: A "visão em túnel" é o mesmo que "pensamento dicotômico" no Transtorno de Personalidade Borderline
3
respostas
: A "visão em túnel" é o mesmo que "pensamento dicotômico" no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Olá, como vai? Embora estejam relacionados, “visão em túnel” e pensamento dicotômico não são exatamente a mesma coisa. O pensamento dicotômico refere-se à tendência de ver tudo em extremos, como “tudo ou nada”, “bom ou mau”. Já a visão em túnel descreve uma dificuldade em considerar outras possibilidades além daquela que está sendo sentida intensamente no momento. No TPB, a emoção pode estreitar o campo de visão, dando a sensação de que só existe uma verdade naquele instante. Ambos podem se complementar e intensificar o sofrimento, mas são fenômenos distintos. Com cuidado terapêutico, a pessoa pode ampliar essa visão e construir um olhar mais flexível. Espero ter ajudado, fico à disposição.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não exatamente, embora estejam relacionados. No Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), o pensamento dicotômico refere-se à tendência de perceber pessoas, situações ou experiências de forma polarizada, como totalmente boas ou totalmente ruins, sem nuances intermediárias. Já a “visão em túnel” descreve um foco intenso e restrito em um estímulo, emoção ou problema específico, que pode levar a uma percepção estreita da realidade e dificultar a consideração de alternativas ou consequências. Embora ambos possam coexistir e contribuir para impulsividade e instabilidade emocional no TPB, o pensamento dicotômico é mais sobre a forma como se interpreta a realidade, enquanto a visão em túnel descreve o modo como a atenção e o foco ficam concentrados, intensificando respostas emocionais imediatas.
Não exatamente. A visão em túnel é um estado de estreitamento da atenção que costuma ocorrer em situações de estresse intenso. Já o pensamento dicotômico é um padrão cognitivo de interpretar a realidade em termos de tudo ou nada. No TPB, eles podem coexistir e se potencializar, mas não são a mesma coisa.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o ciclo de ciúmes geralmente se desenrola em um relacionamento com alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- O que fazer se eu sou a pessoa favorita de alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como posso proteger minha própria saúde mental em uma amizade com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Qual a relação entre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e o ciúme?
- Por que alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) sente tanto ciúmes em amizades?
- O ciúme no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) pode ter consequências graves?
- É possível que a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) "descarte" a amiga favorita ?
- Qual é o Impacto dos maus-tratos e traumas na infância na empatia cognitiva no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como é a vida social de uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Por que a visão de túnel acontece em pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.