Minha filha tem tricotilomania, ela só tem 4 aninhos e já puxa o cabelo desde 2anos, não sei mas ao

23 respostas
Minha filha tem tricotilomania, ela só tem 4 aninhos e já puxa o cabelo desde 2anos, não sei mas ao que recorrer, ja faz acompanhamento com psicólogo.seria a hora de avalir tratamento com
Medicamento? Quando está dormindo bem relaxada é o momento em que mais puxa os cabelos.
Tricotilomania geralmente está ligada á um quadro de ansiedade. no caso da sua filha pelo fato de estar dormindo e bem relaxada pode ser que ela elegeu o cabelo como um objeto de transição. procure deixa-la dormir com um paninho(Cheirinho) nas mãos.

Seria importante também uma consulta com com o pediatra. Problemas de saúde podem ser gatilhos para a tricotilomania em crianças. Uma pesquisa recente apontou que, além de doenças, problemas familiares podem originar a tricotilomania em crianças. Em muitos casos, não se consegue ter uma causa evidente, e é necessário pensar em ideias que inibam esse comportamento na criança, tais como o uso de luvas de bonequinhos/desenhos - para que a criança goste - nos momentos em que o comportamento mais ocorra.
A avaliação com o pediatra é importante, concordo com o colega; veja com a psicóloga da criança como está a evolução da terapia. Tenha um outro momento com a psicóloga para que possam ver se há fatores estressantes na rotina da criança, ou ambientais...nesse momento é importante a observação clinica e os recursos que a colega pode utilizar em atender sua filha. É fundamental ouvir os pais principalmente com crianças tão pequenas, marque sessões para que a colega possa se aprofundar mais no contexto da criança, tenha sempre essa troca.
Olá! Também concordo que a avaliação do pediatra é muito importante. Podemos observar que este comportamento é uma forma de a criança estar lidando com a sua energia agressiva, no caso, voltando-a para ela mesma. Concordo com os colegas acima, que é importante ter momentos somente dos pais com a psicóloga responsável, para uma melhor compreensão do que pode estar afetando a criança, como está sendo a relação e a comunicação entre eles e a criança.

A brincadeira espontânea e corporal é muito importante, principalmente na primeira infância, para a formação da criança e da relação que ela estabelece com seu corpo. Algumas brincadeiras que podem contribuir para a circulação dessa energia agressiva é a guerrinha de travesseiros, queda de braço, cabo de guerra, sumô, joão bobo... Ressaltando que o adulto precisa ter consciência de sua força e de sua intenção de que estas brincadeiras não podem de forma alguma machucar de verdade, nem a criança e nem a ele. O importante é que seja um momento prazeroso, de afeto e que contribui para o atendimento de suas necessidades não estruturadas ainda.

Espero ter contribuído em algo. Abraços.
Boa tarde!!! A sua filha é muito nova para iniciar com medicamentação. Acredito que o atendimento de Constelação Familiar Sistêmica para este sintoma poderá ajudar muito a melhora deste sintoma. Desde já me coloco à disposição.
Procure um psicólogo especialista em crianças e, principalmente tricotilomania. A indicação é para um psicólogo comportamental
Olá,
Um sintoma como tricotilomania precisa de paciência para ceder. Importante levar em consideração aspectos que um@ pediatra levante, bem como observar o tempo de atendimento psicológico e as trocas com este profissional com os pais.
Quais fatores podem afetar sua filha durante o dia que possa gerar algo assim? todo o contexto precisa ser observado, pois geralmente esta automutilação pode relacionar-se com fatores que a estressam. Tudo para verificar como contribuir para que uma medicação seja evitada tão prematuramente.
Bom dia! A tricotilomania se enquadra dentro dos transtornos de hábitos e impulsos, ligada a ansiedade.
Primeiramente, sempre busque um pediatra para descartar qualquer origem orgânica. Problemas dermatológicos como: muita coceira, machucado, irritação no couro cabeludo ...

Tricotilomania é uma doença psiquiátrica que causa sofrimento clinicamente significativo e não é nada saudável para a saúde capilar da criança.

Busque um profissional para trabalhar questões como ansiedade, TOC, a origem de querer arrancar os cabelos deve ser investigada e trabalhada.
Bom dia! Além da busca pelo pediatra, como sugeriram os colegas acima, recomendo buscar um psiquiatra infantil. Tal comportamento é característico de quadros de ansiedade. O psiquiatra infantil poderá analisar a evolução do processo psicoterapêutico e indicar a necessidade ou não de medicamento. É necessário também pensar no tempo em que a criança está em terapia, visto que é um processo de médio a longo prazo. Desejos melhoras!
Olá
Procure sim um acompanhamento com o pediatra e com o psiquiatra infantil.

Abraços
Recomendo psicólogo comportamental e avaliação pediátrica.
Concordo com a colega que sugeriu que você marque para conversar com o profissional que acompanha sua filha, e com ele vocês tentem aprofundar a compreensão do contexto de sua filha. Peça ajuda para ele para que juntos você consiga entender o que deixa sua filha mais ansiosa e como você pode ajudá-la. Buscar um Pediatra é importante para excluir possibilidades fisiológicas. Mas o melhor entendimento virá do profissional que já está acompanhando sua filha, as causas e gatilhos só podem ser verificadas caso a caso dentro do contexto da terapia.
Olá. Crianças tão pequenas geralmente apresentam sintomas quando as coisas não vão bem na família. Sugiro que procurem um terapeuta familiar, e não individual pra ela. Abraço
Olá, como vc está ? Tudo bem com vc ? Espero que sim . Essa questão que você trás pode ser causada por diversos fatores, procure um psicólogo, ele irá te ajudar muito. Abs
olá.
Como mencionado, ela já recebe atendimento psicológico e, entendo que este profissional que já assiste deve ser o responsável - diante de seu conhecimento e avaliação do caso - encaminhá-la ou não ao psiquiatra.

Espero ter ajudado.
Grato.
Sucesso.
Olá, sugiro conversar com a psicóloga dela sobre isto. Por conhecer o caso é a pessoa mais indicada para avaliar a necessidade de indicação psiquiátrica. Mas lembre estamos em uma fase onde as crianças estão reclusas por conta da quarentena o que pode aumentar quadris de stress e ansiedade. Pense em atividades físicas e mindifuness infantil
Olá!
É importante você procurar uma psicóloga especialista em tricotilomania para fazer uma avaliação
Você já procurou um psicologo especialista em análise do comportamento? Pode ajudar bastante.
Olá. Talvez uma opção seja trocar o psicólogo ou relatar esses episódios ao profissional que está fazendo o acompanhamento. Se possível, procure alguém da Terapia cognitivo comportamental. Em paralelo, marque uma consulta com o pediatra de sua filha. O pediatra vendo a necessidade encaminhará a outro especialista. Atenciosamente
É importante que a família avalie junto a um profissional, como o sistema está desde a chegada da filha, se estavam estão passando por alguma crise conjugal ou doença na família, comum surgir em períodos de tensão familiar (pais em períodos de separação, processos de divórcio, discussões constantes…) ou quando estão relaxadas (na cama), entediadas ou cansadas. Por essa razão, e entre outras coisas, é tão importante estimular as crianças para evitar que elas desenvolvam automatismos prejudiciais à sua saúde física e psicológica. Que minha contribuição possa ajudar.
Abraço.

A criança já foi avaliada pelo Pediatra? Você já conversou com o pediatra dela? A tricotilomania pode ser uma doença isolada, ou seja, a manifestação dela própria, ou sintomas associado a outros transtornos, como por exemplo Toque, Transtorno de Descontrole de Impulso, entre outros. O pediatra é a melhor pessoa para avaliar se ela precisa de medicamento. Quanto mais cedo ela for tratada mais chances de melhora. Inclusive o uso de medicamento quando necessário pode ajudar no trabalho psicoterápico! Então se não houve melhora, procure um pediatra.
Olá, concordo com os colegas que você deva buscar uma avaliação com o pediatra, para possível uso de medicação e continuar com a psicoterapia e talvez a terapia familiar possa ajudá-la também. Abçs!
Olá! De fato, como já mencionado, a avaliação do pediatra é importante nesse processo para a possível administração da medicação e manter a psicoterapia.