Cortar o cabelo resolve o problema? Minha filha puxa tudo , está quase careca

3 respostas
Cortar o cabelo resolve o problema? Minha filha puxa tudo , está quase careca
Cortar os cabelos, não resolve, pois quando voltam a crescer, provavelmente o problema volta. Também não existem medicações aprovadas para este tratamento, apesar de que em alguns casos alguns remédios talvez funcionem. Deve fazer um tratamento psicoterápico comportamental ou cognitivo-comportamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não melhora. Ela está passando por um problema chamado de Tricotilomania. Recomendo a levá-la em um psiquiatra infantil (se está tiver menos de 18 anos) ou psiquiatra pra adutobse for maior.
Olá, a Tricotilomania é um distúrbio relacionado aos Transtornos dos Impulsos e necessita tratamento específico. A pessoa faz essa retirada dos pêlos do corpo e do couro cabeludo muitas vezes como uma resposta a angústia/sintomas ansiosos com os quais ela não consegue lidar. É muito comum em crianças e adolescentes, os quais ainda estão aprendendo estratégias cognitivas elaboradas para lidar com estes impulsos.
Importante saber que cortar o cabelo não resolve e pode piorar a situação porque sua filha vai ficar arrancando os fios a medida que forem nascendo ou vai buscar outro tipo de comportamento impulsivo substituto. O tratamento envolve psicoterapia e psicofarmacologia, existindo vários medicamentos eficazes para a doença. O mais importante é que seja feita uma uma investigação diagnóstica e iniciar de forma célere o tratamento para atenuar os prejuízos dessa doença, que tende a piorar senão tratada adequadamente.
Sugiro que seja realizada uma consulta com psiquiatra infantil para que ele possa trazer esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Especialistas

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Nunes Pedras

Renata Nunes Pedras

Psicólogo

São Paulo

Carlos Eduardo Borbolla

Carlos Eduardo Borbolla

Psicólogo

São Paulo

Victória Novais

Victória Novais

Psicólogo

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Tricotilomania
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.