Acabei de fazer 34 anos, e sempre tive uma excelente memória, mas desde quando descobri a epilepsia,

4 respostas
Acabei de fazer 34 anos, e sempre tive uma excelente memória, mas desde quando descobri a epilepsia, e estou fazendo uso do Trileptal 600mg, ela não funciona mais. Esqueço muito fácil de locais que visitei, endereços, nome das pessoas e até mesmo delas. É a doença que está fazendo isso?
A epilepsia pode ser causada por várias etiologias além de poder ser inciada em uma região especifica do cérebro ou ser generalizada. Todas essas variáveis bem como a frequência de crises podem ter influencia na memória. Vale ressaltar que alguns medicamentos podem comprometer a atenção que também tem impacto na memoria.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A medicação para controle de crises epilépticas, de forma geral, causa impacto no nível atencional e na velocidade de processamento mental e/ou motora (ou seja, na maioria dos pacientes, notamos um enlentecimento para pensar e/ou fazer as coisas e dificuldade de manter o foco atencional durante mais tempo). Como a atenção é o mecanismo de base da memória (ou seja, sempre ter um vom nível atencional, fica difícil memorizar), muitos pacientes apresentam queixas de memória.
Além disso, como citado por outros profissionais, a depender do tipo de crise e região, pode envolver dificuldades na memória (especialmente epilepsia do lobo temporal mesial). Caso você tenha interesse e possibilidade, sugiro realizar uma avaliação neuropsicológica para verificar quais as alterações cognitivas estão acontecendo e como você poderá lidar com essas dificuldades.
Especialmente a epilepsia que involve os lobos temporais costuma comprometer a memoria para os eventos novos, mas por exemplo o topiramato é uma medicação que pode atrapalhar a memória, a nomeação de objetos e a fluência verbal
Depende da frequência da ocorrência dos eventos epilépticos. Se controlados com a medicação, deve-se procurar outra causa.

Especialistas

Rosana Cardoso Alves

Rosana Cardoso Alves

Neurologista

São Paulo

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Luan Lucena

Luan Lucena

Neurocirurgião

Chapecó

Letícia Nogueira

Letícia Nogueira

Neurologista

Florianópolis

Fernanda Schuh Martins

Fernanda Schuh Martins

Neurologista, Neurofisiologista

Porto Alegre

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 467 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.