure ajuda de um oftalmologista que ira recomendar o uso de filtros coloridos ou de uma determinada cor para ajudar na leitura, atividades rotineiras que estão prejudicadas e na neutralização da luminosidade ao assistir tv ou usar computador e celular.
A Síndrome de Irlen deve ser diagnosticada por especialista. O primeiro passo é verificar a acuidade visual do sujeito em questão, ou seja, deve ser realizado um exame de vista protocolar para verificar se há necessidade de lentes de correção de grau, pois pode haver casos em que não há necessidade de lentes de correção de grau, porém, há a necessidade de ajustes oculares, no que diz respeito à claridade, reflexos e possíveis distorções das letras impressas no papel comum (branco). Para isso, o especialista pode solicitar ao paciente o uso de filtros selecionados para o seu caso específico, que auxiliam no processo da leitura. A visão é uma das vias de acesso para a aprendizagem, mas vale ressaltar que é possível ativar a memória por meio de outras vias, como a audição, olfato, tato, paladar...
Portanto, a Síndrome de Irlen, pode acarretar prejuízos na aprendizagem uma vez que dificulta o processo de leitura (visual) e compreensão de textos, porém, não necessariamente compromete a memória.
Bom dia.
As respostas em questão sobre a Síndrome de Irlen estão de acordo, e deve ser diagnosticada por especialista oftalmologista, e acompanhada pelo psicopedagoga decido a dificuldades de aprendizagem, esta síndrome não esta diretamente ligada a memória de curto prazo, mais na aprendizagem em si.
A Síndrome de Irlen é de caráter hereditário. Podendo ser feita a identificação por profissionais de inúmeras áreas da educação e saúde. Esta síndrome provoca impacto a leitura, aprendizagem, memória e estabilidade emocional. A aplicação pode ser feita por meio de um protocolo padronizado conhecido como Método Irlen, onde se classifica o grau de intensidade das dificuldades sensoriais. Os sintomas mais comuns são: a confusão entre os números, percepção de distorções visuais em páginas de texto, leitura de palavras de baixo para cima e inversão de letras e palavras, espaçamento irregular, dificuldades em manter-se na linha ao escrever, lentidão e baixa compreensão.
A visão faz parte de nossas percepções então, quando há um prejuízo em alguma, no caso a visão, o registro que é uma ferramenta da memória, será prejudicado.
Diria que cada caso é um caso mesmo dentro da mesma síndrome. Se o sujeito não está cem por cento em sua capacidade de aprendizagem, existe a possibilidade de acontecer um baixo rendimento da memória entre outras habilidades ou capacidades cerebrais.
A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome tem caráter familiar, com um ou ambos os pais também portadores em graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador. A restrição do foco limita a abrangência visual e reduz o número de letras apreendidas fazendo com que palavras sejam vistas parceladamente, o que requer uma segunda etapa associativa para coerência e compreensão. A restrição no alcance focal pode ainda causar dificuldades na organização do texto em segmentos significativos ou porções sintáticas, sendo esta uma característica presente em leitores deficientes. Em geral, bons leitores ampliam progressivamente o campo de visão, passando a reconhecer as palavras familiares pelo conjunto ou lexicalmente de forma a registrar as pistas visuais necessárias para uma interpretação rápida e correta do significado do texto naquele ponto.

As dificuldades na manutenção da atenção do foco, pelo fato do texto impresso apresentar-se menos nítido ou desfocado após um intervalo variável em leitura, produz estresse visual ou astenopia.

A astenopia, sempre presente em intensidade variável, se caracteriza pelo desconforto visual associado à sensação de ardência e ressecamento ocular, aumento da necessidade de piscar, olhos vermelhos e lacrimejantes, necessidade de coçar e apertar os olhos, com mudanças na posição e distância da cabeça até o papel impresso, sonolência e busca de pausas para “descanso visual”.

As dificuldades com percepção de profundidade, habilidade que possibilita a correta avaliação tridimensional, tem impacto direto em atividades como dirigir, estacionar, prática de esportes com bola, de movimento em geral, descer e subir escadas, atravessar portas, passarelas, usar escadas rolantes entre muitas outras situações cotidianas, nas quais a antecipação visual constitui fator de segurança e rapidez de ajuste ao ambiente.

Os sintomas físicos da S.I. são essencialmente oculares, ocorrendo lacrimejamento, prurido e ardência ocular, tendência à esfregar os olhos e/ou tampar/fazer sombra enquanto lê, apertar e/ou piscar os olhos excessivamente, balançar ou tombar a cabeça, sensação de cansaço após 10 a 15 minutos de leitura – que é feita preferencialmente na penumbra – além de história familiar de dificuldades com leitura e fotofobia.
São sintomas comuns: a confusão entre os números, percepção de distorções visuais em páginas de texto, leitura de palavras de baixo para cima e inversão de letras e palavras, espaçamento irregular, dificuldades em manter-se na linha ao escrever, lentidão e baixa compreensão. Entretanto inexistem outros aspectos que facilitarão na condução de um diagnostico diferencial satisfatório. Na Síndrome de Irlen, ao contrario da Dislexia, estarão ausentes as alterações na percepção auditiva, escrita invertida, pronuncia incorreta, dificuldade na aquisição da fala e escrita, escrita espelhada e déficits na compreensão de ordens verbais, cuja intervenção será supervisionada por fonoaudiólogos. Do mesmo modo, a prolixidade, impulsividade, falta de autocontrole pessoal ou em grupo, agitação e hiperatividade física são componentes dos quadros de déficits de atenção e hiperatividade e a intervenção medicamentosa, quando recomendada, será feita pelo neurologista responsável pela coordenação destes atendimentos multidisciplinares.

Sejam em comorbidade, ou isoladamente, estes distúrbios provocam uma série de manifestações semelhantes e por isto, diversos autores preconizam o rastreamento da Síndrome de Irlen em crianças com dificuldades na leitura, fotossensibilidade e manutenção da atenção aos esforços visuais prolongados, como uma forma de evitar diagnósticos equivocados de Dislexia, DTA e TDAH e ainda para minimizar a medicação em pacientes onde a agitação e desatenção são resultantes do estresse visual e dificuldade em se ajustar às condições de luminância de uma sala de aula.
As dificuldades de aprendizagem sejam de origem visioespacial, auditiva, enfim, podem causar déficits atencionais gerando dificuldades na memorização do conteúdo "aprendido". É necessário um trabalho multiprofissional para tratamento adequado do paciente minimizando os prejuízos e impactos no dia a dia do paciente.
Por ser uma alteração visuoperceptual, é causada por desequilibrio de capacidade de adaptação a luz que produz alterações no cortex visual, ocasionando dai um deficit de leitura, afetando a percepcao, memorização, atenção, enfim, interferindo em todo o processo de aprendizagem.
A síndrome de Irlen causa prejuízo no aprendizado e está relacionada com a atividade ocular durante a leitura e a luminosidade, pois qualquer grau de luz atrapalha o indivíduo, gerando tontura e náuseas na hora de ler, déficit de atenção, dificuldade em se concentrar o que afeta a memória de curto e longo prazo.
A memória de curto prazo trabalha armazenando dados somente por algumas horas, portanto, o portador de Síndrome de Irlen terá danos significativos, o sintoma interfere na compreensão da leitura, proporcionando prejuízo na memória.
Inicialmente a síndrome de Irlen não esta diretamente ligada a memória de curto prazo.
Boa tarde! As pessoas com Síndrome de Irlen consomem mais energia e esforço durante a leitura e outras atividades visuais porque captam a informação visual de modo diferente das demais. Isto pode causar fadiga, cansaço e desconforto. Não é considerada uma incapacidade de aprendizagem e sim um desajuste do processo visual que interfere na parte acadêmica. Com certeza a memória de curto prazo fica prejudicada, devido ao excesso de esforço para se concentrar.
Essa síndrome afeta sim a memória de curto e longo prazo, causa prejuízo no aprendizado e está relacionada com a atividade ocular durante a leitura e a luminosidade, pois qualquer grau de luz atrapalha o indivíduo, gerando tontura e náuseas na hora de ler, déficit de atenção, dificuldade em se concentrar o que afeta a memória de curto e longo prazo.
Sim. Pois essa sindrome interfere radicalmente na disposição da criança a leitura e escrita. A visão da criança e prejudica por não se adotar a claridade ao seu redor, ou seja, qualquer ambiente em que a criança esteja com claridade vai interferir diretamente na aprendizagem dessa criança em atividades que precise foco ocular.
Para um maior desenvolvimento o primeiro passo e fazer uma avaliação com um oftalmo (oculista) e depois de feiras as correçoes visuais procurar um psicopedagogo para verificar as dificuldades e receber os estímulos corretos sempre junto com a disposição da família.
Espero ter ajudado. A sua disposição.
Com a ajuda de bons profissionais, você poderá ter o acompanhamento certo no qual se encaixará de como trabalhar para que amenize as dificuldades se encontradas.
Sim, a Sindrome de Irlen prejudica a memória de curto prazo. Como os colegas já disseram, ela causa problemas que afetam a MCP
A memória de curto prazo está relacionada com o cortex pre frontal que é o mesmo que gerencia a atenção. Pacientes portadores e Sindrome de Irlen tem maior dificuldade em em organizar estas funções do cortex pre frontal devido sobrecarga sensorial que sofrem devido a disfunção no processamento visual. Sugiro para melhorar isso que diminua o uso de telas ( celulares, tabletes, etc), melhore a qualidade do sono e use as intervenções para a SI, laminas e filtros!
Sim! Como todas as outras patologias sem tratamento, é preciso um trabalho multidisciplinar. Não dá para ter sucesso sem interação entre os profissionais. Desejo sucesso! Abraço virtual!