A "visão de túnel" é comum em pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?

3 respostas
A "visão de túnel" é comum em pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
Olá, como vai? Sim, a visão de túnel pode aparecer no TOC, especialmente nos momentos de ansiedade elevada, quando a pessoa fica fixada em um único pensamento ou medo. Ela passa a interpretar tudo ao redor sob essa lente estreita, perdendo a capacidade de avaliar outras perspectivas. Na psicanálise, isso pode ser visto como um modo de defesa diante de uma angústia que parece maior do que o sujeito pode suportar naquele momento. Reconhecer que esse estado não define quem você é já traz algum alívio. Quando se tornar frequente e limitante, o CAPS pode oferecer acolhimento adequado. Espero ter ajudado, fico à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a visão em túnel mental pode ser comum em pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), pois se refere a uma distorção cognitiva onde o indivíduo foca excessivamente em pensamentos negativos ou obsessões, ignorando outras evidências.
Olá, sim esse tipo de erro de pensamento “visão de túnel” pode acontecer em pessoas com TOC, mas também pode aparecer em outros quadros como ansiedade generalizada, ataques de pânico ou estresse intenso.
No TOC, a “visão de túnel” pode acontecer quando a obsessão toma toda a sua atenção. E com a atenção toda direcionada para algo, ou algum pensamento ou possibilidade de risco fica difícil a pessoa perceber todo o resto. O foco fica só no risco, sem considerar outras alternativas e como se o cérebro entrasse no modo de ameaça.
Na terapia podemos trabalhar com estratégias para te ajudar a reconhecer os sinais que estão te levando para “visão de túnel” e aprender respostas alternativas para lidar com esse tipo de erro de pensamento

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Rene Jesus Acosta

Rene Jesus Acosta

Generalista

Petrolina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.