A tricotilomania pode estar ligada à depressão?

7 respostas
A tricotilomania pode estar ligada à depressão?
A tricotilomania é um conjunto de sintomas e de comportamentos compulsivos que servem como expressão e alívio da ansiedade. No plano de fundo do arrancar compulsivo de cabelos podem haver sentimentos depressivos, porém ela está geralmente mais associada com o Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Num primeiro momento você apresenta esse comportamento, ou seja, dificuldade no controle dos seus impulsos (tricotilomania). Pode estar associado a outras comorbidades como: transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno depressivo etc.
Sugiro buscar atendimento profissional - Psiquiatria e Psicologia.
Att,
Completando a resposta da colega acima, sugiro que você passe por um dermatologista para investigar a causa da tricotilomania, pois pode ser desde uma crise excessiva de estresse até um TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Caso seja identificado que você está passando por uma crise de ansiedade, estresse ou depressão, naturalmente o médico irá sugerir terapia. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!
Na menor parte dos casos ( geralmente nos quadros leves, quando hábito é automático, sem emoções envolvidas), a tricotilomania é o diagnóstico psiquiátrico único. Na maior parte dos casos, está associado à outros transtornos psiquiátricos, como os transtornos ansiosos. Pode haver sim comorbidade com depressão, assim como com outro transtornos.
Poder pode, já que grande parte das enfermidades psiquiátricas contam com comorbidades (mais de um quadro sintomatológico associados)

Sugiro que procure um especialista que possa identificar de fato o que está ocorrendo com você e, assim, realizar as conduções devidas do caso.
A tricotilomania está geralmente ligada a um alto nível de ansiedade. Como a maior parte dos comportamentos compulsivos e repetitivos, tem por efeito imediato trazer certo alívio à tensão causada pela ansiedade. É seguido, porém, por sentimentos de frustração, culpa e vergonha, que acabam por realimentar a exacerbar a ansiedade, num ciclo crescente. É importante buscar ajuda profissional, de um psiquiatra e de um psicólogo. O tratamento medicamentoso, combinado com a psicoterapia, pode ser de grande ajuda nesse caso.
Bom dia, geralmente a tricotilomania inicia mais com estados ansiosos que se não tratados sobretudo na infância/pre-adolescência podem degenerar numa forma de autolesão que se manifesta juntos com o estado depressivo na fase mais adulta. É importante consultar um psiquiatra para realizar um diagnostico adequado ao teu caso e em seguida procurar ajuda de um psicologo/a para entender melhor as causas e te acompanhar no processo de cura. No caso da tricotilomania no estado depressivo é de suma importância se deixar ajudar de um profissional sozinha/o é mais difícil sair desse transtorno.

Especialistas

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Nunes Pedras

Renata Nunes Pedras

Psicólogo

São Paulo

Edijailson Oliveira da Silva

Edijailson Oliveira da Silva

Psicólogo

Recife

Victória Novais

Victória Novais

Psicólogo

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Tricotilomania
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.