Acabei de fazer 34 anos, e sempre tive uma excelente memória, mas desde quando descobri a epilepsia,
4
respostas
Acabei de fazer 34 anos, e sempre tive uma excelente memória, mas desde quando descobri a epilepsia, e estou fazendo uso do Trileptal 600mg, ela não funciona mais. Esqueço muito fácil de locais que visitei, endereços, nome das pessoas e até mesmo delas. É a doença que está fazendo isso?
A epilepsia pode ser causada por várias etiologias além de poder ser inciada em uma região especifica do cérebro ou ser generalizada. Todas essas variáveis bem como a frequência de crises podem ter influencia na memória. Vale ressaltar que alguns medicamentos podem comprometer a atenção que também tem impacto na memoria.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A medicação para controle de crises epilépticas, de forma geral, causa impacto no nível atencional e na velocidade de processamento mental e/ou motora (ou seja, na maioria dos pacientes, notamos um enlentecimento para pensar e/ou fazer as coisas e dificuldade de manter o foco atencional durante mais tempo). Como a atenção é o mecanismo de base da memória (ou seja, sempre ter um vom nível atencional, fica difícil memorizar), muitos pacientes apresentam queixas de memória.
Além disso, como citado por outros profissionais, a depender do tipo de crise e região, pode envolver dificuldades na memória (especialmente epilepsia do lobo temporal mesial). Caso você tenha interesse e possibilidade, sugiro realizar uma avaliação neuropsicológica para verificar quais as alterações cognitivas estão acontecendo e como você poderá lidar com essas dificuldades.
Além disso, como citado por outros profissionais, a depender do tipo de crise e região, pode envolver dificuldades na memória (especialmente epilepsia do lobo temporal mesial). Caso você tenha interesse e possibilidade, sugiro realizar uma avaliação neuropsicológica para verificar quais as alterações cognitivas estão acontecendo e como você poderá lidar com essas dificuldades.
Especialmente a epilepsia que involve os lobos temporais costuma comprometer a memoria para os eventos novos, mas por exemplo o topiramato é uma medicação que pode atrapalhar a memória, a nomeação de objetos e a fluência verbal
Depende da frequência da ocorrência dos eventos epilépticos. Se controlados com a medicação, deve-se procurar outra causa.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite minha filha vomitou assim que tomou o remédio o que devo fazer posso repetir a dose
- A medicação ANSITEC interfere em eletroencefalograma?
- Minha filha tem 14 anos e tá com dor de cabeça e dormência no braço esquerdo e perna e fez a ressonância e o ecocardiograma transtoracica e o ecocardiograma, exames de sangue e o Eletroencefalograma mais não deu nada e o neuro receitou remédio para epilepsia e tou muito assustada pq segundo ele não deu…
- Meu pai quer comer o tempo todo e disse q se não comer da crise de epilepsia é vdd ?
- Tomo três tipos de anticonvulsivos Oxcarbazepina, lamotrigina, clobazam Fiquei um dia sem tomar clobazam por falta da medicação na farmácia O que pode acontecer?
- Preciso de ajuda, tenho os sintomas da epilepsia reversa, mas sou adulta, acontece em adultos também? Tem tratamento? Posso ir em um psiquiatra? ou devo ir em um neurologista? Obrigada!
- Minha filha tem 3 anos, e foi diagnosticada com Epilepsia autolimitada da infância (Síndrome de Panayiotopoulos). Ela teve ao todo 6 convulsões. Foram 4 convulsões antes do medicamento, e 2 após o uso do medicamento. Ela está tomando Keppra, 4ml de 12/12. Porém, está bastante irritada, sem paciência,…
- Oi, meu filho toma trileptal 300mg sem ter convulsões a muitos anos mas foi indicado pois ele toma concerta 54mg, agora está fazendo o desmame do concerta por um tempo, para aumento de peso, tem problema dele continuar o uso do trileptal mesmo assim? Obrigada
- meu filho teve uma convulsao em dezembro de 2024 ele tem 9 anos e depois disso ele comecou a ter medo de tudo e fazer as necessidades como xixi e coco nas calcas, é normal?
- Olá! Faz 10 anos que fui diagnosticada com epilepsia aos 22 anos, e estou a 7 anos sem ter crise, fiz o EEG em sono e vigília recentemente e deu normal o resultado, eu gostaria de saber se é possível eu ficar curada da epilepsia?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Epilepsia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.